Biografia de Charles Darwin

Charles Darwin

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Em 1825, com 16 anos, concluiu o curso secundário e foi levado para a Universidade de Edinburgh, para estudar Medicina. Em 1828, deixou a universidade e seguiu para Cambridge, onde ingressou no Christ’s College, trocando a medicina pela carreira eclesiástica, apesar de não manifestar nenhuma tendência para ser clérigo da Igreja da Inglaterra.

Em Cambridge fez amizade com o botânico John Stevens Henslow, que o aconselhou a aperfeiçoar seus conhecimentos práticos de geologia. Com a ajuda de Henslow, acompanhou o geólogo Adam Sedgwick na expedição geológica ao norte do País de Gales e conseguiu participar, na qualidade de naturalista, da viagem de volta ao mundo no navio Beagle, promovida pelo Almirantado Britânico, com a finalidade de completar alguns dados cartográficos.

Iniciada em 27 de dezembro de 1813, a expedição visitou e explorou diversos lugares, entre eles, o arquipélago de Cabo Verde, o Brasil, a Patagônia, as ilhas Malvinas e a Terra do Fogo. Passou pela Austrália, Nova Zelândia, Percorreu toda a costa ocidental da América do Sul, bem como as ilhas Keeling, Maurício e Santa Helena. No dia 5 de outubro de 1836, depois de quatro anos e nove meses a expedição chega a Falmouth.

O vasto material recolhido por Darwin e a vasta documentação que anotou em seu diário contribuíram decisivamente para o estudo sobre a evolução dos seres vivos. Para ele, a própria natureza se encarregava de proceder a seleção natural das espécies. Durante mais de vinte anos se dedicou às pesquisas. Sua teoria foi publicada no dia 24 de novembro de 1859 na obra: “A Origem das Espécies". A obra despertou interesse e acirradas discussões nos meios científicos. Charles Darwin faleceu em Down, Kent, Inglaterra, no dia 19 de abril de 1882.

Acervo: 44 frases e pensamentos de Charles Darwin.

Frases e Pensamentos de Charles Darwin

O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida.

Charles Darwin
689 compartilhamentos

A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.

Charles Darwin
1.2 mil compartilhamentos

Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.

Charles Darwin
458 compartilhamentos

A atenção é a mais importante de todas as faculdades para o desenvolvimento da inteligência humana.

Charles Darwin
432 compartilhamentos

Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico.

Charles Darwin
255 compartilhamentos