Biografia de Carlos Fuentes

Carlos Fuentes

Carlos Fuentes nasceu na cidade do Panamá, Panamá, no dia 11 de novembro de 1928, na época em que seu pai servia como diplomata mexicano no país. Passou sua infância em diversos países, entre eles, Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Suíça e Estados Unidos. Com 16 anos foi para o México, onde iniciou seu trabalho como jornalista.

Formou-se em Direito na Universidade Nacional Autônoma do México e em Economia no Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra, na Suíça. Com 26 anos escreveu seu primeiro livro intitulado “Los Dias Enmascarados” (1954), uma coleção de contos breves, que teve boa aceitação da crítica. Em 1958 escreveu a novela “A Região Mais Transparente”.

Sempre esteve comprometido com os aspectos políticos e sociais do México. Seguia por uma concepção de esquerda democrática. Foi por muito tempo um crítico dos desmandos do Partido Revolucionário Institucional do México. Nos anos 60, viveu em Paris, Veneza e Londres. Entre os anos de 1972 e 1976 foi embaixador do México na França. Lecionou em Harvard, Cambridge, Princeton e outras universidades de renome internacional.

Sua obra ficcional composta de 22 romances e nove coletâneas de contos constitui um vasto panorama da história mexicana. Entre outras obras destacam-se: “A Morte de Artemio Cruz” (1962), “Aura” (1962), “Zona Sagrada” (1967), “Gringo Velho” (1985) e o “Espelho Enterrado” (1992). Faleceu na cidade do México, México, no dia 15 de maio de 2012.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Carlos Fuentes.

Frases e Pensamentos de Carlos Fuentes

Não desconfie. O medo, a dúvida e a suspeita convidam à traição. Cuidado com quem te aconselha a tomar cuidado.

Carlos Fuentes
230 compartilhamentos

Toda descoberta é um desejo, e todo desejo, uma necessidade. Nós inventamos o que descobrimos; descobrimos o que imaginamos. Nossa recompensa é o encantamento.

Carlos Fuentes

Certamente, existem atos que só acontecem porque os tememos. Se o nosso medo não os convidassem, não viriam.

Carlos Fuentes

Não tomar decisões é pior do que cometer erros.

Carlos Fuentes

Todas as coisas são naturalmente feitas para mudar, alterar, morrer, a fim de permitir que outras sucedam.

Carlos Fuentes