Carlos Bernardo González Pecotche

26 - 50 do total de 50 pensamentos de Carlos Bernardo González Pecotche

Quem quiser chegar a ser o que não é deverá principiar por não ser o que é.
Não é possível chegar ao conhecimento da verdade senão por meio da razão, que é a que estabelece o ponto diferencial entre a verdade e a não verdade, ou seja o erro.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Não há milagre por maior que seja que possa comparar-se com o despertar da mente superior em conhecimentos da mais alta transcedência intelectual, moral e espiritual.

Enquanto os interesses materiais ocupem o primeiro posto nas mentes humanas, sempre haverá discussões, disputas, desacordos e guerras.

Carlos Bernardo González Pecotche
2 compartilhamentos

O esforço é uma manifestação da vontade e é, ao mesmo tempo, um recurso da mente; é pois o esforço uma força em ação.

A defesa é o mais legítimo direito dos homens.

A justiça de Deus é inexorável e exige, por meio de suas leis, o cumprimento do divino plano de evolução que todos os seres e as coisas devem seguir.

Carlos Bernardo González Pecotche
2 compartilhamentos

A justiça de Deus é inexorável e exige por meio de suas leis o cumprimento do divino plano de evolução que todos os seres e as coisas devem seguir.

A Logosofia abarca todos os conhecimentos humanos e transcende para conhecimentos maiores

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Não julgue nunca sem conhecer as causas, porque aquele que se atrevesse a julgar pelas aparências, pelo externo, pelo incompreendido, periga ser julgado pelas causas mesmas que fixarão o juízo.

Assim como o valente desvia a direção da bala, o temeroso a atrai para si.

Duas coisas opostas jamais podem permanecer unidas; a presença de uma é a ausência da outra.

Carlos Bernardo González Pecotche
280 compartilhamentos

Qualquer desequilíbrio que o homem provoque em si mesmo, tanto em seu complexo psicológico, físico ou mental,contraria de fato o Grande Pensamento, que pode trazer-lhe como consequência sérias alterações no ritmo normal de sua vida.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

O ser que nada observasse, e que nem ainda o que simplesmente visse, fosse para ele objeto da menor preocupação mental, terminaria por anular sua mente, o que equivaleria a enclausurar as portas de sua inteligência a qualquer aspiração própria de seu gênero.

O ser para lograr de seus organismos físico e psicolólico um funcionamento perfeito e obter um máximo de rendimento, necessita aumentar dia a dia sua atividade mental e física em forma progressiva e inteligente, a fim de não pertubar o normal desenvolvimento das possibilidades internas, em especial as psicológicas e mentais.

Tudo que permaneça alheio ao homem é como se não existisse para ele, mas nem por isso deixa de existir para os demais.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

As Leis Universais sustentam os pilares da Criação e animam a vida de tudo quanto existe. Tais leis estabelecem uma nova relação de causas e efeitos, que permite compreender, sem dificuldades, o amplo panorama da existência humana, ao mesmo tempo que orientam e prescrevem normas de conduta para percorrer as sucessivas etapas do aperfeiçoamento.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

HERANÇA DE SI MESMO

Cada indivíduo haverá de encontrar, dentro de si, o caudal hereditário que foi formando através de suas próprias gerações. Haverá de descobri-lo, por exemplo, ao sentir uma acentuada vocação por determinada ciência, arte ou profissão. A facilidade que encontre ao encarar estudos e as ideias que auxiliam sua compreensão, enquanto se encaminha para o pleno domínio do conhecimento a que aspira, serão demonstrações claras de que nisso opera a herança de si mesmo.

Cada um é o que é, conforme o quis e - salvo nos casos em que aparecem males irreparáveis - será aquilo que se proponha ser, mas pela única via possível: o conhecimento.

Os bens do conhecimento não podem ser herdados pela ignorância. Daí que seja necessário ativar o campo das próprias possibilidades, para que a herança se manifeste onde se lhe ofereça a oportunidade de fazê-lo.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

CONCEITOS

Diante do caos espiritual que assola grande parte do mundo, produto da efervescência de ideais extremistas que ameaçam a independência mental do indivíduo e sua liberdade, que é seu direito imanente, faz-se necessário buscar soluções reais e permanentes, começando pela substituição de certos conceitos totalmente inadequados para a vida.

A Logosofia guia o entendimento humano, levendo-o a encontrar soluções dentro de si mesmo para, depois, contribuir com seus semelhantes, igualmente munidos de tão inestimáveis elementos de juízo, no grande esforço para resolver os complexos e tortuosos problemas que afligem a humanidade.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

ESPÍRITO

O espírito - força anímica que alenta o ser - é uma parte inseparável dele, cuja existência real é inegável e perfila os caracteres da própria vida. A vida humana, em seu conteúdo espiritual, é tudo aquilo que, transcendendo o comum da vida física, interessa vivamente a inteligência humana.

A Logosofia demonstra que o espírito do ser se manifesta à sua razão por dois meios e expressões diferentes, os quais se comunicam entre si e se identificam como propriedade individual. Esses meios a que nos referimos são sua mente e sua sensibilidade.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

O bem que fizermos ao semelhante deve ser espontâneo, nunca obrigado, sem sequer pelas circunstâncias. Isto quer dizer que nossa bondade terá que estar subordinada unicamente ao nosso lire-arbítrio e ao nosso sentir.

Sejam permanentemente ativos, como tudo o que Deus criou; como a própria Natureza que está em constante atividade.

A vida não deve ser colocada dentro dos problemas, mas os problemas dentro da vida.

A natureza é sábia e contém o nectar da Sabedoria.É a primeira mestra do ser humano.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

O inefável prazer de viver não se experimenta, enquanto não começamos a olhar nossa vida como o principal dos trabalhos que devemos empreender.

Às vezes pode mais a força de um sentimento que a de mil pensamentos juntos.

Há duas coisas que são, sem dúvida alguma, inseparáveis, porquanto constituem uma mesma e absoluta verdade: a Criação e seu Criador.

A fidelidade é uma força indissolúvel, quando seu objeto - seja um ser, uma ideia, um pensamento - constitui algo que se acha consubstanciado conosco.

A fortuna pode enriquecer o homem materialmente, mas, se ele não enriquece também sua inteligência, a vida continuará misérrima.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Há emoções que, traduzidas em palavras, perdem grande parte de seu encanto.

O homem foi criado com uma individualidade própria e dotado de todos os atributos indispensáveis para evoluir por si mesmo em direção a um fim superior.

Para o homem em pleno exercício de sua liberdade de consciência, não há dogma algum atrás do qual a verdade possa se manter oculta.

Não há prazer mais sentido nem mais bem ganho, que o proveniente do bem que fazemos a nosso semelhante.

O segredo consiste em preparar os dias futuros com antecipação, semeando hoje o que queremos colher amanhã.

Carlos Bernardo González Pecotche
2 compartilhamentos

A moral se edifica com o bom semplo, não com palavras.

É sabendo - e não crendo - que o homem sonsegue ser verdadeiramente consciente.

Nunca, como nos tempos atuais, foi tão necessário, útil e instrutivo o conhecimento das defesas mentais.

As susências, quando são promessas de novos encontros, servem para fortalecer os laços do mútuo afeto.

O inefável prazer de viver não se experimenta, enquanto não começamos a encarar nossa vida como o principal dos trabalhos que devemos empreender.

A alegria é vida, mas não a alegria externa, senão a que nasce do interno, ou seja, a alegria que surge da consciência.

O homem reflexivo rara vez se deixa levar por seus pensamentos, e até nos momentos mais críticos costuma amparar-se na serenidade.

A vida é atividade constante: a própria Natureza nos demonstra isso.

Todo ensinamento moral não avalizado pelo exemplo de quem o dita, atua em sentido contrário na alma de quem o recebe.

É costume, no sentir comum das pessoas, pensar no que fariam com aquilo que lhes falta, deixando de fazer muitas coisas com o que realmente têm.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Quando se faz o bem conscientemente,quando se faz com naturalidade, sem soberba, sem arrogância, por uma necessidade espitirual, a vida, logicamente, se amplia.

Recordar o bem recebido é fazer-se merecedor de tudo quanto amanhã possa nos ser oferecido

Não é possível alguém inspirar confiança a outros quando nele mesmo essa confiança não existe.

Da amizade nasce a confiança mútua, e é esta a que cimenta e dá vida aos grandes vínculos afetivos.

Conhecendo-se a si mesmo, isto é, explorando seu mundo interno e descobrindo as maravilhas que nele existem, o homem conhecerá seu Criador.

Não se pode ensinar o que se sabe, se ao fazê-lo não vai refletida, como garantia do saber, a segurança que cada um deve dar com seu próprio exemplo.

Conseguir que as gerações futuras sejam mais felizes que a nossa será o prêmio maior a que possamos aspirar.

Quem é generoso ao aprender, é generoso ao ensinar: mas nunca haverá de exceder-se nessa generosidade, pretendendo ensinar antes de haver aprendido

Carlos Bernardo González Pecotche
2 compartilhamentos

O simples fato de evitar o cometimento de uma falta constitui o primeiro passo para a remissão das culpas, porque não cometê-las é um princípio da redenção própria inquestionável. O homem terá reparado o mal em si mesmo, eliminando-o antes que se materializasse, e isso terá sido feito por um ato livre da vontade, sem necessidade de nenhuma intervenção alheia. Eis aí o belo; eis aí o grande e o sublime.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Deficiências psicológicas são pensamentos negativos que exercem forte pressão sobre a vontade do indivíduo. São causas determinantes da incapacidade e impotência dos esforços humanos em busca do despertar consciente para a vida, em seu verdadeiro significado.

Carlos Bernardo González Pecotche
71 compartilhamentos

Conhecer as leis universais e cuidar de não infringi-las é a forma mais evidente e verdadeira de acatar a vontade Toda-poderosa de Deus.

Saibam os homens que enquanto estiverem alheios ao conhecimento das leis cósmicas viverão numa eterna inquietude e num amargo cativeiro.

Para expressar as ideias não é necessário ferir a quem não comungue come las.

Para defender-se basta e sobra assinalar aos que atacam, pondo a descoberto suas armas e intenções.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Em todos os momentos de sua vida, por amargos que sejam, confies firme e decidamente em Deus.

A formação consciente da individualidade responde, inexoravelmente, aos altos fins da evolução do homem.

Como as montanhas o homem guarda dentro de si riquezas ignoradas.

O propósito humano não deve tender a buscar a igualdade pela violência ou por meio arbitrário, pois, consegui-lo traria uma igualdade injusta - ou, ainda, uma simulação de igualdade.

A vida não deve ser colocada dentro dos problemas, mas os problemas dentro da vida

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Toda palavra dirigida intencionalmente contra alguém com o único propósito de ofendê-lo, haverá de ferir tarde ou cedo o mesmo que a proferiu.

Para expressar as ideias não é necessário ferir a quem não comungue com elas.

Para defender-se basta e sobra em assinalaar aos que atacam, pondo a descoberto suas armas e intenções.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

Quando o homem carece de razão para sustentar seus pontos de vista, é melhor que dirija sua vista a outros pontos para obtê-las.

A obediência se fundamenta na disciplina e também no princípio de acatamento inteligente do inferior ao superior; o contrário seria subordinição forçada.

Os loucos, os cínicos e os hipócritas são os únicos que não advertem seu triste papel e o ridículo que rodeia suas desviadas atitudes.

Quando conheças o valor das palavras, compreenderás o que significa prometer e não cumprir

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por smla1234

O verdadeiro amor é aquele que vive sempre em seu mundo, trabalhando em silêncio para o bem, pelo bem mesmo. Sem ele não seria possível conceber as belezas e encantos de tão sublimes manifestações do sentir humano.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por jeanrosana

O homem não pode pretender alcançar certas verdades,
enquanto conserva dentro de si certas mentiras.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por NewtonJayme

Todos os dias ou minutos em que não se pensa é tempo perdido, vida morta.

Carlos Bernardo González Pecotche
Inserida por lorranluiz