Biografia de C. S. Lewis

C. S. Lewis

Clive Staples Lewis (1898-1963), conhecido como C.S. Lewis, foi um escritor irlandês, que se destacou por seus trabalhos sobre literatura medieval, por suas palestras e escritos cristãos, especialmente pela série de livros "As Crônicas de Nárnia".

C. S. Lewis

C.S. Lewis nasceu em Belfast, na Irlanda, no dia 29 de novembro de 1898. Em 1916 foi admitido na University College de Oxford. Entre 1917 e 1918 serviu nos campos de batalha da França durante a Primeira Guerra. De volta a Oxford se graduou em Línguas e Literaturas Clássicas. Lecionou nas universidades de Oxford e de Cambridge

C. S. Lewis foi ateu durante muito tempo, mas com 31 anos converteu-se ao cristianismo e se tornou membro da Igreja Anglicana.

Durante a II Guerra Mundial, suas palestras eram transmitidas pela BBC de Londres, sendo chamado "apóstolo dos céticos", especialmente nos Estados Unidos.

A religião foi um tema constante em suas obras, como em “Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz” (1942), “Milagre” (1947), e nos sete livros da série “As Crônicas de Nárnia” (1950-1956).

As Crônicas de Nárnia

A obra “As Crônicas de Nárnia” é uma série de sete romances de ficção e fantasia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa (1950), Príncipe Caspian (1951), A Viagem do Peregrino da Alvorada (1952), A Cadeira de Prata (1953), O Cavalo e Seu Menino (1954), O Sobrinho do Mago (1955) e A Última Batalha (1956).

Na obra As Crônicas de Nárnia, o escritor usou elementos da mitologia grega e nórdica, como também os tradicionais contos de fadas, em que os animais falam, a magia é frequente e ocorrem batalhas entre o bem e o mal, onde o leão Aslam ajuda a derrotar a feiticeira e trazer a paz de volta à Nárnia.

A obra foi traduzida em mais de 41 idiomas e adaptada para a televisão e o cinema. Em 2005 o primeiro livro da série foi transformado em uma grande produção da Walt Disney Studios.

C.S. Lewis faleceu em Oxford, Inglaterra, no dia 22 de novembro de 1963.

Acervo: 304 frases e pensamentos de C. S. Lewis.

Frases e Pensamentos de C. S. Lewis

Cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco diferente do que era antes.

Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir. Se quiser ter a certeza de mantê-lo intacto, você não deve entregá-lo a ninguém, nem mesmo a um animal. Envolva o cuidadosamente em seus hobbies e pequenos luxos, evite qualquer envolvimento, guarde-o na segurança do esquife de seu egoísmo. Mas nesse esquife – seguro, sem movimento, sem ar - ele vai mudar. Ele não vai se partir – vai tornar se indestrutível, impenetrável, irredimível. A alternativa a uma tragédia ou pelo menos ao risco de uma tragédia é a condenação. O único lugar além do céu onde se pode estar perfeitamente a salvo de todos os riscos e perturbações do amor é o inferno.

[Em "Os quatro amores"]

Eu descobri em mim mesmo desejos os quais nada nesta Terra pode satisfazer.
A única explicação lógica é que eu fui feito para outro mundo.

Eu acredito no Cristianismo como acredito que o sol nasce todo dia. Não apenas porque o vejo, mas porque através dele eu vejo tudo ao meu redor.

Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento.