Biografia de Bruno Barreto

Bruno Barreto

Bruno Barreto nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de março de 1955. Filho dos produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, donos da Produtora LCD Barreto Filmes do Equador. Em 1967 produziu seu primeiro filme, o curta metragem “Bahia, a Vista”. Depois de vários outros curtas, em 1972 filmou seu primeiro longa “Tati, A Garota”, quando dirigiu grandes atores, entre eles, Dina Sfat e Hugo Carvana.

Em 1974 Bruno dirigiu o drama “A Estrela Sobe”, com o roteiro baseado no livro homônimo de Marques Rabelo. Seu terceiro filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), uma adaptação da obra homônima de Jorge Amado, com Sonia Braga no papel principal, bateu o recorde de bilheteria. Em 1983, outro sucesso de bilheteria foi “Gabriela, Cravo e Canela”, adaptada da obra de Jorge Amado, com Sonia Braga no papel principal e com a participação do ator italiano Marcelo Mastroianni. Outra adaptação de sucesso foi “O Beijo no Asfalto” (1980), peça de Nelson Rodrigues.

Em 1997, Bruno Barreto dirigiu “O Que é Isso Companheiro”, um filme de ação, baseado parcialmente na obra de Fernando Gabeira, com Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Pedro Cardoso, entre outros. O filme foi lançado nos Estados Unidos com o título de Four Days in September, sendo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em 2013, dirigiu o drama de época “Flores Raras” baseado no livro Flores Raras e Belíssimas de Carmem Lúcia Oliveira. O filme que conta com Glória Pires no papel principal recebeu o Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Atriz e Bruno Barreto recebeu o Prêmio de Melhor Direção de 2014.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Bruno Barreto.

Frases e Pensamentos de Bruno Barreto

Se você quer ganhar, você tem que saber perder.

A vida é como uma orquestra, selecionamos os melhores músicos para, assim como a vida, selecionarmos as melhores pessoas ao nosso lado.

Inserida por brunobarretooficial

⁠"A religião sem a história é um desastre!"

Inserida por Brunaobarreto

"Quem não trabalha certo, trabalha duas vezes."

Inserida por Brunaobarreto

Tudo tem um lado bom ou ruim, só depende de você fazer o seu!

Inserida por brunobarretooficial