Biografia de Bruno Barreto

Bruno Barreto

Bruno Barreto nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de março de 1955. Filho dos produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, donos da Produtora LCD Barreto Filmes do Equador. Em 1967 produziu seu primeiro filme, o curta metragem “Bahia, a Vista”. Depois de vários outros curtas, em 1972 filmou seu primeiro longa “Tati, A Garota”, quando dirigiu grandes atores, entre eles, Dina Sfat e Hugo Carvana.

Em 1974 Bruno dirigiu o drama “A Estrela Sobe”, com o roteiro baseado no livro homônimo de Marques Rabelo. Seu terceiro filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), uma adaptação da obra homônima de Jorge Amado, com Sonia Braga no papel principal, bateu o recorde de bilheteria. Em 1983, outro sucesso de bilheteria foi “Gabriela, Cravo e Canela”, adaptada da obra de Jorge Amado, com Sonia Braga no papel principal e com a participação do ator italiano Marcelo Mastroianni. Outra adaptação de sucesso foi “O Beijo no Asfalto” (1980), peça de Nelson Rodrigues.

Em 1997, Bruno Barreto dirigiu “O Que é Isso Companheiro”, um filme de ação, baseado parcialmente na obra de Fernando Gabeira, com Fernanda Torres, Cláudia Abreu, Pedro Cardoso, entre outros. O filme foi lançado nos Estados Unidos com o título de Four Days in September, sendo indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Em 2013, dirigiu o drama de época “Flores Raras” baseado no livro Flores Raras e Belíssimas de Carmem Lúcia Oliveira. O filme que conta com Glória Pires no papel principal recebeu o Prêmio do Cinema Brasileiro - Melhor Atriz e Bruno Barreto recebeu o Prêmio de Melhor Direção de 2014.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Bruno Barreto.

Frases e Pensamentos de Bruno Barreto

Se você quer ganhar, você tem que saber perder.

Bruno Barreto
29 compartilhamentos

O dinheiro move o mundo, quando se
fala em dinheiro as pessoas até
passam por sima das outros por isso!

Bruno Barreto
Inserida por brunobarretooficial

Não tem camera melhor que os próprios olhos de quem vê a verdade.

Bruno Barreto
Inserida por brunobarretooficial

O problema de muitos não e o problema de todos mais o problema de todos não e problema seu.

Bruno Barreto
Inserida por brunobarretooficial

Se viver fosse fácil, eu não teria sofrido.

Bruno Barreto
Inserida por brunobarretooficial