Biografia de Boécio

Boécio

Boécio (480-524) foi um filósofo cristão, político e poeta italiano, autor da obra "A Consolação da Filosofia", escrita entre 523 e 524.

Boécio (Anício Mânlio Torquatos Severinos Boethius) nasceu em Roma, por volta de 480. Filho do cônsul Flávio Mânlio Boécio, descendente de uma poderosa família que tinha dado a Roma vários cônsules e o imperador Anício Olíbrio. Após o falecimento de seu pai em 487, Boécio foi educado por Quintus Aurelius Symmaehus, amigo da família. Ingressou na Faculdade de Filosofia de Atenas, onde adquiriu grande conhecimento das obras de Platão e Aristóteles.

De volta à Itália, com o apoio do rei Teodorico, em 1510, Boécio tornou-se cônsul e mais tarde senador. Casou-se com Rusticiana, filha de seu mentor Quintus Aurelius, por quem demonstrou profunda veneração ao longo de toda sua vida.

Em 1522, acusado de trair o rei em benefício de Justino I, Imperador do Oriente, assim como de ser o autor de cartas subversivas e de se dar à prática de magia, foi preso em Pávia.

Sua principal obra foi “A Consolação da Filosofia”, poema lírico sobre o espírito divino, escrita nos anos de cárcere. Fez ainda traduções para o latim e comentou algumas obras de Aristóteles, Porfírio e Cícero. É autor de tratados de lógica, aritmética e música. Após um longo sofrimento de cárcere e torturas, Boécio foi executado no ano de 524.

Acervo: 13 frases e pensamentos de Boécio.

Frases e Pensamentos de Boécio

Em toda a adversidade do destino, a condição que gera mais infelicidade é o fato de se ter sido feliz.

Boécio
108 compartilhamentos

Se tivesses ficado calado, terias continuado filósofo.

Boécio
37 compartilhamentos

Os bons momentos passam, mas os maus também. Mutabilidade é nossa tragédia, mas também nossa esperança. Os piores momentos, e os melhores, sempre passam

Boécio
44 compartilhamentos

Inconstância é minha essência

Boécio
12 compartilhamentos

A avareza torna odioso o homem; a liberalidade torna-o estimado.

Boécio