Biografia de Benjamin Franklin

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin (1706-1790) foi diplomata, escritor, jornalista, filósofo e cientista norte-americano. Colaborou na redação da "Declaração da Independência" e da "Constituição" dos Estados Unidos.

Benjamin Franklin nasceu em Boston, no dia 17 de janeiro de 1706. Deixou os estudos para trabalhar com o pai. Empregou-se na oficina gráfica do irmão. Com 17 anos de idade mudou-se para Filadélfia onde trabalhou como impressor, dedicando as horas de folga ao estudo das letras e das ciências.

Em 1729 Franklin tornou-se proprietário de uma oficina gráfica e iniciou logo depois a publicação do jornal The Pennsylvania Gazette. A partir de 1729, com o pseudônimo de Richard Saunders, publicou no Poor Richard's Almanac uma coletânea de anedotas e provérbios populares. O almanaque foi sucesso de vendas que Franklin pode montar tipografias em outras das 13 colônias americanas.

Criou na Filadélfia o corpo de bombeiros, fundou a primeira biblioteca circulante dos Estados Unidos e uma Academia que mais tarde se transformou na Universidade da Pensilvânia. Organizou um clube de leituras e debates, que deu origem à Sociedade Americana de Filosofia, e ajudou a fundar o hospital do estado. Com 47 anos de idade acumulou tamanha fortuna que se retirou dos negócios para se tornar cientista.

Suas descobertas sobre eletricidade foram publicadas na colônia e na Europa, entre elas, “Experiências e Observações sobre Eletricidade” (1751). Franklin identificou as cargas positivas e negativas, inventou o para-raios e criou termos como bateria e condensador. Criou também as lentes bifocais. Foi eleito membro da Royal Society que, em 1753, lhe premiou com a medalha Copley.

Benjamin Franklin foi embaixador das colônias no Reino Unido. Participou da redação da “Declaração da Independência” e da Constituição dos Estados Unidos. Lutou em vão pela abolição da escravatura. Franklin morreu na Filadélfia, Estados Unidos, no dia 17 de abril de 1790.

Acervo: 150 frases e pensamentos de Benjamin Franklin.

Frases e Pensamentos de Benjamin Franklin

A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança.

Benjamin Franklin
4.3 mil compartilhamentos

Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão.

Benjamin Franklin
7.7 mil compartilhamentos

Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença.

Benjamin Franklin
1.8 mil compartilhamentos

As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo.

Benjamin Franklin
2.9 mil compartilhamentos

Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.

Benjamin Franklin
1.8 mil compartilhamentos