Biografia de Belchior

Belchior

Belchior nasceu em Sobral, Ceará, no dia 26 de outubro de 1946. Cresceu em meio a uma família de músicos e poetas. Em 1962 mudou-se para Fortaleza, onde estudou Ciências Humanas e iniciou Medicina, mas abandonou a faculdade no 4.º ano. Em 1971 foi para o Rio de Janeiro, quando se uniu aos também cearenses Fagner e Ednardo, abraçando de vez a carreira artística. Nos anos seguintes estourou nos festivais de Musica Popular Brasileira.

Entre 1974 e 1980, Belchior lançou discos memoráveis, como “Alucinação” (1976), “Coração Selvagem” (1977), “Todos os Sentidos” (1978), “Era uma Vez um Homem e Seu Tempo” (1979) e “Objeto Direto” (1980). Suas canções, obrigatórias em qualquer antologia da música brasileira, também fizeram sucesso na voz de Elis Regina (Como Nossos Pais), Jair Rodrigues (Galos, Noites e Quintais) e Vanuza (Paralelas).

Entre outros sucessos de Belchior destacam-se: “Apenas um Rapaz Latino Americano”, “Velha Roupa Colorida”, “Hora do Almoço”, “Divina Comédia Humana”, “Medo de Avião” e “Mucuripe”, feita em parceria com Fagner e também gravada por Elis Regina.

Belchior lançava um disco por ano e se dedicava completamente à carreira. No final de 2006 o cantor parou de agendar shows e aos poucos foi se despojando de todos os bens materiais e obrigações e se afastou da vida pública. Em 2009 Belchior desapareceu. Foi encontrado no Uruguai. Depois, sumiu novamente. Junto com a produtora cultural Edna Assunção perambulou por várias cidades do Rio Grande do Sul. Há quatro anos vivia em Santa Cruz do Sul, em uma casa emprestada por um fã.

Nos últimos anos, Belchior trabalhava em uma nova tradução da Divina Comédia, de Dante Alighieri, obra que muitas vezes serviu de inspiração para suas músicas. Faleceu, de aneurisma na aorta, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, no dia 30 de abril de 2017.

Acervo: 24 frases e pensamentos de Belchior.

Frases e Pensamentos de Belchior

Minha alucinação é suportar o dia-a-dia, e o meu delírio é a experiência com coisas reais.

Belchior
288 compartilhamentos

No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais...

Belchior
329 compartilhamentos

Tenho pressa de viver,
Mas quando você me amar,
Me abrace e me beije bem devagar,
Que é para eu ter tempo de me apaixonar.

Belchior
220 compartilhamentos

Meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente, tome um refrigerante, coma um cachorro quente. Sim, já é outra viagem, e o meu coração selvagem tem essa pressa de viver.

Belchior
63 compartilhamentos

Viver é melhor que sonhar. Eu sei que o amor é uma coisa boa!

Belchior
192 compartilhamentos