Biografia de Ayrton Senna

Ayrton Senna

Ayrton Senna (1960-1994) foi um piloto brasileiro de automobilismo, marcou época na história da Fórmula 1, foi três vezes campeão mundial nos anos de 1988, 1990 e 1991. Morreu em um acidente no autódromo de Ímola, na Itália, durante o grande prêmio de San Marino de 1994. Em dez anos de Fórmula 1 disputou 116 corridas, conquistou 65 pole position e venceu seis vezes o GP de Mônaco. Era chamado “O Rei de Mônaco”.

Ayrton Senna nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960. Com quatro anos de idade ganhou seu primeiro kart. Com sete anos começou a treinar no kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Conquistou diversos títulos no kart, foi campeão paulista na categoria júnior, campeão brasileiro, campeão sul-americano e vice-campeão mundial em 1979 e 1980.

No automobilismo, conquistou seu primeiro título, em 1881, na Fórmula Ford. Em 1982 entrou para a Fórmula 2000 sendo campeão inglês e europeu. Em 1883 entrou para a Fórmula 3 inglesa e conquista o campeonato.

Ayrton Sena recebeu propostas das equipes McLaren, Williams, Brabham e Toleman. Assinou contrato com a Toleman e na segunda competição conquistou seu primeiro ponto. Em 1984 sobe no pódio no GP da Inglaterra e no GP de Portugal. Em 1985 assina contrato com a Equipe Lotus. Entre os anos de 1985 e 1987 compete em 48 grandes prêmios, vencendo seis deles.

Em 1987, Ayrton Senna assina contrato com a MCLaren-Honda e em 1988, no GP do Japão, em Suzuka, sobe ao pódio pela primeira vez, como campeão mundial da Fórmula 1. Em 1989 foi vice-campeão mundial e em 1990 e 1991 conquistou dois campeonatos seguidos.

Em 1994 é contratado pela equipe Williams. Nesse mesmo ano, na primeira corrida da temporada, em Interlagos, conquistou a pole position, mas se envolveu numa colisão e abandonou a corrida.

Ayrton Senna da Silva morreu em Ímola, na Itália, no dia 1º de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino, quando seu carro sai da pista, na curva Tamburello e bateu no muro de proteção.

Acervo: 53 frases e pensamentos de Ayrton Senna.

Frases e Pensamentos de Ayrton Senna

Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.

"A verdade é que todo mundo vai te machucar, você só tem que escolher por quem vale a pena sofrer."

Um dia a tristeza vai embora... Aprendemos a sorrir novamente... Fazemos novas amizades... E vemos que todo aquele sofrimento do passado, não valeu tanto a pena... Pois se a vida fez as coisas andarem dessa forma... Foi porque não era pra ser... Pois se era pra ser o que pensávamos que era, não teríamos tomado rumos diferentes... Teríamos continuado caminhando na mesma direção.

Ayrton Senna
1.6 mil compartilhamentos

Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.

Ayrton Senna
3.9 mil compartilhamentos

O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação.

Ayrton Senna
1.4 mil compartilhamentos

No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.

Ayrton Senna
4.3 mil compartilhamentos

Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si.

Ayrton Senna
1.4 mil compartilhamentos