Biografia de Ayn Rand

Ayn Rand

Ayn Rand nasceu em São Petersburgo, na Rússia, no dia 2 de fevereiro de 1905. Com seis anos de idade aprendeu sozinha a ler. Com nove anos começou a escrever. Em 1924 graduou-se em Filosofia e História. Nesse mesmo ano ingressou no Instituto Estadual de Cinema para estudar roteiro. Em 1926, foi para os Estados Unidos para seguir a carreira de roteirista. Nos estúdios de Hollywood conheceu Frank O’Connor, com quem se casou em 1929.

Depois de exercer diversas funções, em 1932, vendeu seu primeiro roteiro a Universal Pictures, e viu sua primeira peça de teatro ser produzida em Hollywood e, em seguida na Broadway. Em 1934 concluiu seu primeiro romance, mas só conseguiu sua publicação em 1939. Em 1943 publicou “The Fountainhead”, que se tornou um Best-Seller, lançado no Brasil com o título de “A Nascente”, e em 1949, adaptado para o cinema e lançado com o nome de “Vontade Indômita”.

Em 1957 Ayn Rand publicou a novela “Atlas Shrugged”, lançada no Brasil em 1987, com o nome de “Quem é John Galt?” e relançada em 2010, com o título de “A Revolta de Atlas”, onde a autora dramatiza sua filosofia em uma história de mistério intelectual, que enfatiza ética, metafísica, epistemologia, política e economia.

Ayn Rand passou a escrever e fazer palestras sobre sua filosofia chamada de “Objetivismo”, que ela explica como “uma filosofia para a vida na terra”. Ela publicou e editou diversos ensaios que forneceram grande parte do material para seis livros sobre “Objetividade” e sua aplicação para a cultura. Ayn Rand faleceu em Nova York, no dia 6 de março de 1982.

Acervo: 51 frases e pensamentos de Ayn Rand.

Frases e Pensamentos de Ayn Rand

Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em autossacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.

Ayn Rand
A revolta de Atlas. São Paulo: Arqueiro, 2017.

“Não deixe sua chama se apagar com a indiferença.
Nos pântanos desesperançosos do ainda, do agora não.
Não permita que o herói na sua alma padeça frustrado e solitário com a vida que ele merecia, mas nunca foi capaz de alcançar.
Podemos alcançar o mundo que desejamos. Ele existe.
É real.
É possível.
É seu.

Através dos séculos existiram homens que deram os primeiros passos, por novas estradas, armados com nada além de sua própria visão.

Não se sacrifique por ninguém e muito menos espere que alguém se sacrifique por você.

A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.