Biografia de Auguste Rodin

Auguste Rodin

Auguste Rodin nasceu em Paris, França, no dia 12 de novembro de 1840. Com 13 anos ingressa na escola de desenho. Aprendeu a desenhar e modelar sob a orientação de Lecoq de Boisbaudran e Louis Pierre Gustav Fort. Começou a trabalhar como ornamentista e modelador. Seu primeiro trabalho foi como ornamentista em obras para empresários de decoração na cidade de Paris.

Por três vezes, Rodin tentou entrar para a Escola de Belas Artes, mas não teve sucesso. Em 1862 passa a trabalhar com Carrier-Belleuse. Em 1864 sua obra “O Homem do Nariz Quebrado” é recusada para o Salão de Paris. Em 1871 vai para Bruxelas, acompanhando Carrier, para decorar a Bolsa do Comércio. Em 1875 vai para a Itália, onde aprecia as obras de Michelangelo.

Em 1876 cria “São João Batista” e em 1877 cria “Homem Que Anda”. Volta para a França e prepara seus trabalhos para a exposição Universal de 1878. Sua primeira grande obra, “A Idade de Bronze” (1878), um nu masculino tão realista que ele foi acusado de ter fundido a obra a partir de um modelo vivo.

Já consagrado, em 1880, Rodin recebeu a encomenda do governo, para fazer uma porta de bronze para o Museu de Artes Decorativas de Paris. O gigantesco trabalho que não foi concluído ficou conhecido como “Porta do Inferno”, cujo tema foi a obra Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Na década de 80, Rodin esculpiu diversas obras, entre elas, “O Pensador” (1880), “O Beijo” (1886), “Os Cidadãos de Calais” (1886), “O Filho Pródigo” (1889). Amante da fotografia, o artista deixou um arquivo com 7 000 imagens que registram o passo a passo da elaboração de suas obras. Faleceu em Meudon, França, no dia 17 de novembro de 1917.

Acervo: 14 frases e pensamentos de Auguste Rodin.

Frases e Pensamentos de Auguste Rodin

A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma.

Auguste Rodin
107 compartilhamentos

O mundo não será feliz a não ser quando todos os homens tiverem alma de artista, isto é, quando todos tirarem prazer do seu trabalho.

Auguste Rodin
99 compartilhamentos

O espírito esboça, mas é o coração que modela.

Auguste Rodin
73 compartilhamentos

Nada é perda de tempo se você usar a experiência sabiamente.

Auguste Rodin
11 compartilhamentos

Eu não invento nada. Eu redescubro.

Auguste Rodin