Biografia de Auguste Comte

Auguste Comte

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, conhecido como Auguste Comte, nasceu em Montpellier, França no dia 19 de janeiro de 1798. Brilhante aluno de matemática foi expulso da Escola Politécnica de Paris por causa de suas ideias. Foi um defensor dogmático de suas doutrinas, que receberam influência do filósofo Saint-Simon.

Sua doutrina considerou a “ciência positiva”, baseada nos fatos, como o único fator de estabilidade do universo. Classificou três estágios de evolução intelectual: “o teológico” (visão religiosa), “o metafísico” (visão abstrata) e “o positivo” (visão científica). Reconhecendo a existência desses três estágios no século XIX viu aí a causa profunda da anarquia política da democracia.

Entre 1818 e 1824, elaborou sua concepção da Ciência Social que ele próprio chamou de Sociologia. Comte mostrou que a realidade social deveria ser vista como um conjunto de fenômenos sujeitos a leis semelhantes às da natureza. Exerceu grande influência sobre o desenvolvimento da Sociologia.

Entre suas obras destacam-se: “Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade” (1822), “Curso de Filosofia Positiva” (1830-1842), “Discurso sobre o Espírito Positivo” (1844), “Sistema de Política Positiva” (1851-1854). Auguste Comte faleceu em Paris, França, no dia 5 de setembro de 1857.

Acervo: 20 frases e pensamentos de Auguste Comte.

Frases e Pensamentos de Auguste Comte

A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas.

Auguste Comte
587 compartilhamentos

A liberdade é o direito de fazer o próprio dever.

Auguste Comte
178 compartilhamentos

Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história.

Auguste Comte
94 compartilhamentos

Superiores pelo amor, mais dispostas a subordinar a inteligência e a atividade ao sentimento, as mulheres constituem espontaneamente seres intermediários entre a Humanidade e os homens.

Auguste Comte
191 compartilhamentos

O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem.

Auguste Comte
66 compartilhamentos