Biografia de Apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo (5 - 67) foi um apóstolo de Cristo, um dos principais divulgadores da doutrina cristã. É o autor das Epístolas Paulinas, reunidas no Novo Testamento.

Apóstolo Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia, provavelmente no ano 5 da Era Cristã. Filho de judeus, que gozavam dos privilégios da cidadania romana, recebeu dois nomes: Saulo – hebreu e Paulo – romano. Seu pai era membro da seita dos fariseus, uma das mais ortodoxas seitas judaicas. Ainda adolescente foi para Jerusalém para estudar as Escrituras e a “Lei Oral”, deduzida da Lei de Moisés, transmitida verbalmente de uma geração para outra e que regulava a vida cotidiana dos fariseus.

De volta a Tarso, Paulo continuou os estudos para seguir a carreira de rabino, alternando com o trabalho de tecelagem, junto com seu pai. Desde o ano 26, com os grandes eventos do cristianismo, como o anúncio do Evangelho, a morte e a ressurreição de Cristo, as ideias cristãs se propagaram rapidamente, conquistando os judeus e os próprios romanos.

Para apoiar o judaísmo, ameaçado pela nova fé, Paulo empreende uma marcha para Jerusalém, perseguindo os fiéis da nova religião, entrando nas casas, arrastando homens e mulheres e entregando-os à prisão. Próximo à cidade de Damasco, Paulo vê uma grande luz e ouve uma voz: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” Saulo cai no chão e permanece cego até ser batizado por Ananias, a mando do Senhor.

A partir de então, Paulo se converte ao cristianismo. Passa algum tempo recolhido ao deserto da Arábia, para reconstruir seus pensamentos. A rigorosa lei judaica cede lugar à ideia da salvação através do sacramento. Paulo volta a Damasco e prega também aos judeus. Os fariseus preparam uma cilada para matá-lo. De volta a Tarso, encontra fechadas as portas da sinagoga.

O Apóstolo Paulo empreende longas peregrinações levando a fé cristã, fundando igrejas e se dedica a escrever suas Epístolas. Em 64, após o grande incêndio que ocorreu em Roma, no reinado de Nero, a culpa caiu sobre os cristãos. Paulo, que havia voltado para Roma, para dar assistência aos cristãos martirizados, foi preso e decapitado, fora dos limites da cidade de Roma.

Acervo: 32 frases e pensamentos de Apóstolo Paulo.

Frases e Pensamentos de Apóstolo Paulo

Amor tudo sofre,
tudo crê,
tudo espera,
tudo suporta,
o amor jamais acaba.

Apóstolo Paulo
73 compartilhamentos

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Apóstolo Paulo
26 compartilhamentos

Não esqueçais que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, muito mais que pelas palavras.

Apóstolo Paulo
25 compartilhamentos

Não mais vivo eu, mas cristo vive em mim.

Apóstolo Paulo
35 compartilhamentos

O amor é paciente,
é benigno,
o amor não arde em ciúmes,
não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente,
não procura os seus interesses,
não se exaspera,
não se recente do mal,
não se alegra com a injustiça,
mais regozija-se com a verdade,
tudo sofre,
tudo crê,
tudo espera e tudo suporta...
O amor nunca falha..

Apóstolo Paulo
15 compartilhamentos