Biografia de Apóstolo Paulo

Apóstolo Paulo

Quem foi o Apóstolo Paulo? 

O Apóstolo Paulo (5-67), também conhecido como Paulo de Tarso, Saulo de Tarso ou São Paulo, foi um apóstolo de Cristo e um dos principais divulgadores da doutrina cristã. Dos 27 livros contidos no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, 13 são atribuídos a São Paulo.

Quadro do Apóstolo Paulo
São Paulo escrevendo suas epístolas (1618-1620). Pintura atribuída à Valentin de Boulogne (1591-1632).

Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, território atual da Turquia. Seus pais, embora judeus, possuíam privilégios da cidadania romana. Ele recebeu dois nomes no nascimento: Saulo, nome hebreu, e Paulo, um nome romano. 

Antes de se converter ao cristianismo, Paulo participou da perseguição das primeiras comunidades cristãs. Isto mudou após ele ter a visão de uma luz incandescente e ouvir a voz de Jesus, que lhe perguntou sobre as perseguições que os primeiros cristãos estavam sofrendo. Ele ficou cego por três dias e, após ser batizado por Ananias, recuperou a visão e dedicou sua vida a espalhar a palavra de Jesus Cristo. 

A história dos primeiros anos da vida do Apóstolo Paulo 

O pai de Paulo era membro da seita dos fariseus, uma das mais ortodoxas seitas judaicas. Ainda adolescente, Paulo foi para Jerusalém estudar as Escrituras e a “Lei Oral”, deduzida da Lei de Moisés, que era transmitida verbalmente de uma geração para outra e que também regulava a vida cotidiana dos fariseus.

De volta à cidade de Tarso, Paulo continuou os estudos para seguir a carreira de rabino, alternando com o trabalho de tecelagem, que realizava com o seu pai. Com os grandes eventos do cristianismo, como o anúncio do Evangelho e a morte e a ressurreição de Cristo, as ideias cristãs se propagaram rapidamente, conquistando uma legião de judeus e romanos.

Para apoiar o judaísmo, ameaçado pela nova fé, Paulo empreendeu uma marcha para Jerusalém, perseguindo os fiéis da nova religião, entrando em casas, arrastando homens e mulheres e entregando-os à prisão. 

E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.

Atos 8:3

Um dos episódios mais conhecidos neste período foi a participação de Paulo no apedrejamento de Estevão, considerado o primeiro mártir do cristianismo. 

A conversão do Apóstolo Paulo ao cristianismo 

A caminho da cidade de Damasco, uma das principais cidades da Síria na época, Paulo foi surpreendido por uma forte luz incandescente e ouviu a voz de Jesus, como é revelado na passagem de Atos na Bíblia: 

E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

Atos 9:3-8

É revelado que Paulo ficou cego por três dias até receber a visita do discípulo de Jesus, Ananias. Com a ajuda deste discípulo, Paulo recuperou a visão e foi batizado, sendo convertido ao cristianismo.

Após este episódio, Paulo iniciou seu trabalho missionário. Nos anos seguintes, ele pregou em Damasco e viajou para Jerusalém. Paulo também realizou diversos trabalhos missionários ao longo do Mediterrâneo, onde levou a palavra de Cristo e ofereceu apoio às comunidades cristãs espalhadas ao longo daquela região. 

O Apóstolo Paulo empreendeu longas peregrinações levando a fé cristã, fundando igrejas e se dedicando a escrever suas Epístolas, que podem ser encontradas no Novo Testamento da Bíblia. 

Ainda nas passagens de Atos, sabemos que o Apóstolo Paulo foi preso algumas vezes: por dois anos em Jerusalém e por dois em prisão domiciliar em Roma. Apesar disso, ele continuou pregando o Evangelho neste período. Não existem relatos na Bíblia sobre os detalhes da morte de São Paulo mas, de acordo com a tradição cristã, ele teria sido decapitado entre os anos de 67 ou 68, durante o reinado do Imperador Nero. 

Legado do Apóstolo Paulo 

São Paulo é considerado por muitos historiadores como a figura mais importante do cristianismo depois de Jesus Cristo. Isso porque ele foi uma personalidade de grande impacto no início do movimento cristão durante o Império Romano, reunindo inimigos poderosos ao longo da vida para espalhar a palavra de Jesus Cristo 

As cartas de Paulo que sobreviveram e foram enviadas às várias igrejas que ele fundou tiveram uma enorme influência no cristianismo. Suas epístolas se relacionam com o nascimento do cristianismo enquanto movimento sócio-cultural e religioso e servem também como fontes históricas para diversos historiadores. 

O Apóstolo Paulo foi um dos protagonistas de todo o processo que levou a formação do movimento cristão no Mundo Antigo e muitos religiosos o veem como o primeiro teólogo cristão, pois Paulo apresentou cuidadosamente as doutrinas cristãs, como a natureza da graça, da santificação e da conversão através da história de Jesus Cristo. 

De acordo com o livro, Paulo de Tarso - Grego e Romano, Judeu e Cristão: “o percurso biográfico do apóstolo não só segue pari passu o de Cristo como se apresenta com uma vitalidade própria de qualquer herói da Antiguidade.”

Acervo: 59 frases e pensamentos de Apóstolo Paulo.

Frases e Pensamentos de Apóstolo Paulo

Amor tudo sofre,
tudo crê,
tudo espera,
tudo suporta,
o amor jamais acaba.

Apóstolo Paulo
5.1 mil compartilhamentos

Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.

Apóstolo Paulo
2 mil compartilhamentos

Não esqueçais que o verdadeiro perdão se reconhece pelos atos, muito mais que pelas palavras.

Apóstolo Paulo
791 compartilhamentos

Não mais vivo eu, mas cristo vive em mim.

Apóstolo Paulo
531 compartilhamentos

Em todas as coisas porém, somos mais que vencedores

Apóstolo Paulo
173 compartilhamentos