Biografia de Alceu Valença

Alceu Valença

Alceu Valença nasceu em São Bento do Uma, Pernambuco, no dia 1 de julho de 1946, em uma família de poetas e violeiros. Formou-se em Direito, mas escolheu a trajetória musical.

Seu primeiro disco “Quadrafônico” foi lançado em 1972 em parceria com Geraldo Azevedo. Em 1974 lançou su primeiro disco solo, “Molhado de Suor”. Em 1975 participou do festival Abertura, da TV Globo, com a música “Vou Danado Pra Catende”, que o impulsionou a realizar um show no Teatro Tereza Raquel, em Copacabana.

Em 1975 teve a música “Caravana” incluída na trilha sonora da novela Gabriela da TV Globo. Em 1977 lançou “Espelho Cristalino”. Em 1980, Alceu Valença assinou contrato com a multinacional Ariola. Nesse mesmo ano, lançou o disco “Coração Bobo”, cuja música título foi cantada em todo o país.

O sucesso comercial de sua carreira chegou em 1982, com o disco “Cavalo de Pau”, que despontou com as músicas “Tropicana” e “Como Dois Animais”. Alceu lançou diversos álbuns gravados ao vivo, entre eles: “Marco Zero” (2006) e “Valencianas” (2014).

Com seu estilo irreverente, ao longo da carreira, Alceu lançou diversos sucessos, como “La Belle de Jour”, “Espelho Cristalino”, “Estação da Luz", "Bicho Maluco Beleza" e Diabo Louro. Em 2015 ganhou o Prêmio de “Melhor Cantor Regional” no 26.º Prêmio da Música Brasileira.

O mais recente lançamento de Alceu Valença foi o álbum “Sem Pensar no Amanhã”, o primeiro voz e violão de sua carreira, que chegou aos aplicativos de música em março de 2021.

Acervo: 0 frases e pensamentos de Alceu Valença.

Frases e Pensamentos de Alceu Valença