Biografia de Albert Schweitzer

Albert Schweitzer

Albert Schweitzer nasceu em Kaysersberg, França, na época, parte do Império Alemão, no dia 14 de janeiro de 1875. Filho de um pastor protestante se dedicou aos estudos teológicos. Passou sua infância em Gunsbach, onde iniciou seus estudos. Mudou-se para Mulhouse onde estudou órgão, sob a direção de Eugene Munch. Mais tarde, estudou Teologia e Filosofia na Sorbonne, em Paris e órgão no Conservatório de Música.

Em 1899 doutorou-se em Filosofia e em 1900 licenciou-se em Teologia. Em seguida foi nomeado mestre de conferências na Faculdade de Teologia de Estrasburgo. Ao mesmo tempo se destacou como conhecedor e interprete de Bach. Em 1905, interrompeu sua brilhante carreira e ingressou no curso de Medicina. Em 1913, depois de formado, mudou-se para Lambaréné, na colônia francesa de Gabão, na África, com o propósito de fundar um hospital para a população carente.

Durante a Primeira Guerra, por ser alemão, foi levado para a França, como prisioneiro de guerra. Nessa época preparou concertos com músicas de Bach, que foram realizados depois de terminar o conflito. Com o lucro obtido, reabriu o hospital de Lambaréné se tornando um reconhecido filantropo. Recebeu o Prêmio Goethe, em 1928, a Legião de Honra, em 1948 e o Prêmio Nobel em 1945. Faleceu em Lambaréné, no dia 4 de setembro de 1965.

Acervo: 30 frases e pensamentos de Albert Schweitzer.

Frases e Pensamentos de Albert Schweitzer

O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de se dominarem a si mesmos.

Albert Schweitzer
1.1 mil compartilhamentos

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.

Albert Schweitzer
1.5 mil compartilhamentos

Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.

Albert Schweitzer
372 compartilhamentos

Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade.

Albert Schweitzer
536 compartilhamentos

A quem me pergunta se sou pessimista ou otimista, respondo que o meu conhecimento é de pessimista, mas a minha vontade e a minha esperança são de otimista.

Albert Schweitzer
322 compartilhamentos