Biografia de Abraham Maslow

Abraham Maslow

Abraham Maslow nasceu no Brooklyn, nos Estados Unidos, no dia 1 de abril de 1908. Descendente de russos e de judeus teve uma infância difícil e para fugir da situação refugiava-se nas bibliotecas, onde se ocupava na leitura.

Ingressou no City College of New York, onde estudou Direito, mas despertou seu interesse pela Psicologia. Ingressou na Universidade de Wisconsin, onde fez mestrado e doutorado. Estudou diversas correntes da psicologia como a psicanálise, a Gestalt-Terapia e a Psicologia Humanística. Trabalhou em pesquisas sobre a sexualidade e foi o pioneiro no estudo da psicologia transpessoal.

A teoria mais famosa de Maslow é a “Hierarquia das Necessidades”, segundo a qual, as necessidades fisiológicas estão na base de outras, como segurança, afetividade, estima e realização pessoal. Nessa ordem, uma necessidade só pode ser satisfeita se a anterior for concretizada. Faleceu na Califórnia, Estados Unidos, no dia 8 de junho de 1970.

Acervo: 11 frases e pensamentos de Abraham Maslow.

Frases e Pensamentos de Abraham Maslow

O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma.

Abraham Maslow
782 compartilhamentos

"Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego."

Abraham Maslow
127 compartilhamentos

Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento. O crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes

Abraham Maslow
499 compartilhamentos

O homem criativo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Criativo é o homem comum do qual nada se tirou

Abraham Maslow
140 compartilhamentos

A TEORIA DE MASLOW
Piramide de Maslow - Hierarquia de Necessidades

Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes.

Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde.

Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.
Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogância e complexo de superioridade.

Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.

Abraham Maslow
68 compartilhamentos