Aprender Ler

Cerca de 15937 frases e pensamentos: Aprender Ler

Descaminho

Quando decidi estar com você
Aprendi além daquilo que imaginei um dia aprender
Aprendi o que é a mentira, o que é o errado
o olhar e o sorriso, falsos
e que não existe intervalo entre o amor e o ódio
entre o bem e o mal
Aprendi quando devo ceder para obter
Aprendi que sou capaz de aprender
o que é a mentira , o que é o errado, o que é o ódio e o que é o mal
autoflagelo para suportar o inóspito
Aprendi com a retórica do sofista
Aprendi que um desatinado pode me ensinar
contudo, aprendi a perder o juízo para surpreender
aprendi tantas banalidades
tresloucada, olho-me ao espelho e o reflexo é você.

Nós somos responsáveis pela nossa própria vida, e temos que aprender a controlar os nossos sentimentos, e não o das outras pessoas.

Não existe fórmula mágica para o sucesso, mas sim coragem para lutar, vontade de aprender e empreender, força para continuar e principalmente, paciência para conquistar!

O mundo e cruel lá fora,E você vai ter que aprender a se cuidar sozinho.

a vida é como uma espada bem afiada, enquanto você não aprender a maneja-la você sofrerá muitos danos

Quando nos seres humanos iremos aprender a valorizar o próximo, quando irá deixar de existir interesses econômicos e estratégicos, para beneficiar uma nação, será que vale tanto à pena tirar a vida de milhares de inocentes por um ditador, um líder descabido, uma nação corrupta, seria muito pedir a paz mundial se é que ela existe, creio que iremos aprender o significado de paz quando existir apenas um ser humano ainda vivo!

O erro faz agente aprender que podemos até cair mais nunca deixar de se levantar

VAMOS SIM, APRENDER COM A VIDA

É importante aprender a viver a vida,
como ela merece ser vivida...
Sofrer por bobagens, ninguém merece...
Ósculos e amplexos,
Marcial

VAMOS SIM, APRENDER COM A VIDA
Marcial Salaverry

Um fato é incontestável. Como estou escrevendo e você está lendo, ambos estamos vivos, Então o melhor que temos a fazer, como a vida está aí para ser vivida, é vive-la bem vivida.
E o que seria viver a vida bem vivida? Seria, simplesmente, vive-la, aproveitando todas as lições que ela nos oferece, através de nossos erros e acertos.

Descobri mais uma das pérolas escritas pelo famoso L’Inconnu.
"A vida existe para fazer aprender e desfrutar.
Quanto mais você aprende, mais pode fazer, quanto mais você faz, mais pode aprender.
Participe de sua própria vida."

Efetivamente, é muito importante saber extrair tudo o que a vida pode nos oferecer.
Se no passado, erros cometemos, deveremos conscientizar-nos de que foram realmente erros, e evitarmo-los para o futuro. Repetir um erro, conscientemente, já será teimosia exagerada, e porque não dizer, muita burrice.

Contudo, é importante saber analisar situações, pois muitas vezes o que não deu certo hoje, poderá, com algumas modificações dar certo amanhã. São pequenas coisas que vamos aprendendo com a vida.

Grandes lições nos são proporcionadas pela experiência dos mais velhos, pois, por sua vivência, sempre poderão nos ofertar algo, seja certo ou errado. Compete-nos discernir se o que nos dizem será exequível ou não. Se deveremos ou não absorver sua experiência. Mas ouvi-los, sempre será interessante. Mesmo que seja para rejeitar, pois sempre serão novas lições que servirão para aumentar nosso cabedal de conhecimentos. Não se pode é radicalizar, com a idéia de que “sua experiência não serve para mim”. Serve sim, nem que seja para não a utilizar, mas sempre é bom conhecer.

Da mesma maneira que vejo muitas pessoas desprezarem as opiniões dos jovens, sob o velho chavão de que “já sei o suficiente, para aprender com os jovens, pois nenhuma experiência eles poderão me passar” é uma idéia mal posicionada, pois sempre temos algo que aprender e ensinar com e para todos, sejam jovens, idosos ou velhos. Ninguém detém o conhecimento absoluto.

Isso se chama “participação na vida”. E é muito importante dela participarmos efetivamente, seja passando nossos conhecimentos, seja absorvendo conhecimentos alheios.
Jamais poderemos nos julgar detentores de todos os conhecimentos, e que não estamos precisando saber de mais nada, pois tudo sabemos e tudo conhecemos. Isto não existe. Sempre algo teremos para aprender, a cada novo dia em que estivermos vivendo. Desde que estejamos participando ativamente do ciclo de vida.

Até mesmo quando nos reportarmos a acertos do passado, visando uma utilização dessa experiência bem sucedida, deveremos ter o discernimento para adequar a coisa à situação presente, pois nem sempre uma experiência bem sucedida pode ser reutilizada. Não podemos nos esquecer de que tudo evolui no mundo, provocando sensíveis alterações a cada momento. Daí a necessidade de sempre procurar estar atento, aprendendo algo de novo, aumentando assim suas possibilidades. Olhos e ouvidos sempre abertos.

Sem desprezar os bancos escolares, penso que a maior fonte de conhecimentos está na Escola da Vida. E é nessa escola que precisamos ser diplomados. E essa escola nos ensina a história do que já vivemos, para podermos “ler” nossos erros e acertos. Ensina-nos a geografia de nosso corpo, para conhecer exatamente os limites, e saber como cuidar dele. Ensina-nos a matemática, que nos permitirá subtrair as coisas erradas, somar as boas, multiplicar e dividir nossos conhecimentos. Ensina-nos a química de nossos sentimentos, para saber como devemos tratar as pessoas. Ensina-nos a linguagem, para que nos possamos comunicar adequadamente. Ensina-nos a filosofia da vida, para aprender a vive-la corretamente.
Enfim, é uma Escola completa. Basta saber cursá-la. E como é importante aproveitar tudo o que ela nos ensina.

Como bom aluno que sou, desejo que todos saibam aproveitar bem as aulas que são ministradas pelo professor Amigão, podendo assim fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.
Marcial Salaverry

"De que vale protestar por algo
que não se sabe porque está protestando?
É preciso aprender a evitar mais enganos,
e para isso,
não podemos dar ouvidos
a quem cometeu tantos erros e enganos,
quando tiveram a oportunidade de acertar."

Quando a mulher se vinga, até o DIABO senta pra aprender a lição.

Boa tarde

Precisamos aprender a enxergar; Algumas coisas devemos deixar passar despercebidas.
Ale

A verdade é que podemos aprender a condicionar nossas mentes, corpos e emoções para conectar a dor ou o prazer ao que quisermos. Ao mudar aquilo a que ligamos à dor e ao prazer, instantaneamente mudamos nossos comportamentos.

Preciso aprender a me defender com sorrisos e atacar com silêncio, pois a razão tem me dito que pagar com a mesma moeda é equiparar-me em ignorância.

Quando um problema vem, você escolhe aprender e vencer, ou lamentar e sofrer.

Não se pode aprender uma ciência sem saber do que se trata.

Você nunca saberá o que é ser perdoado enquanto não aprender a perdoar, começando consigo mesmo e sua mudança!

Até o ancião mais sábio pode aprender com as inocentes palavras de uma criança.

- Precisamos aprender a ver o belo, em meio a escuridão. Sentir mais o outro, com menos apontamentos, mais acolhimento e mansidão. Precisamos por fim, entender que fazemos parte de um todo, e que aquilo que fazemos aqui, ecoará em nós, cedo ou tarde.

Viver é fácil...
Aprender a viver, é mais complicado...
A algumas pessoas Deus doou o talento da comunicação, e quem foi aquinhoado com este privilégio,
deve usá-lo para pelo menos tentar mostrar certas coisas da vida.
E é isso que procuraremos fazer...
Ósculos e amplexos,
Marcial

A REAL SABEDORIA DA VIDA
Marcial Salaverry

Algo que se pode afirmar com plena e total certeza, é o fato de que a real sabedoria da vida consiste em saber analisar tudo o que a vida nos oferece, tudo aquilo que poderemos extrair de bom ou de ruim, para ver o que realmente nos convém, o que certamente nos poderá propiciar uma melhor qualidade de vida...

Podemos dizer que sabemos viver, quando tivermos o discernimento necessário para captar o que nos poderá ser benéfico ou não. E isso apenas será conseguido através de nosso próprio julgamento, pois nem sempre o que serviu para alguém, poderá resolver nosso problema, confirmando que "cada caso é um caso..."

Li uma citação de Gorki, que é um sábio conselho:
"A sabedoria da vida é sempre mais profunda e ampla do que a sabedoria dos homens."

Realmente são muito sábias essas palavras... Induzem a uma reflexão profunda, mostrando-nos a importância de saber aproveitar a vivência. Mostram o quanto nos é importante saber analisar corretamente erros e acertos que formos cometendo durante a vida, ou que formos observando outros cometerem, uma vez que, analisando corretamente, poderemos aproveitar falhas alheias em nosso benefício, pois poderemos ver por quais caminhos não deveremos seguir...

Sabendo aproveitar e interpretar as lições que a vida nos oferece, saberemos que fontes de conhecimento buscar. Se tivermos a capacidade de saber separar o joio do trigo, conseguiremos formar um cabedal de conhecimentos que nenhuma escola, nenhuma faculdade é capaz de nos transmitir.

Uma coisa é o ensino teórico que nos é ministrado nos bancos escolares, que nos mostram como “poderá” ser a vida. Geralmente na prática, a teoria é outra. Desde pequenos, temos que saber “viver” nossa vida, analisando-a e estudando-a passo a passo. Isso ninguém nos ensina, é inato. Ou sabemos, ou não sabemos. Ou captamos as mensagens que a vida nos passa, ou não sabemos faze-lo...

Com isso, não estou dizendo que devemos fugir dos bancos escolares e ir para debaixo de uma árvore meditar. Temos que aprender com os professores o que eles tem para nos ensinar. Temos que aprender com os mais experientes, para captar o que eles tem para nos passar. Temos, enfim, que buscar conhecimentos nas fontes que tivermos à mão, para podermos, aí sim, usar nosso raciocínio, fazer a média, e ver bem que caminho seguir, sempre sabendo usar em nosso benefício, erros e acertos que outros já cometeram...

Devemos sempre aproveitar a experiência daqueles que já passaram pela vida. Por menor que seja, sempre alguém tem algo para nos transmitir, e esse algo não pode, e não deve ser desprezado. Deve, sim, ser bem analisado, mesmo e principalmente se for um erro grosseiro, pois ao vermos o que outros fizeram de errado, claro é que devemos evitar esse caminho, ou ao menos saber como corrigir o erro.

Enfim, Gorki sabia o que dizia. A sabedoria da vida, está em saber aproveitar a sabedoria dos homens. Não devemos seguir cegamente os ensinamentos que recebemos, já que, sendo transmitidos por pessoas, é passível de erros. Devemos, isto sim, aproveitar os ensinamentos recebidos em benefício de nossa vida, e se assim soubermos agir, certamente poderemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA...

Melhor é, andar com os leigos e aprender junto á eles, que andar com os sábios e ser ignorado.