Aprender a Crescer
"Aprender, pintar e sonhar": com desempenho antes de ambições, se promove inclusão e empatia para valorização das diferenças!
Nem todo mundo é incondicionalmente perfeito, "e nem pensar", então "sempre me pondero ser especial", para aceitar as diferenças e abordar temas de sentimentos e pluralidades!
"Algo que absorve minha atenção e me faz sentir mais vivo indica pistas de um desígnio": construído através de escolhas diárias, com ações e objetivos, em vez de rotinas ou circunstancial!
"Me sentir bem comigo": os desejos e ambições passam a ser uma escolha e não uma necessidade; "ser feliz é um estilo de vida... aproveito o meu momento"!
Levanta sacode a poeira e dar a volta por cima,pois Deus te trouxe aqui para aprender, amar,servir e viver com alegria.
ILUSÃO
É impossível congelar o tempo, mas aprender a viver lentamente, já tentou parar o sol? Já tentou pegar água com um pano? Ou já tentou pegar óleo com as mãos?
São coisas as quais não conseguimos, mas para tudo se dá um jeito nessa vida, menos pro tempo que vem se arrastando pela eternidade implacável, contemplando o início e o fim das coisas que temos e das que não vemos.
E como é bom dizer, tenho tempo, e será que nós temos tempo ou o tempo nos tem?
Porque aqui chegamos e ele já estava, partiremos e ele ficará, quem tem o quem? Nós temos o tempo ou o tempo nos tem?
Procurei essa resposta dentro da minha incansável infinita mente, vasculhei cada canto, examinei tudo o que há e, não encontrei uma resposta que pudesse me dizer, se temos tempo ou se o tempo nos tem.
Arranja até algumas explicações convincentes, mas nenhuma que convencesse a mim, me deparei até com fatos, mas que são fatos sem fim, uma flor nasce, outra morre, o vento sopra a onda se forma, o tempo fecha, a chuva cai, o vulcão entra em fúria, depois se acalma e o tempo?
O tempo não se começa, mas as pessoas dizem: “começaremos novos tempos” ... ele não se finda e dizem: “acabou o tempo” ... tudo isso se contradiz em si próprio e o tempo não para, tudo continua, e não acharemos jamais o início e nem estaremos aqui para contemplar o fim, pois quando o fim chegar a nós, esse será nosso algoz e quem poderá ouvir novamente o eco de nossa voz?
Em tempo, eu digo que você é o dono do conhecimento, tem resposta para tudo e tem a cura do sofrimento, é prova de quem criou a sabedoria e todos seus fundamentos, sabe muito bem de quem lembra e dos que estão em esquecimento;
Tempo que vem antes, você ou o surgimento?
Então, não há ninguém mais novo e mais velho que o tempo, não tem quem diga que és seu tempo, e muitos dizem não ter tempo para tudo isso... é algo que eu não ligo, correr atrás do tempo é o seu compromisso e espero que você tenha tempo para isso!
Ser independente
é aprender a se sustentar
por dentro.
É escolher ficar
mesmo quando ninguém fica.
É não endurecer,
mas seguir
sem pedir permissão.
Se sua paz depende de tudo dar certo, isso não é paz, é controle.
Aprender a permanecer firme mesmo na incerteza, isso sim é o verdadeiro despertar.
Ofereça um livro com todas as respostas a uma pessoa que não quer aprender. Provavelmente, ela o atirará em sua cabeça. O que era pra ser fonte de conhecimento, na mão de um ignorante vira arma. (Geraldo Vilela Mano Júnior [Júnior Mano])
Eu sempre digo: toda mulher deveria aprender ou praticar algum tipo de arte marcial. Além de fazer bem para a saúde, fortalece a autoconfiança e serve como defesa pessoal. Que Deus permita que nunca precisem usar, mas, se um dia acontecer, saberão como se proteger.”
“O verdadeiro amor-próprio é aprender a ver e a valorizar o nosso corpo pelo que ele é, sem comparações ou pressões externas.”
Estar sempre sorrindo não é sinal de felicidade é sinal de resistência, é aprender a esconder tempestades atrás de um rosto tranquilo, a disfarçar o cansaço da alma com uma expressão leve. Sorrimos porque o mundo prefere a nossa força, mesmo quando estamos desmoronando por dentro. Tentamos ser aquilo que esperam de nós, sustentando expectativas que nos sufocam, enquanto o coração sangra em silêncio e a mente grita por socorro que ninguém percebe. Por dentro estamos destruídos, exaustos de lutar batalhas invisíveis, perdidos em um vazio que cresce a cada dia. Há momentos em que tudo o que queremos é desaparecer, não por fraqueza, mas por não suportar mais carregar o peso do que sentimos, ou do que já não conseguimos sentir, e o que mais machuca é saber que, em meio à própria loucura e dor, fomos nós que quebramos o que um dia nos fez sentir vivos. Hoje sorrimos… mas é apenas uma tentativa desesperada de sobreviver aos próprios cacos.
“Deus não te trata como alguém que precisa se destruir para aprender. Ele te trata como filho sendo formado.”
— Douglas Santos, em O Paradoxo do Tribunal
Aprender a não se submeter a situações que não queremos é um exercício de respeito próprio. Durante muito tempo, confundimos educação com anulação, e gentileza com obrigação. Mas agradar os outros à custa da nossa paz não é virtude, é desgaste silencioso.
Dizer “não” quando algo nos deixa desconfortáveis não significa falta de amor, egoísmo ou frieza. Significa maturidade emocional. Significa reconhecer limites, necessidades e fases da vida. Há momentos em que cuidar de si, da família, do descanso e do equilíbrio é mais importante do que estar presente em todos os lugares.
Estar em paz não exige explicações longas. Relações saudáveis suportam limites e compreendem ausências. Quem se importa de verdade entende que presença forçada não é presença verdadeira.
Respeitar a si mesma é escolher, todos os dias, não se abandonar para caber nas expectativas alheias. É entender que a sua tranquilidade tem valor e que você não precisa se submeter para ser aceita. Cuidar de si é, muitas vezes, o maior ato de amor que existe.
Sou um ser comum, tenho falhas e aprendo diariamente com elas, no entanto tento aprender coisas boas nesse mundo louco e cheio de maldades.
- Relacionados
- Frases sobre crescer e evoluir que inspiram mudança e novos começos
- 67 frases sobre filhos crescendo que mostram como o tempo voa
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Frases sobre mim com motivação e reflexão para crescer e evoluir
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases de sucesso que vão te inspirar a crescer
- Frases sobre dar valor às pessoas para refletir e aprender
