Aniversario de Filho

Cerca de 10980 frases e pensamentos: Aniversario de Filho

⁠O texto se chama Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. E, nesse discurso, Rousseau fala sobre a especificidade do humano em relação ao resto da natureza. (...) Um gato, o exemplo é de Rousseau e não é meu, um gato nasce com instinto de gato. E o instinto de gato é a natureza do gato, é a essência do gato. Esse instinto basta para o gato viver como gato (...), então, o gato é 100% determinado pela sua natureza. A vida do gato é a natureza do gato e corresponde a natureza instintiva do gato. E é por isso que gato vive como gato, desde que existe gato. Gato não se aperfeiçoa, gato não vai à lua, não desfila em escola de samba, gato vive do mesmo jeito há milênios, porque o gato obedece uma natureza que não tem mudado muito. Desta forma, disse Rousseau: "Um gato morrerá de fome ao lado de um prato de alpiste." Ele não vai arriscar, não está programado para arriscar. Um pombo, por sua vez, também nasce com instinto de pombo, natureza de pombo, jeito de pombo, e este instinto pombalino vale e basta para o pombo viver como pombo até o fim da vida. O mesmo não inventa, não cria, não improvisa, o pombo respeita a sua natureza de tal maneira que o pombo morrerá de fome do lado de um prato de filé. E o homem? O homem também tem instinto, também tem natureza, e tanto é assim que, quando nasce, vai procurar seio materno, não foi porque aprendeu com alguém, porém, o instinto do homem não dá nem para a primeira semana. Se fosse por instinto, não haveria palestras. O instinto do homem não esgota a vida do mesmo, muito pelo contrário, a vida do homem transcende e muito a sua base instintiva e poderíamos dizer que exista um delta entre a existência e a natureza. Disse Rousseau: "Quando a natureza se cala, ainda há muita vida por viver". Claro, o homem não é como o gato, o homem tem um instinto, mas o instinto não basta. E é por isso que homem inventa, improvisa, cria e esta construção intelectiva sobre a própria vida, quando o homem esculpe a estátua da própria existência, recebe o nome de moral. E é por isso que o homem come o alpiste.

Clóvis de Barros Filho

Nota: Trechos da palestra Rousseau e o instinto da vida, do professor, jornalista e escritor Clóvis de Barros Filho.

...Mais
Inserida por samuelfortes

⁠"Um erro apenas se torna um fracasso quando não aprendemos com ele."

Inserida por Edusiqueirafilho

⁠"Ser grato é encontrar a beleza no óbvio."

Inserida por Edusiqueirafilho

⁠Orgulhoso
Tesouro
Destino em glória
Tudo que é lindo e imagino que nada seja mais lindo que você.

Inserida por Loqueny_Pinheiro

⁠7 DICAS PARA TRANSFORMAR SUA VIDA

Que tal começar o dia de coração aberto, repensando atitudes que podem estar impedindo sua felicidade? Pequenas mudanças geram grandes transformações. Por isso, confira agora sete dicas poderosas que podem levar sua vida para um novo patamar:

1. Liberte-se das culpas!
Pare de carregar o peso do passado. Seus erros foram apenas aprendizados, não sentenças. Em vez de se lamentar pelo que poderia ter sido, concentre-se no que ainda pode ser! Olhe para frente e faça diferente.

2. Abrace a flexibilidade
O mundo muda, as pessoas evoluem, e cada um tem sua própria forma de ser e viver. Se deseja ser respeitado, comece respeitando os outros, suas culturas, gerações e modos de pensar. Quanto mais flexível, mais leveza e harmonia na sua vida!

3. Substitua a reclamação por afirmações positivas
Pare de focar no que falta, no que é difícil ou no que não deu certo. A partir de hoje, incorpore esta verdade: TUDO É FÁCIL! Repita isso como um mantra e veja sua mente se abrir para novas oportunidades, mais criatividade e confiança.

4. Visualize suas conquistas todos os dias
Ao acordar e antes de dormir, releia suas metas como se já estivessem realizadas. Sinta a gratidão como se cada objetivo já fosse realidade. Seu cérebro trabalha a favor daquilo que você acredita!

5. Cuide da sua autoestima
Seu corpo reflete como você se sente. Dentes, cabelo, pele, unhas, peso, flexibilidade, alimentação e sono… tudo isso influencia sua energia e disposição. Invista em si mesmo e veja como seu brilho pessoal se fortalece.

6. Pare de tentar mudar os outros
A única transformação que está ao seu alcance é a sua própria. Mude sua percepção do mundo, desenvolva mais compaixão e paciência com as pessoas difíceis ao seu redor. Ao mudar sua reação, você muda toda a dinâmica da relação.

7. Escolha o perdão
Guardar mágoas afeta sua saúde emocional, mental e até financeira. Perdoar não é ser conivente, mas sim um ato de amor-próprio e inteligência. Solte o peso do ressentimento e siga leve! E para evitar novas frustrações, ajuste suas expectativas: ninguém é perfeito, todos estamos aprendendo.

Transformar sua vida começa agora. Escolha viver com mais leveza, gratidão e sabedoria!

Inserida por fernando_vieira_filho

⁠Não escute o que dizem, observe o que fazem

Inserida por filho_do_povo

O quanto perco em luz conquisto em sombra.

Inserida por NewtonJayme

⁠"Amar é apreciar aquele a quem se ama."

Inserida por euryluna

⁠Não adianta me mandarem um roteiro e esperarem que eu apenas dirija. Eu preciso saber do que estou falando.

Kleber Mendonça Filho
Alassë, Letícia. Entrevista: Kleber Mendonça Filho em Cannes: entre a consagração de ‘O Agente Secreto’ e o desejo de um musical brasileiro. CinePop, 25 mai. 2025.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Quando coloco uma música [num filme], é para ser ouvida. Eu quero que as pessoas sintam.

Kleber Mendonça Filho
Alassë, Letícia. Entrevista: Kleber Mendonça Filho em Cannes: entre a consagração de ‘O Agente Secreto’ e o desejo de um musical brasileiro. CinePop, 25 mai. 2025.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Eu acho que quando um filme capta a imaginação, ele gera novos cineastas.

Kleber Mendonça Filho
Alassë, Letícia. Entrevista: Kleber Mendonça Filho em Cannes: entre a consagração de ‘O Agente Secreto’ e o desejo de um musical brasileiro. CinePop, 25 mai. 2025.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Eu gosto da ideia de fotografar uma fantasia, e desafiar qualquer pessoa a dizer: “isso é mentira?”.

Kleber Mendonça Filho
Lledó, Maria Júlia. Mais real que a ficção: entrevista com o cineasta Kleber Mendonça Filho. Sesc São Paulo, 28 nov. 2023.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Eu não acho que faço filmes políticos. Filme político se faz na prefeitura.

Kleber Mendonça Filho
Alassë, Letícia. Entrevista: Kleber Mendonça Filho em Cannes: entre a consagração de ‘O Agente Secreto’ e o desejo de um musical brasileiro. CinePop, 25 mai. 2025.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Eu acredito que as coisas que você faz amadurecem no tempo certo e chegam na hora certa.

Kleber Mendonça Filho
Lledó, Maria Júlia. Mais real que a ficção: entrevista com o cineasta Kleber Mendonça Filho. Sesc São Paulo, 28 nov. 2023.
...Mais
Inserida por pensador

"Foi a distrofia muscular que me ensinou, na marra, a entender melhor as estrelas. Na cadeira, passei a ficar mais tempo olhando pro céu. Aprendi que o campo magnético de uma estrela é responsável pelo equilíbrio da outra, e é assim que compreendo a blogosfera progressista: somos todos estrelas. Algumas brilham mais, por seus méritos, e outros, talvez, menos, mas sem o campo magnético da reciprocidade e da solidariedade, não existiríamos como movimento."

Inserida por AlexandreSalazar

⁠Filho, serei sempre o seu maior fã, e no livro da minha vida, você é um dos meus melhores capítulos.
Tenho o maior orgulho na pessoa que se tornou, faltando-me palavras e adjetivos para descrever.
Então só me resta lhe dizer: te amo!
Parabéns pelo seu dia.
Do seu velho pai!

Inserida por Itamaratyap

⁠"Ando tão perturbado que nem sei por onde começar, pois os confetes e serpentinas tomaram conta da minha mente, já não tão pensante quanto outrora, sobre a real situação em questão. Tantos nós já foram postos que minhas mãos não dão conta de desatá-los com a mesma velocidade com que são feitos..."

Inserida por Itamaratyap

⁠"Não sou escritor, muito menos poeta. Na verdade, as frases já me fogem da memória num estalar de dedos; as palavras soam trêmulas e fracas; os cabelos já denunciam a idade. O velho e vulnerável coração dói de saudades suas..."

Inserida por Itamaratyap

⁠"A vida passa, as pessoas passam, os sonhos diminuem ou simplesmente se apagam.
O passado se tornou história: um saudoso trailer de vida.
O hoje é um novo roteiro de esperança, felicidade, amor e paz..."

Inserida por Itamaratyap

⁠"Somos reconhecidos pela contribuição significativa que fazemos à sociedade, seja para o bem ou para o mal."

Inserida por Itamaratyap

🔥 Já são mais de 4.000 pessoas transformando seus dias com reflexões que provocam mudança.

Junte-se ao canal do Pensador no WhatsApp e dê o primeiro passo rumo a hábitos mais conscientes.

Entrar no canal