Amor e Bondade
02/04/2016
Quero:
A serenidade no dia da derrota,
A paz que excede todo entendimento no dia de luto
A fé em meio às incertezas
O amor em qualquer dessas fases.
Frase número 200 no Pensador merece comemoração:
Que as lembranças ruins de um ente querido que se foi, lhe sirvam como exemplo do que não se deve fazer. E as boas lembranças lhe sejam como combustível para a alma nos momentos de saudade e tristeza.
04/04/ dia da morte do meu pai
Já em fase paliativa há alguns anos, lá estava ele. Entrei com um robofoot gigante em seu quarto, pois tinha rompido ligamento e estava finalizando o sétimo mês de tratamento, usando muleta, gesso etc.
Ele me perguntou:
- Isso aí doi?
Eu como toda filha caçula já fiz cara de manha e reclamei de pronto.
- É cansativo e às vezes incha e dói.
Ele pacientemente me disse:
É... o seu as vezes dói, o meu (câncer), às vezes pára de doer.
Ele me ensinou a não reclamar na prática, durante os 7 anos que viveu em fase terminal entrando e saindo de hospitais.
Gosto de...
Gente que vibra com um simples agrado,
Gente que sabe viver em contentamento,
Gente que não faz rodeios e diz o que sente,
Gente simples,
Gente serena.
O que é riqueza?
Estes dias aprendi que riqueza é quando você tem o suficiente e pode dividir com o outro parte do que tem.
Eu sempre ajudo com refeições fresquinhas, um idoso morador em situação de rua. Sr. Dácio, que morava em frente à minha casa.
Então, durante uma fase de muita escassez, quando o que tinha para comer era miojo com fubá, passando por ele, ele me perguntou se eu estava bem e disse que estava muito doente.
Ele por sua vez, percebeu em mim a situação de escassez e para minha surpresa, decidiu dividir sua riqueza.
- Tome esse dinheiro, compre um marmitex, pegue a metade e eu como o restante.
Até hoje, não na minha caminhada em meio a dezenas de projetos sociais que passei, tamanha prova de empatia e amor!
28_09_16
Tem certezas que são tão suas, que não adianta contar a ninguém; é necessário deixar o tempo confirmar.
Confiar é entregar sua caixinha com tudo o que mais importa de bom ou ruim a alguém e acreditar que tudo será bem cuidado.
Diariamente eu tenho que fazer uma escolha, e diariamente eu escolho manter a fé, a esperança é o amor... 29.2/2012 face
