Amor Adolescente
Qual o conselho que você daria para um jovem que está terminando a faculdade?
Não seja tolo, e esteja preparado para o pior. Não seja acomodado, e lute para conquistar o melhor.
Procure ser mais sábio e menos ingrato, e aprenda com as lições que a jornada oferece — seja qual for o resultado que será obtido.
(des)Contos de Adolescentes!
ela é a querida porém soFrida
muito prazer, Rapunzel
e ela adormeceu, pois estava cansada
de tanto esperar por aquele
que um dia ela idealizou ser o amor da sua vida
mas como a vida tá difícil pra todo mundo
resolveu que mesmo trancada em seus pensamentos
e em seus aposentos
iria dar um jeito naquela situação
porque namorado do jeitinho que ela queria
estava quase uma impossível missão
e um lindo e belo dia cortou os longos cabelos
que cultivara e cuidara com o maior zelo e carinho
se maquiou, se enfeitou, se perfumou e foi a luta
nem se importou com o que as pessoas iriam dizer
porque o que mais importava pra ela
era a sua auto-estima
sua auto-transformação
seu auto-amor
e sua auto-aceitação
e com muita coragem virou uma nova mulher
saiu do seu mundinho cômodo
se libertou das amarras da vida
e daqueles que queriam impor as suas vontades
e melhor pensou... boba de mim seria me deixar levar
pelo autoritarismo, pelo machismo e pela cabeça dos outros
quero mais é me divertir, me alegrar e ser feliz
e como já havia perdido tempo demais
decidiu que dali pra frente seu coracao é quem decidiria
os caminhos que a sua alma levaria
e seguiu em paz seu caminho
pois resolveu acordar pra vida
deu de ombros e nem olhou para traz
lá não teria nada de bom que valesse o retorno
e muito menos um olhar!!!
(des)Contos de Adolescentes!
essa dai não e a Bela adormecida
mas cansou de esperar pelo príncipe
(des)encantado e acabou pegando no sono
profundo, intenso e tenso seria acordar
pra realidade da vida, caso tivesse casado...
e só conseguiu dormir, porque ainda nao tinha filhos
tinha só as contas do fim do mes pra pagar
e caso acordasse cedo, tinha tbém roupas pra lavar
e depois passar, dobrar e guardar
tinha loucas pra lavar, secar e guardar
tinha casa pra limpar, organizar e faxinar
tinha banheiros pra lavar, secar e esterilizar
tinha tanta coisa pra fazer, depois que voltasse do serviço
porque a coitada ainda trabalhava fora
e sorte a dela que era fim de semana
e realmente qualquer uma pegaria no sono
depois de tanta correria e cansaço...
mas e assim mesmo, ela só aguentava tudo calada
porque sabia que se reclamasse, a coisa poderia piorar
não existia milagres que a pudesse salvar
de tantos afazeres domésticos e quintal para lavar
que o recurso que tinha era deixar pra la
ou esconder tudo dentro dos armários
ou empurrar para debaixo do tapete
o jeito era se entregar a faxina, ou dar de ombros
sair pra passear, sem olhar para trás
e correr o risco de ver tudo sujo e bagunçado, quando voltasse...
sem peso na consciência, fui...
e quando eu chegar resolvo o que fazer, talvez beba ate cair no sono outra vez
e esperar por um milagre deitada e dormindo!!!
Querer de cada presente
Queria pensar
antes de falar
Queria sonhar
depois de acordar
Queria amar
sem conhecer a dor
Queria ser criança
Mesmo sendo adulto
Queria “Viver”
antes de morrer
Queria escrever
sem ter que me comover.
Eu acredito que todas as crianças e adolescentes têm que fazer esporte. O esporte é uma escola. Ensina regra, objetivo, liderança, campeonato, perder, ganhar, levantar, um líder, uma equipe.
O lindo sonho transforma-se em um tenebroso pesadelo, e aí chega minhas incertezas, e duvidas, e chego a conclusão de que "ele nunca amou a mim ou ela, ou a qualquer coisa"
Mundo real
Os Smartphones
a conversa aparentemente sem sentido
o som das mensagens de entrada na rede social
o fiu, fiu do fluxo intenso nos grupos
o risinho de canto de boca
o brilho nos olhos...
Tudo premeditado!
Inclusive, o silêncio repentino.
Quase é possível ouvir os pensamentos deles
quando estão desconectados do mundo irreal
localizado fora da rede.
Áh... a rede!
Contraponto a essa grande chatice chamada de mundo real.
Onde não se é permitido ser nem feliz, nem famoso.
Reflexões para velhos de amanhã...
Quem serei velho?
Quem estarei velho?
Quando serei velho?
Quando estarei velho?
Como serei velho?
Como estarei velho?
Onde serei velho?
Onde estarei velho?
Quem serei nesse lugar?
Quem estarei nesse lugar?
Quando serei nesse lugar?
Quando estarei nesse lugar?
Onde serei nesse lugar?
Onde estarei nesse lugar?
Terei lugar nesse lugar?
Terei nome nesse lugar?
Nenhum tipo de onde, como, quando, quem e ter deveria preocupar ninguém,
Nem o recém-nascido,
Nem a criança,
Nem o adolescente,
Nem o jovem adulto,
Nem para o adulto velho?
Será sofrido para os velhos enquanto os escondermos e deles nos esquecermos...
UMA QUESTÃO PARA REFLETIRMOS SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL, DE 18 ANOS PARA 16 ANOS ...
Será que o certo é promover a redução da maioridade penal, atribuindo aos jovens a culpa pela falência do Estado e pela ineficácia do sistema, ou investir esforços na revitalização do sistema como um todo, resgatando por conseguinte o prestígio do Estado, no que tange à sua responsabilidade em assistir os sujeitos em suas individualidades como pessoa humana, investindo esforços na efetivação de políticas públicas eficazes, adequadas à realidade brasileira, garantindo desse modo, direitos fundamentais previstos na Constituição Nacional e alicerçados em convenções internacionais dos direitos humanos?
Será que construir presídios e casas de acolhimento para menores infratores e jovens marginalizados socialmente é mesmo a melhor escolha? Porque é isso que terá de ser feito pelo Estado ao abdicar de sua responsabilidade legal quanto ao que deve ser feito com/para os jovens, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, por desleixo do próprio Estado. Tenho minhas dúvidas se essa é a melhor opção! Uns, dirão:
- É preciso estabelecer um equilíbrio entre o real e o possível, para diminuir a sensação de impunidade que impera no Brasil atualmente, tendo em vista que a atual situação não é nada favorável; a violência, a criminalidade, a ousadia dos atores juvenis com inclinação para o mundo do crime no Brasil cresce em níveis alarmantes, a escola já não dá mais conta de educá-los como antes. Espera aí! Educação é papel da família. Ah... Esqueci, os integrantes das famílias responsáveis pela educação dos filhos não podem mais fazê-lo, não dão mais conta disso, pois têm de trabalhar horas fio para sustentá-los em suas necessidades mais básicas, e também mimá-los com prendas tecnológicas de última geração e vestimentas e calçados absurdamente incompatíveis com suas rendas, só para compensar o vazio deixado por seus pais que, preocupados com sua educação para o convívio social e exercício cidadão não tiveram tempo de mimá-los, como muitos pais de hoje em dia fazem com seus filhos. Não deram a eles nada de 'mão beijada', ensinaram a eles o valor contido nas pequenas coisas e a importância do respeito ao outro e a si próprio; ao outro como indivíduo e a si próprio como sujeito inserido na coletividade social. Tudo bem, educação é papel da família! Mas se ela não dá conta, manda pra escola, que lá dá-se um jeito.
Talvez não seja o jeito dessa escola atual o melhor jeito, mas, faz-se o que pode não é mesmo? E como bem disse um pai desesperado e sem saber o que fazer para afastar seu filho da corrupção promovida por essa sociedade imediatista, de moldes hedonistas e de face cruel, no que tange principalmente as relações com as nossas crianças e jovens: "É melhor dentro da escola do que preso ou morto, né fessor?".
Nos preparamos para o nascimento de uma criança, aprendemos a dar o cuidado necessário ao adolescente e respeitar o adulto. Aos idosos o que sobrou?
Em síntese não nos preparamos, cuidamos ou respeitamos como devia, como se o que ele viveu não fizesse nenhum sentido ou valor. Tratamos como um sapato velho que fez o seu papel na caminhada da vida e esquecemos os ensinamentos durante as suas caminhadas.
É chegado mais um fim de semana. Com ele chega o aumento exponencial da saudade.
Fica complicado essas quarenta e oito horas sem te ver.
Se eu pudesse, dormiria sexta e acordaria segunda. Aí ia rolar de te ver mais rapidamente.
Não consigo não pensar em você, sabe?
Obrigado por esses dias. Foram excelentes, mesmo que você tenha resolvido ficar mais velha, com 33 anos.
Eu particularmente, prefiro ter 16, mas não posso ter essa idade sozinho.
Pensa com carinho e volte a ser adolescente. O que acha?
Beijo grande procê.
COTIDIANO URBANO
Uma mulher elegante rasga a multidão de transeuntes a passos largos com seu salto agulha.
A tranquilidade do velhinho sentado no banco da praça incomoda alguns com sua conversa fiada e afiada.
O vendedor com voz de locutor grita na porta da loja as promoções do dia.
Uma criança sardenta chora por um picolé de chocolate do Bené, e a mãe impaciente grita com o filho: - picolé no frio não pode senão inflama a garganta.
Do outro lado da rua vendedoras bem maquiadas trocam ideias animadas na porta da loja deserta.
O barbudo ambulante vende goiabas e peras gigantes na esquina jurando que as frutas são orgânicas.
Ao seu lado um homem grisalho oferece produtos importados com o slogan “bom e barato”.
As adolescentes mal saídas das fraldas comentam animadas no ponto de ônibus sobre a beleza do funcionário da padaria.
Um rapaz “vida loka” compartilha seu funk “bombadão” com todos pelo celular barulhento enquanto observa as “novinha” passarem com seus micro shorts.
Entremeio os carros ziguezagueia um ciclista aventureiro (ou inconsequente) pendurado numa roda só.
Uma senhora de idade avançada para na faixa de pedestre, tenta atravessar a rua sem sucesso, pois os motoristas a ignoram.
Já a mulher marombeira atravessa facilmente fora da faixa, pois para o trânsito com sua roupa de academia dois números a menos, destacando suas curvas, celulites e culotes.
Uma moça em seu vestido esvoaçante atravessa a rua falando ao celular, quase é atropelada, é buzinada e nem percebe.
Já sua amiga distraída segue no mesmo caminho colocando em perigo a vida do seu poodle encardido.
E a senhora de idade ainda esta lá tentando atravessar na faixa de pedestre sem sucesso.
Um jovem oriental com camiseta de super-homem ajuda o deficiente físico com suas sacolas até o ponto do ônibus.
Aqui uma estátua viva finge-se de morta para sobreviver.
Acolá artistas de rua também se esforçam para agradar e esmolar uns trocados.
Meninos e meninas saem animados da escola, tagarelas, brincalhões com uniformes surrados e imundos depois de uma tarde de aprendizado diverso.
Um homem calvo fala ao celular, gesticula, anda pra lá e pra cá, esbraveja como se quisesse que a pessoa se materializasse na sua frente para que pudesse apertar o pescoço do infeliz.
Pessoas se acotovelam, se empurram e se espremem para entrar no coletivo lotado “soltando elogios” para todos os lados, lei do mais forte, do mais esperto ou do menos educado?
É o cotidiano urbano.
Vida que vai e vem, vem e vai.
Pulsante desafio diário, sofrível, recompensador, aprendizado.
Olhe à sua volta...
Qual o sentido da vida quando se vive uma vida de gado confinado?
Pensou na mesmice desse mosaico vivo?
E o mendigo indigente a tudo observa em silêncio tragando sua bituca de cigarro.
Rosto cadavérico, raquítico, cabelo encruado, mãos calejadas, homem vivido.
Ele é como uma sombra que quase ninguém vê, o qual a maioria prefere apenas desviar o olhar e o corpo para nele não roçar.
Ele observava a tudo e esboçava um sorriso de canto de boca por não entender a natureza humana, tanta aflição, agitação, tanta correria pra que.
Ele vive como “Carpe Diem”. Aproveita ao máximo o agora, vive dia a dia, só se preocupa com o que matar a sua fome e matar o vício antes que morra.
Sentado no chão em meio à multidão, aspira a fumaça dos veículos, a poeira dos calçados frenéticos, o odor alheio, em silêncio.
Ouvem-se as portas dos estabelecimentos baixando causando um frenesi imediato.
Ansiedade latente, a agitação toma conta do ambiente, pressa pra voltar pra casa ou ir seja lá pra onde for.
De repente a rua se esvazia de gente.
Restam carros transitando e lixo parado nos cantos da rua.
Mais um trago no cigarro, mais um gole de cachaça, mais um papelão para passar mais uma noite.
E amanhã recomeçar novamente a vida de gado de cada dia, de cada um, de quase todos nós...
Somente uma nação que cuida de seus adolescentes e jovens fomentando estudo com qualidade, orientado por um corpo acadêmico qualificado e reconhecido, e escola acessível para todos poderá ser considerada desenvolvida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp