Amizade um Principio de Reciprocidade
A gotinha d'água jogada pelo beija-flor, não vai apagar o incêndio na floresta, mas pode incentivar os demais animais a fazer o mesmo, esta máxima pode ser aplicada no comportamento humano. Uma só pessoa agindo com dignidade pode não melhorar o mundo, mas servirá de estímulo contra a canalhice
Os maiores erros da atualidade não estão nas incertezas das pessoas capazes mas nas certezas das pessoas despreparadas.
"O TEU ÊXITO DEPENDE DO SEU ESFORÇO -- Se você quer progredir na vida, sem sobressaltos (apertos), é necessário colocar a mente em ação; procurar o caminho exequível e não o caminho fácil. O seu êxito está atrelado a sua escolha"
🌹😍🌹
Enquanto se espera por uma atitude de alguém, o tempo vai passando e com ele deixamos de aproveitar o que há de mais belo na vida, no amor e na amizade... Deixamos de ser felizes ao lado de pessoas que nos amam...
🌹😍🌹
HSO de Oliveira
A Síndrome de Ulisses
Você sabia que imigrar pode trazer sensação de luto???Infelizmente isso acontece com mais frequência do que imaginamos e tem o nome de Síndrome de Ulisses.
Qualquer perda, que trás tristeza e sofrimento pode ser considerada um luto.
Na psicologia esse termo è usado, não apenas para perdas relacionadas à morte, mais também para perdas sentimentais, como uma separação, uma mudança muito dolorosa, a perda de um emprego…e acreditem : até mesmo a imigração!
Sim! Imigrar pode trazer sensação de luto. E por isso pode ser confundida com doenças como depressão,transtornos pós-traumáticos entre outras doenças, levando a um diagnosticado errado e até mesmo prejuízos na recuperação.
A síndrome de Ulisses ,não é uma doença uma doença, pois o luto faz parte de uma etapa normal em nossas vidas.Porém essa síndrome não deve ser minimizada,pois ela está no limite entre a boa saúde mental e o desequilíbrio mental.
As queixas relatadas ou observadas durante essa síndrome pode ser : irritação , perda de
energia física, inquietude, dores de cabeça, insônia,falta de memória e até confusão mental, vontade de se isolar, choro e tristeza.
A experiência de imigrar è um bom exemplo para essa situação, já que ao imigrar deixamos nossas raizes, nossos amigos, parentes e chegamos em uma terra desconhecida, onde tudo è novo,onde temos medo do futuro, angústias e em alguns casos passamos por situações que não podemos prever e em algumas ocasiões, não são experiências agradáveis ou confortáveis.
No início para a maioria das pessoas, pode ser empolgante.Representa a descoberta de um novo mundo, nova cultura, novos passeios. Mais junto com essas coisas boas ,também vem o medo do emprego novo, gastos, preocupações, dificuldade de se encaixar, dificuldade de se relacionar, dificuldade de se sentir pertencente ao novo ambiente, dificuldade com o novo idioma e em algum momento, vai bater o questionamento se tomamos a decisão certa e pode ser que bata um arrependimento.
Somos atingidos por esse fenômeno mesmo em momentos de passeio, de descontração, onde a lembrança de pessoas queridas que deixamos em nosso país , de situações que vivemos com elas e de sensações novas que gostaríamos de dividir com essas pessoas , trazem pensamentos de saudades ou tristezas, o simples ato de não ter com quem conversar , de não ter pessoas que entendam suas piadas, suas expressões, trás a tona a Sindrome de Ulisses.
Muitos imigrantes sofrem de solidão, sentem falta de apoio.
Nem sempre a falta è de quem ofereça apoio material(dinheiro, casa, comida, emprego)mais apoio psicológico, como aquela saída para bater um papo, socializar com pessoas com a mesma cultura, ter momentos de descontração.
A boa notícia è que esse sentimento tende a passar.
Para a maioria das pessoas,aos poucos a vida vai se encaixando,acontece a adaptação no emprego novo, chegam às novas amizades , vem a estabilidade financeira e tudo vai parecendo ficar melhor. Mais para outras pessoas,não è tao simples e rápido e elas precisam de ajuda. Procurar um profissional da área da saúde e contar com apoio de familiares e amigos. Ter alguém que te escute e entenda o que você está passando por já ter vivido essas experiências, è importante , pois pessoas que não viveram essa experiência tende a pensar: “nossa como reclama, está reclamando por morar em outro país? Quisera eu estar vivendo no exterior” e assim não existe empatia por falta de vivência da situação.
O PODER DOS PODERES E A HARMONIA ENTRE ELES - O poder da lei, o poder político, o poder econômico - O poder da lei é mandado pelo poder político, o poder político é mandado pelo poder econômico e a conveniência harmoniza os três.
O racismo no Brasil se torna insuportável quando você se torna patrão. Até hoje eu nunca vi nenhuma pessoa preta me perseguir.
A moça ferrada
Falam tanto dessa moça. Ninguém viu,
todos juram.
Cada qual conta coisa diferente,
e todas concordantes.
Dizem que à noite, ela. Ela o quê?
E com quem? Com viajantes
que somem sem rastro
gabando no caminho
os espasmos secretos (tão públicos) da moça.
Sobe a moça
a ladeira da igreja
para a reza de todas as tardes.
De branco perfeitíssimo,
alta, superior, inabordável
(luxúria de mil-folhas sob o véu,
murmura alguém).
À noite é que acontecem coisas
no quarto escuro. Ganidos de prazer,
escutados por quem? se ninguém passa
na rua em altas horas-muro?
Pouco importa, a moça está marcada,
marca de rês na anca, ferro em brasa
de língua popular.
Eu sempre paro para tentar compreender porque querem me ver tão infeliz, se eu luto para que as pessoas vençam e me sinto derrotada quando sou impedida de ajudar.
POEMA DO NADADOR
A água é falsa, a água é boa.
Nada, nadador!
A água é mansa, a água é doida,
aqui é fria, ali é morna,
a água é fêmea.
Nada, nadador!
A água sobe, a água desce,
a água é mansa, a água é doida.
Nada, nadador!
A água te lambe, a água te abraça
a água te leva, a água te mata.
Nada, nadador!
Senão, que restará de ti, nadador?
Nada, nadador.
A MORTE CHEGOU DE BRANCO
A morte chegou de branco
mas quem a viu não fui eu.
Foi a moça do barranco
que mal a viu se escondeu.
Chegou de branco trazendo
um sopro de terras santas
de rosas castas e rios
onde em claros arrepios
se deita o sonho gemendo...
Chegou de verdes colinas
de longínquos povoados
e tinha toda a pureza
da risada das meninas
das águas virgens das plantas
dos campos mal-assombrados.
Chegou de branco! De branco...
De branco como o silêncio
como as núpcias de branco
como o primeiro suspiro
da moça que no barranco
só por vê-la se escondeu.
A morte chegou de branco
mas quem a viu não fui eu.
"É melhor adotar a atitude de parcimonioso (económico) do que de pródigo (gastador), o 1° sempre tem recursos, o 2° por mais que ganhe, pede recursos'
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Versos de Amizade
- Frases de Amizade
- 72 frases de amigos que reforçam o valor da amizade
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de carinho e amizade para expressar gratidão e afeto
- Cartas de Amizade
