Amar um Inutil
Hoje não permito certos sacrifícios, sustos e flagelos..
Sendo assim, Passo a juntar todos os meus pedaços e perceber
que viver sozinho é bom, necessário e fundamental!
Se as coisas vão um pouco lentas, talvez a vida te diz que vais demasiado rápido... Vai devagar e desfruta o passeio.
...e mergulhando a cabeça no travesseiro levava consigo a imagem do que viera construindo e que sentia escapar dos dedos. Tentava agarrar, como os olhos cegados pela pressão, os pedaços de sua ordem que desmoronava, mas compreendeu o inevitável.
Queria ter vc aqui comigo.
Passar o tempo todo ao seu lado.
Tirar sarro da tua cara.
Fazer palhaçada o tempo todo.
Só pra te ver sorrir.
Mas não posso.
Agora estou pensando em vc.
Mas vc não esta pensando em mim.
Estou feliz por ter vc.
Mas também estou triste por não poder te-la como quero.
Que pena amor.
Poderíamos ser felizes juntos.
Não há portas para os territórios familiares da dor, não há como conter a violência dentro do ninho de uma pertença.Há apenas a dor, cintilando como um clarão no chumbo do céu, chuva de estrelas cadentes sem história nem mártires reconhecíveis.Porque há sempre uma noite mais escura do que a escuridão do mundo.Mesmo para aqueles que nunca souberam escavar até ao fundo dessa gruta negra, transiberiana, húmida, universal, a que chamamos coração....
O coração da mulher é assim, parece feito de palha, incendeia-se com facilidade, produz muita fumaça, mas em cinco minutos é tudo cinza que o mais leve sopro espalha e desvanece
A minha grande questão era (e ainda é, camarada): a gente está nascendo ou morrendo? Isto é, já viu foto do seu parto? Tudo bem: voce nasceu da sua mãe, ou de um tubinho de vidro, saiu, ficou de pé e pensou: eu estou vivendo. Tudo bem: começa a descida, adeus, amor, vou partir, tumba. É isso. Quando voce esta na subida, você esta nascendo. A descida só começa quando voce esta morrendo? Quando começa a descida? Eis a questão. Ser ou não ser? Não adianta se enganar, fazer plastica, encolher a barriga pra sempre. Eu acho íncrivel quando eu vejo alguém que está sempre na subida. Eu penso: esse ainda está nascendo. Ainda não viu tudo. Aí eu posso ser amigo, faço qualquer coisa para essa pessoa. Não fica questionando se vai ou não chover. É claro que a gente está morrendo. Mas também está nascendo. Você pergunta: o que isso muda? Eu digo: Olha, foi um prazer. Eu suporto as coisas impossíveis, que vem o cara de bom senso e explica: “Olha, gente, não vai dar pra fazer isso”. Ter coisa impossível, tem, mas e daí? Ninguém sabe nada, é tudo improviso, entendeu? É uma grande impostura essa certeza toda. Acriação - é, Deus, mesmo - não terminou, não está completa - tudo está sempre por se fazer, a coisa só termina por cansaço. O escultor parou, mas o vento, a chuva e os pombos estão por aí.
Dois
Eles eram dois
Mas nem sabiam que eram dois
pois os dois eram sozinhos
e se sentiam assim
sozinhos
os dois
Às vezes ficavam abraçados
testemunhando enchentes
e dividiam segredos e riam das bobagens um do outro
e telefonavam sempre
um para o outro
só numas de ouvirem
a voz
um do outro
Eles não eram felizes
E falavam alto nos bares
E contavam histórias estapafúrdias
os dois
Se encontravam
no meio de tanta gente
Eles sempre se encontravam
e sorriam tímidos um para o outro
porque eram sozinhos
os dois
e por um momento já não era tão assim
eles eram quase dois
mesmo sozinhos
assistindo filmes de madrugada
e pegando no sono
abraçando almofadas
sozinhos
bêbados
tomando comprimidos pra dormir
aviltados com a publicidade
que cercava a solidão dos dois
E eles queriam fugir
E ele queria entrar dentro dela
E ficar lá o resto de sua vida
não pra ser um
mas pra ser dois
definitivamente
de uma vez por todas
os dois
– Acabei de ter uma ideia:
eu te dou essa garrafa e você me dá dinheiro em troca!
– André: a Ana Paula inventou o capitalismo
Sabe como você pode ter certeza de que seus livros podem deixar as pessoas insanas,
como o rei de amarelo? É quando você percebe que você que está escrevendo está
ficando insano.
A mente não está sendo preparada para criar coisas novas, ela está sendo condicionada
para sentir apenas aquilo que eles querem.
As doenças podem estar presentes, mas é difícil provar elas, então, porque não paramos
e seguimos em frente até que o que não pode ser escondido apareça?
Buscar ajuda não é mais opção, falar não é mais uma opção, tentar não é mais uma opção, pois errar é vergonhoso, tentar sem saber é vergonhoso, falar sobre mim mesmo é vergonhoso, buscar ajuda já não considero, pois eu não consigo mais confiar em humanos.
O que é paixão, o que é depressão. Eu não sei. Será que estou sendo abusado demais para procurar respostas? Será que eu não estou fazendo o suficiente?
Não procuro cura, nem mesmo crescimento, não há valor pessoal ou algo mais para aprender, não há como buscar feedback. Eu já excluí muitas coisas e não tenho o mérito de ter auto compaixão. Não há mais sentimentos, não há mais ser humano, não há o que eu sinta. Nada que façam será o suficiente.
DOIS EM UM E UM SÓ.
Élcio José Martins
Estou em ti,
você em mim,
Eu e você em um só.
Por dentro vejo,
Soluços e benfazejos.
Graças e gracejos...
Perfazes desejos,
Distintos, lisonjos!
Sonetos de encantos,
Alegrias em prantos.
Sois eu em você!
Uma razão de querer.
O que mais eu quero ter?
Partes de mim e
É parte de mim.
Sem ti é lamento,
Morrerá meu pensamento...
Élcio José Martins
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Frases sobre o Medo de Amar