Amar um Inutil
A salvação que é ofertada a todos teve um preço altíssimo. Mas, apesar do preço ter sido altíssimo, ela continua sendo ofertada de graça a todos.
O Cristão Persevera Para ser Salvo, ou Persevera Porque já é Salvo?
Mais um espantalho dos calviminions contra os Arminianos.
Nenhum Arminiano se posiciona contra a importância da perseverança dos santos, pelo contrário, nós enfatizamos isso!
A preservação e a perseverança são dois lados da mesma moeda, é uma via de mão dupla, onde Deus faz a parte dele nos preservando e nos dando capacitação pra perseverar e o ser humano corresponde a isso perseverando.
A verdadeira questão aqui é definir o que é causa e o que é efeito nessa relação.
Biblicamente na Ordo Salutis a regeneração precede a perseverança. Portanto, primeiro a regeneração que transforma a natureza do ser humano, e só depois dessa experiência do novo nascimento o novo homem naturalmente irá perseverar, pois agora ele é uma nova criação e se tornou morada do Espírito Santo.
Então a causa é a própria salvação (regeneração) e a perseverança é uma consequência natural de ser salvo.
Portanto a pergunta seria: Eu persevero para ser salvo, ou sou capaz de perseverar porque já fui salvo (regenerado).
Observe o que o Apóstolo João diz a esse respeito:
"Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado porque é nascido de Deus. Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão". (1°João 3.7-10)
Ver também (1°João 4.4-6 e 1°João 4.13-19).
Perceberam a diferença?
Eu não persevero para ser salvo. Eu persevero porque já fui salvo. E depois de ter sido regenerado, minha natureza agora é perseverar.
Cada ser age conforme sua natureza.
A natureza do cavalo é correr, a do pássaro é voar, a do ímpio é pecar e a do regenerado é perseverar, crer e amar.
Agradeço a oportunidade, Marcelo Rissma.
Um Breve Resumo da Vida e Morte dos Apóstolos de Jesus.
(Simão) Pedro
Conheceu a Jesus em: Lc 5.1-11
Morte: Crucificado de cabeça para baixo em Roma.
André
Conheceu a Jesus em: João 1.29-40
Morte: Preso a uma cruz de onde pregou até morrer em Patras.
Filipe
Conheceu a Jesus em: João 1.43
Morte: Crucificado em Hierápolis
Paulo (Saulo)
Conheceu a Jesus em: Atos 9.1-9
Morte: Decapitado por Nero em Roma
Bartolomeu (Natanael)
Conheceu a Jesus em: João 1.45-51
Morte: Esfolado vivo em Albanópolis
Tiago
Conheceu a Jesus em: Lucas 5.9-10 (possivelmente)
Morte: Decapitado em Jerusalém
Tadeu (Judas)
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Morto em Beirute
Mateus (Levi)
Conheceu a Jesus em: Mateus 9.9
Morte: Ao fio da espada na Etiópia
Matias
Conheceu a Jesus em: Sem informação, mas pode-se ler: Atos 1.21-26.
Morte: Primeiro apedrejado e depois decapitado na Etiópia
Tiago, o menor.
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Foi lançado de um pináculo do templo e depois espancado até a morte.
João.
Conheceu a Jesus em: Lucas 5.9-10 (possivelmente)
Morte: Depois de ter estado preso em Patmos, foi solto e morreu de causas naturais em Éfeso.
Tomé.
Conheceu a Jesus em: Sem informações
Morte: Morto por lanceiros próximo a Madras
Simão, Zelote
Conheceu Jesus em: Sem informações
Morte: Crucificado em Beirute
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
As doutrinas calvinistas (Maniqueísmo e Gnosticismo) foram um câncer tratado na patrística, que retornou em Agostinho (que foi maniqueu), cresceu com Calvino e se espalhou pelo cristianismo, e é pouco combatida pela igreja atual.
O mundo só se interessa por um Cristo que atenda às suas necessidades egoístas, mas rejeita sistematicamente O Cristo que diz "negue-se a si mesmo e siga-me".
(Lucas 9.23-26)
Deus é imutável em Seu Amor. Ele te ama. Ele tem um propósito para sua vida. Não deixe que as manchetes de jornais o assustem. Deus ainda é Soberano, Ele ainda está no trono.
Ser um cristão nominal e ir à igreja é algo barato e fácil. Mas ouvir a voz de Cristo, segui-lo, crer nEle e confessá-lo exige muita renúncia.
A religião do ateu com um vazio em forma de Deus em seu coração e a persuasão do teólogo não convertido são ambas como lâmpadas apagadas.
Judas andou com a porta, mas não entrou nela. Conheceu o caminho, mas andou por um atalho. Conviveu com o pastor, mas não quis ser sua ovelha. Viu a luz e viveu em trevas. Seguia a verdade vivendo uma mentira. Andou com a vida, mas escolheu a morte. Conheceu o dono do céu, mas decidiu ir para o inferno. Judas conviveu, mas não converteu.
Um dos grandes males desde a constatinização da igreja a partir do 3º século é que as massas estão sendo discipuladas para frequentar igrejas e seguir doutrinas e confissões de fé humanas em detrimento do Evangelho.
Igreja Primitiva - um Modelo a ser Seguido.
Todos deveriam estudar a história da igreja primitiva, pois nela não tinha pastor presidente ganancioso e tirano, não tinha um "trono" no púlpito, não tinha pregadores disputando agenda de eventos para faturar dinheiro e não havia pregação do medo sobre dízimos e ofertas.
Na Igreja primitiva não havia disputa por membros, nem cultos temáticos. Não tinha cultos de aniversário do Apóstolo Paulo e nem do Apóstolo Pedro, nem culto de jovens ou de senhoras; nela o culto era unicamente para Deus.
A Igreja primitiva era única, não havia estatutos humanos, mas seu estatuto era a Sã Doutrina.
Na Igreja primitiva não se vendia objetos ungidos, nem faziam campanhas de vitória e prosperidades. Não havia entretenimentos para atrair jovens, nem stand-up com pastores comediantes no púlpito.
A Igreja primitiva não buscava favores de políticos, e nem indicações de líderes para cargos políticos, mas ela confrontava o sistema pregando a verdade de Cristo.
A Igreja primitiva repartia, ela dividia bens com os mais pobres e vivia uma comunhão plena em amor e verdade.
A igreja primitiva formava discípulos/as comprometidos com o Reino de Deus que eram enviados para os campos missionários para espalhar as boas novas do Reino e não para construir um império pessoal.
A Igreja primitiva vivia dentro de uma linha tênue de vida e morte, era perseguida e martirizada, mas não omitia a verdade do Evangelho. Ela não negociava os princípios do Reino de Deus.
A igreja primitiva não fazia marcha para Jesus, nem montava palcos para receber celebridades gospel que se enriquecem a custa do povo de Deus.
A igreja primitiva não ostentava poder, nem acumulava riquezas para se tornar uma instituição poderosa e respeitada nesse mundo caído.
A Igreja primitiva deveria ser nosso modelo e não as megachurches que não passam de empresas da fé.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Calvinismo e os Dons de Cura
Calvinistas como todos sabem são cessacionistas (um nome chique para incredulidade), pois não crêem na contemporaneidade dos dons.
Algum tempo atrás, um dos gurus do calvinismo aqui no Brasil, Augusto Nicodemus, com ares de zombaria, indagou o porquê os irmãos e irmãs que advogam ter o dom de cura, na época da pandemia não foram aos hospitais curar os infectados. Essa indagação é no mínimo patética e ridícula! Mas vindo de onde vem não me causa surpresa.
Mas, para que o renomado guru da calvinolândia não fique sem uma resposta bíblica ao seu argumento falacioso, digo, o fato de alguém ter o dom da cura concedido pelo Espírito Santo, não significa que este possa usá-lo quando quiser.
Talvez o renomado guru da calvinolândia não tenha lido que o Apóstolo Paulo, mesmo tendo sido usado para curar diversas pessoas em seu ministério (At 14.3; 14.8-10; 16.16-18; 19.11-12; 20.9-10; 28.3-9) não curou Trófimo (2° Tm 4.20), não curou Timóteo (1° Tm 5.23) e inúmeras outras pessoas.
O que o renomado guru da calvinolândia finge não saber é que, o Espírito Santo é Soberano (algo que eles falam tanto) e opera quando quiser.
Escutemos o Apóstolo Paulo na primeira carta aos Coríntios no capítulo 12.11: Mas um só é o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
Para terminar, o renomado guru da calvinolândia deveria saber que é o Espírito Santo que usa o crente e não o crente que usa o Espírito Santo!
Pense nisso e cuidado com os falsos mestres!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Chegará um dia que Deus nos mostrará que todas aquelas dores faziam parte do processo para nós manter fiéis até o fim. Então nesse dia entenderemos o significado do Seu Amor por nós.
Garota... entenda de uma vez por todas: um homem pode ser bonito, bem-sucedido e instruído em toda ciência. Porém, se ele não entender como Cristo amou a Igreja, jamais entenderá como amar você.
A mensagem coach e dos influencers não passa de um placebo para pessoas fragilizadas que precisam de um destino real. O que eles fazem é inflar os sentimentos dessas pessoas como balões cheios de ar e depois as mandam para um mundo cheio de espinhos.
Muitas vezes o fim de um relacionamento é modo que Deus usa para que não seja o fim da sua história
Para um relacionamento dar certo é preciso três pilares básicos:
No tempo de Deus, do jeito de Deus, e a pessoa tem que ser de Deus.
Deus Pode Fazer o que Quiser?
Entre a metafisica e a ética existe um meio termo: responsabilidade!!!
Alocar categorias filosóficas para demonstrar que Deus é o autor do mal é uma blasfêmia repetida reiterada vezes por calvinistas!
Outrora discutíamos com ateus para provar que Deus existe e é bom. Hoje temos que discutir com Calvinistas e suas filosofias deterministas e fatalistas para prová-los que Deus não é satanás.
Muitas pessoas não sabem, mas a primeira patrologia da história foi escrita por um protestante. O termo patrologia foi cunhado pelo Luterano Jhonannes Gerhard no livro - Patrology the lives and works of the fathers of the church.
Assim, fico estupefato quando vejo um protestante dizer que a patrística o fez retornar ao catolicismo ou se tornar católico, sendo que foram os protestantes que recuperaram o interesse pela patrologia.
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Frases de perda de um ente querido para encontrar conforto em palavras
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Frases sobre o Medo de Amar
