Alexander Solzhenitsyn
Justiça é consciência, não uma consciência pessoal mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça.
Hoje em dia, não pensamos muito no amor de um homem por um animal; rimos de pessoas que são apegadas a gatos. Mas se pararmos de amar os animais, não estaremos na iminência de pararmos de amar os humanos também?
Tão logo a falsidade seja desmascarada, a violência nua terá que aparecer em toda sua hediondez - e a violência, derrotada, desaparecerá.
O patriotismo é um sentimento integral e persistente de amor à pátria, com a disposição de fazer sacrifícios por ela, de compartilhar seus problemas, mas não de servi-la sem questionamentos, de não apoiar suas reivindicações injustas...
Se ao menos houvesse gente ruim por aí, insidiosamente fazendo o mal e fosse necessário apenas separá-las do resto de nós e destruí-las.
Mas a linha que divide o bem do mal passa pelo meio do coração de cada ser humano. E quem está disposto a destruir um pedaço de seu próprio coração?
Nós não amávamos a liberdade o suficiente. E ainda mais – não tínhamos consciência da situação real... Merecíamos pura e simplesmente tudo o que aconteceu depois.
Um declínio na coragem pode ser a característica mais marcante que um observador externo percebe hoje no Ocidente. (...) Tal declínio na coragem é particularmente perceptível entre as elites dirigentes e intelectuais, causando uma impressão de perda de coragem por parte de toda a sociedade.
Isso pode acontecer. É possível. Como diz um provérbio russo: "Quando isso lhe acontecer, saberá que é verdade." Mas será que temos mesmo de esperar pelo momento em que a faca esteja em nossa garganta?
A ideologia Comunista é destruir sua ordem social. Este tem sido seu objetivo por 125 anos e nunca mudou; apenas os métodos mudaram um pouco.
Ainda há muitos indivíduos corajosos, mas eles não têm influência determinante na vida pública.
O comunismo é uma tentativa tão grosseira de explicar a sociedade e o indivíduo que é como se um cirurgião realizasse as suas delicadas operações com um cutelo.
Se formos privados dos conceitos de bem e mal, o que restará? Nada além da manipulação um do outro. Vamos afundar no status de animais.
Na Ucrânia e no Kuban, cerca de 6 milhões de camponeses, incluindo crianças, velhos homens e mulheres, morreram de fome, inchados de fome e contorcidos em agonia - e isto foi em tempo de paz.
Nem um único jornal ocidental publicou fotografias ou reportagens sobre a fome.
"O que é contra o comunismo é pela humanidade. Não aceitar, rejeitar esta ideologia comunista desumana é simplesmente ser um ser humano. É não ser um membro de um partido."
"[A violência] nem sempre, não necessariamente, estrangula abertamente a garganta, mais frequentemente exige dos seus súditos apenas um juramento de lealdade à falsidade..."
"O mundo está sendo inundado pela convicção descarada de que o poder pode fazer qualquer coisa, a justiça nada".
As sociedades ocidentais estão perdendo cada vez mais sua essência religiosa à medida que, sem pensar, entregam sua geração mais jovem ao ateísmo.