Adeus meu Amor a Morte me Levou de Vc
Fabricantes de carro deviam ser preso porque o ladrão o usa para roubar, assim como o professor tem de passar a limpo o diário quando reprova muitos alunos, sendo que eles não fizeram um bom uso das aulas a eles ministradas.
O sopro do saldo que baforo não me assegura o alívio das duras penas dos longos anos letivos e do jugo imposto a distância.
Já nem posso mais pedir aquela redação sobre as férias. Antigamente os alunos concorriam para mostrar quem desfrutou melhor: Pseudoinovadores da educação no controle do caos.
Agora sou eu quem escreve a redação sobre as minhas férias para mostrar que viajei, amenizando meus sentimentos de lesado.
Para mim, só a inteligência livremente exercida num quadro limitado pelo horizonte de consciência e pelos meios de ação disponíveis distingue uma da outra as ações historicamente significativas. Como diz Ernest Junger, todos os monumentos existentes foram erigidos à glória do livre-artbítrio.
Entrai pelo portal estreito. O portal é largo, e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são aqueles que caminham por ele. E estreito é o portal, e apertado é o caminho, que conduz ao amor, e à vida, e ao conhecimento e sabedoria, e poucos são aqueles que o encontram, e caminham nele, por sua própria vontade.
O brilho superficial e o prestígio midiático de um Michel Foucault, de um Pierre Bourdieu, de um Habermas, de um Noam Chomsky, não devem afastar 'a priori' a hipótese de que sejam realmente inteligências inferiores, deficientes, facilmente iludidas pelo seu próprio discurso.
***
A marca mais característica do pseudofilósofo e do pseudo cientista social é explicar as condutas humanas fazendo abstração das intenções conscientes e atribuindo tudo à ação de fatores extrapessoais, mais ou menos automáticos, que passam ao largo da consciência, e em seguida CULPAR os sujeitos humanos por essas ações como se as tivessem praticado deliberadamente.
É claro que nenhum desses gurus do absurdo consegue ou tenta explicar pelas mesmas forças extraconscientes o fato de que ele próprio tenha resolvido apelar a elas como causas explicativas universais. Donde concluímos que não só ele se imagina uma exceção à sua própria teoria e nem pensa em justificar isso, porque toma essa atitude meio às tontas, mas que, no cômputo final, só ele é consciente enquanto o resto da espécie humana é um bando de bonecos de ventríloquo por cujas bocas de papelão as forças impessoais falam sem que eles nem percebam -- o que não os impede, é claro de ser culpados pelo que elas fazem à sua revelia.
Quando, por exemplo, Michel Foucault explica todas as ações humanas como 'relações de dominação' -- dando a essa assertiva o valor de um juízo condenatório universal --, ele é incapaz de dizer que raio de relação de dominação ele pretende impor aos leitores com os seus livros, e mais incapaz ainda de explicar por que essa relação deveria ser mais aceitável que qualquer outra.
A obra desses indivíduos demonstra uma inconsciência que raia a estupidez pura e simples.
O eurasianismo -- juntar numa síntese mundial tudo quanto é anti-ocidental -- não é senão uma cópia parcial daquilo que a estratégia diversitária já vem fazendo pelo menos desde 1968.
Imaginar que as classes sociais sobem derrubando as anteriores é a maior bobagem que alguém já pensou. Nenhuma classe dominante jamais 'caiu'. Elas apenas se adaptam e se reciclam.
***
Tudo o que hoje a esquerda faz no mundo é para a glória do grande capital.
Nossa época está perdida, mas, se recusarmos toda cumplicidade com a demissão geral das inteligências e insistirmos em continuar compreendendo com realismo implacável tudo o que acontece, por feio e monstruoso que seja, conservaremos as sementes da sanidade espiritual intactas para poderem ser replantadas numa época vindoura. Essa é a nossa única obrigação.
Por duas vezes a filosofia tentou transformar-se numa profissão acadêmica altamente técnica: na escolástica medieval e no meio universitário anglo-saxônico do século XX. Nos dois casos um começo promissor foi seguido de uma queda duradoura na mais acachapante esterilidade.
[...], o deslumbramento ante as sutilezas da lógica e especialmente da lógica matemática é, por si, prova de imaturidade filosófica. Embora algum estudo dessas disciplinas seja indispensável, a contribuição delas à grande filosofia é bem irrisória. O próprio criador da ciência lógica, Aristóteles, fez pouquíssimo uso dela em suas investigações, preferindo a confrontação dialética, tecnicamente inferior porém mais rentável como logica inventionis, 'lógica da descoberta' em oposição à lógica da prova.
Todos poderão ver nossas virtudes e ficarem calados; mas no mínimo uma pessoa irá ver nossos defeitos e se empenhar em propagá-los, para que o mundo inteiro saiba (14.08.15).
Luz reluzente
A luz que reluzia daquela face,
Era tão humilde quanto divina
Qual seria sua origem?
Começo a olhar em volta,
Quase todos os rostos
possuem a mesma
Por que são assim?
Será que é assim que me veêm?
Aqueles nos quais não a via,
observei.
Eram pessoas amargas,
angustiadas,
Com uma grande sombra ao invés da luz.
Será, então, essa luz
a chama do desejo de viver?
Ou somente uma ilusão?
E esse próprio sentimento seja uma ilusão?
Nunca saberei...
Primeiro dia
Aquele nervoso,
aquele medo,
aquela expectativa,
tudo por entrar em uma sala.
Olha ao redor,
não reconhece ninguém.
Olha para a professora,
e também não a reconhece.
E então,
começa a aula,
e já não importa mais.
Ser filósofo é enxergar o mundo com olhos de observador, é tentar encontrar a solução ou tentar amenizar a dor. É ter opinião dentro de uma razão, é seguir o óbvio e encontrar explicação, é ser um cientista que não descarta religião. Ser filósofo é esquivar da depressão, é encontrar respostas para se ter uma vida melhor, é questionador. Ser filósofo é não achar que tem razão mas sim estudar todos os fatos e escutar. Filosofar é uma personalidade que nasce já com o filósofo, não é formação e sim um dom, de enxergar a vida de uma maneira diferente às vezes de mãos dadas a solidão.
Três da manhã. Desperto incerto... E essa quermesse?
E a Flor que sonho? e o sonho? Ah! tudo isso esmorece!
No meu quarto uma luz luz com lumes amenos,
Chora o vento lá fora, à flor dos flóreos fenos...
Mude sua formar de ver suas decepções
Encare-as de formas diferentes
Não se destrua por dentro por causa delas
Não se entregue a elas
Por mais baixo que elas te deixe, saiba que o mundo não acaba ali.