Acolher: textos e poemas sobre esse gesto de apoio
Respeitar os seus processos tem a ver com acolher o que você sente, e não aquilo que dizem que você deveria sentir, pelo tempo que supõem razoável sentir. É tudo seu. Tudinho seu...
Abrace como quem quer acolher, acolha como quem deseja ser solidário, ajude como quem se coloca no lugar do outro.
O amor tem a capacidade milagrosa de curar feridas do passado, de acolher nossa criança interior e seus machucados. Amar é perceber e sentir como a criança que fomos um dia, sem apegos e condicionamentos, doando o melhor de si e apreciando as coisas mais simples que a vida pode nos oferecer.
Quero ser braços que se abraça colo que se acolher, mão que acarecia lábios que se beija desejo que, sacia lágrimas que esconde alegria e desencantos.
Aprender a acolher as diferenças. Isso é o que precisamos constantemente fazer. Porque respeitá-las já deveria ser um dever!
Ser fora do padrão é o seu maior ato de revolução. É rejeitar a prisão de normas alheias, e acolher a verdade que mora no seu interior. Ser você é a mais pura e bela rebeldia da alma que não se permite escravizar. Que não busca o normal, mas sim o extraordinário! Que não se contenta com pouco, e que se respeita demais para mudar por qualquer um ou qualquer coisa.
Seja você acima de tudo! Quem te amar, amará justamente por isso. Quem partir, nunca teria te amado de verdade. Não é possível amar uma idealização, pois ela é tão falsa quanto esse "amor". Só é possível amar aquilo que é real. Se for falso(a) consigo mesmo(a) buscando aceitação e amor, nunca será amado(a) por ninguém, e muito menos se sentirá uma pessoa completa afogando partes de si para caber no que alguém, o mundo ou a sociedade pede.
Pare de tirar seus próprios pedaços! Junte-os, e seja finalmente alguém inteiro(a), livre e feliz! Seja de verdade! A autenticidade é a chave da plenitude, e a busca eterna pelo encaixe aos moldes alheios é o caminho mais rápido para a depressão e a ansiedade. Não abra mão de si, muito menos da sua verdade! Seja sempre absolutamente e irremediavelmente, quem és! Não se anule jamais!
- Marcela Lobato
“Poesia, senhora de si! Livre — absolutamente livre — capaz de acolher até o canto sagrado de um passarinho.”
Permitir
Permiti que você cruzasse minha porta
sem mãos que não sabiam acolher.
Permiti que tocasse minha alma
com mãos que não sabiam acolher.
O jogo frio com os seus sentimentos
Permiti que as palavras ferissem
e o silêncio machucasse mais ainda.
Permiti, porque eu permiti tudo isso.
Apenas eu.
"Quem sabe perdoar sabe amar, acolher, consolar, motivar e transformar as pessoas, criando um salutar clima de convívio entre elas".
Cada vez que alguém escolhe amar em vez de odiar, perdoar em vez de vingar, acolher em vez de excluir - está interrompendo, ainda que em pequena escala, o ciclo de guerra que vive no âmago do coração humano.
"Se o que nos une já não desperta em nós o sorriso, talvez seja necessário acolher o que nos separa, para compreender que a verdadeira união não está na presença, mas no sentido que damos à distância.”Furucuto, 2025.
