A Virtude da Maturidade
O ser perfeito!
Falar mal de pessoas,cuidar da vida alheia,tem o querer “se engrandecer” sobre as falhas dos outros e não percebe que isso é coisa de gente miúda, que na tentativa de sentir-se bem, precisa preencher seu vazio com o conteudo dos outros !
Gente que ao sorrir destila o puro veneno que abita sua mente e seu coração!.
Gente que precisa sujar de lama a vida e a honra de quem erra ou errou!
Gente que se acha acima do bem e do mal!
Essa é gente que julga-se ter alcançado a perfeição.
“A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ver reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida” (§ 2270)
A transparência é uma qualidade excelente que muitas pessoas têm, porém muitas das vezes a pessoa é incompreendido, pois muita gente acaba levando para o lado pessoal. O que é melhor: a transparência ou a falsidade?
Às vezes recuar é a melhor forma para avançar, mas para enxergar isso é preciso ter humildade e ser uma pessoa ensinavel.
Uma característica de quem é forte e sábio, é saber que em certos momentos ou ocasiões se deve recuar! Isso não é fraqueza! Agora a fraqueza é ver claramente que precisa recuar, e a pessoa não recua por vergonha ou egocentrismo.
Esse recuo é o caminho da volta para fazer o certo, o que havia começado errado.
"...tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de ficar quieto e tempo de expressar o que se sente..."
(Eclesiastes 3, 7)
Sabemos que existe tempo pra tudo, inclusive de falar e de ficar calado. Neste tempo devemos ficar só refletindo, meditando e absorvendo, e com certeza depois vai vir o tempo de expressar o que sentimos ...
Queres ter problemas com a maioria das pessoas: fala-lhes a verdade que confronta, pois proporciona mudanças para melhor, mas porém, se não quiser enfrentar problemas ou ser mal interpretado, massageie o ego delas, e não terás problemas.
"Uma das maiores audacias do homem, é achar que merece alguma coisa de Deus! Tudo que recebemos de DEUS, é por meio de Sua graça (favor imerecido), por intermédio da Justiça de Cristo ".
O silêncio diante de algumas situações é um resumo de expressões de conjuntos de qualidades como:
Domínio próprio, ou seja, ele pode ficar chateado, pode até se irar, contudo ele vai dominar o momento de stress e vai promover a paz;
Preservação da imagem - não querendo fazer e nem participar de "barraco" (confusão);
Preservação moral - não se rebaixando, ou seja, não agindo igual a quem age com falta de sabedoria promovendo escândalos.
Como você se comporta diante de tais situações?
O silêncio é uma virtude que só é conquistada por aqueles que são sábios, e que almejam uma vida de paz consigo e com os outros.
(Daniel Vieira da Silva)
"As trilhas do desajuizado aos seus próprios olhos parecem um ótimo atalho; antes de tudo, porém, o sábio inclina seus ouvidos para os conselhos.
O tolo revela de imediato seu aborrecimento, mas a pessoa prudente ignora o insulto"! (Provérbios, 12, 15-16)
"Toda pessoa prudente deve agir com sabedoria, mas o tolo torna pública toda a sua tolice". (Provérbios 13, 16)
"Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência". (Provérbios 17, 28)
"Se procedeste como um tolo em te exaltares ou se tramaste o mal, tapa a boca com a mão".
(Provérbios 30, 32)
As pessoas costumam se revelar diante de várias situações adversas, ou seja, querendo encontrar um culpado ou um motivo por causa das adversidades que surgem na sua vida. Ex: reclamando, murmurando, desforrando nas pessoas, colocando a culpa em todos que o cercam, colocando a culpa em Deus, colocando a culpa nas pessoas, colocando a culpa na esposa ou marido. como você se revela e se comporta diante de tais adversidades?
Lembre-se que a boa parte das coisas que nos acontece, é por causa do que plantamos, mas o homem costuma ter uma "amnésia" das "sementes ruins" que plantou, e que por um tempo, vem a colheita dos frutos do seu plantio.
O que você tem plantado?
O que você tem colhido?
Está em tempo de mudar o seu plantio, ou seja, plante sementes boas, para colher bons frutos.
(Daniel Vieira da Silva)
"Assim sendo, toda árvore boa produz bons frutos, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim produzir bons frutos.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis".
(Mateus 7, 17-20)
A maioria das pessoas dizem a respeito da bíblia ou de Deus assim: minha forma de pensar é essa! Ou falam: eu acho que é assim porque, essa é a minha interpretação! Ou seja acheologia! ( "Acheologia" - a ciência do que o homem acha que é pronto e acabou, "achismos")
Fica uma pergunta reflexiva: o que Deus acha do que você pensa ou acha a respeito D'Ele e da Palavra que também é D'Ele?
(Daniel Vieira da Silva)
"Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos".
(1 Coríntios 3:18-20)
Jamais lance palavras negativas ou de maldição sobre as pessoas principalmente sobre os filhos...
Sempre profetize e abençoe a vida das pessoas e das nossas crianças. Em momentos de aflição ou afronta, se for para falar o que não convém, encha a sua boca de água ( como diz o Pastor Carlos Alberto), e só a esvazie se for para abrir e abençoar.
(Daniel Vieira da Silva)
"Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto". (Provérbios 18, 20-21)
"Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha.
Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno.
Pois toda espécie de feras, aves, répteis e criaturas marinhas é possível domar e, de fato, tem sido domada pelos seres humanos;
a língua, contudo, nenhuma pessoa consegue dominar. É um mal incontrolável, cheia de veneno mortal.
Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, porém com ela amaldiçoamos nossos semelhantes, criados à imagem de Deus.
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo!
Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre?
Ora, meus irmãos, é possível que uma figueira produza azeitonas ou uma videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode jorrar água doce.
(Tiago 3, 5-12)
Temos que ser a mudança, que queremos ver nas pessoas! Temos que ser com as pessoas aquilo que desejamos que elas sejam para conosco. Temos que ser educados; pacientes; perdoadores; temos que saber falar na hora certa, saber ouvir; saber esperar; ser compreensivo; temos que ser pacificadores; transparentes; piedosos... etc.
O que você tem sido para as pessoas que o cercam?
(Daniel Vieira da Silva)
"Portanto, tudo quanto quereis que as pessoas vos façam, assim fazei-o vós também a elas...."
(Mateus 7, 12)
Sou contra a interferência do estado na criação das crianças por meio da erotização ou libertinagem! Defendo a maturidade pessoal, progressiva e educada pela família! Não Essa sacanagem!
Pessoas que falam mal de políticos, e ao mesmo tempo quando se deparam na estrada com um caminhão que bateu ou tombou, na qual o motorista morreu ou não, e roubam a carga, e o pior, sem um mínimo de compaixão pela vida do motorista, ou melhor, pela vida humana, é igual ou até pior que certos políticos... Quanta hipocrisia e mediocridade... Não adianta nada falar da boca para fora, se as atitudes não condiz com o que foi falado...
A vida será curta para aqueles que desejam e buscam tanto vivê-la como compreendê-la com maior intensidade, mas será pequena para aqueles que se limitam e são desprovidos de maturidade.
Puxões de Orelha
Piá de prédio, às vezes é assim
Comporta-se com indiferença
Chega da guria dar um tédio
Por tanto que fazem besteiras
Contudo, como grandes crianças,
Alguns precisam de grandes
puxões de orelhas
Antes de quem ama
do que pelo mundo
Para entender o que significa
Um relacionamento maduro
Sou grato às conquistas e mais ainda às frustrações da vida, pois sem elas não teria alcançado as conquistas nem teria maturidade de reconhecê-las como importantes na trajetória da minha vida.
Enquanto somos novos, jovens,
agimos conforme pensamos ser.
Mas quando vem a soma do tempo,
também a multiplicação de sabedoria;
agimos mais conforme deve ser.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
- Frases sobre persistência que destacam a força dessa virtude
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
- Virtude
- Poema Maturidade
- A Seriedade é a Virtude do Silêncio