A Semelhança de um Filho com a Mãe

Cerca de 19232 frases e pensamentos: A Semelhança de um Filho com a Mãe

⁠O indivíduo vive para se tornar um ser cada vez mais feliz, experimentando o prazer de se construir, de se melhorar, de se elevar, produzindo sentido existencial.

Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência

FAZER O BEM

Alguém: filósofo, importa fazer o bem sem olhar a quem?
Filósofo: quem é quem?
Alguém: como eu, alguém.
Filósofo: vá, se olhar no espelho.
Alguém: vi, a minha imagem.
Filósofo: sim, uma representação sua.
Alguém: qual a reflexão?
Filósofo: importa fazer o bem sem olhar para você mesmo.
Alguém: por quê?
Filósofo: porque o outro é você, em outra situação.
Alguém: então, o outro, é o meu espelho?
Filósofo: que bela conclusão!
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 30/09/2021
09:36h

PUNIÇÃO POR PALAVRAS

Alguém: bom psicanalista, em um suposto relacionamento amoroso, pode me dar um exemplo de punição em forma de palavras, sem a necessidade de agressão física?
O Bom Psicanalista: Os comportamentos ameaçadores são do tipo: “Se você não fizer o que eu quero, você vai se arrepender amargamente, pelo resto da sua vida; nunca mais quero olhar na sua cara, nem falar com você”.
Alguém: que tipo de efeito ou reação isso pode causar na pessoa ameaçada?
O Bom Psicanalista: a ideia é provocar um sentimento de culpa, fazer a pessoa ameaçada se sentir responsável por suas próprias ações, culpada por não atender aos desejos daquele que ameaça.
Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data: 23/09/2021
20:38h

PERCEPÇÃO

Solidão de Si
Alguém:
-Filósofo, o que significa solidão de si?
Filósofo:
- Ainda não experimentei a solidão de mim, mas dos meus questionamentos. Mas, como nada sei, apenas supor que, para alguns, é se perder a si mesmo, é não se querer, se abandonar. É achar que o outro não lhe vê e nem lhe quer e acha que, por isso, também não deve se importar, nem saber onde está. Foge de tudo e de todos, mas inconscientemente vive a procurar. Na verdade, é analisar o outro na tentativa de se encontrar. Enfim, tudo é uma questão de percepção. Ou não?

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
13/08/2021
09:10h

Um Grande Discurso

No começo, espanto, no meio, admiração. No contraditório, reflexão. Depois das considerações finais, silêncio. Assim é que, com palavras, se provoca a angústia: evitar cair no abismo, ou se lançar de vez? É o princípio do medo, duvida e desejo.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
09/08/2021
14:19h

PERCEPÇÃO

Percepção: - Filósofo, por que a realidade, para algumas pessoas, parece ser tão sombria?
Filósofo: - O que que as pessoas percebem como realidade, na verdade não passa de uma projeção de um mundo infinitamente maior e mais majestoso, cheio de coisas admiráveis e espantosas, maravilhosas, um mundo de ideias grandiosas, que poderão ter acesso com a ajuda da filosofia. A missão do filósofo, assim, é ir até a caverna da ilusão e libertar os prisioneiros através do conhecimento.

Autor: Alfredo S. M. F.
07:16h

A ANGÚSTIA DO SILÊNCIO

Silêncio: Barulho, estou angustiado, por que você não me responde mais?
Barulho: Como vou te incomodar, se não sei como te encontrar? Onde está agora?
Silêncio: entre as galáxias.
Barulho: Sendo assim, como, se você vive alienado? Minhas ondas sonoras não conseguem se propagar no vácuo do teu espaço.

Autor: Alfredo Soares Moreira Filho
Data:11/08/2021
08:40h


PUNIÇÃO POR PALAVRAS 2

Alguém: bom psicanalista, quando deu um exemplo de punição por ou com palavras, sem a necessidade de agressão física, observei que isso aconteceu exatamente com um determinado relacionamento amoroso, de um casal que conheci. Só que, nesse caso, a pessoa ameaçada, ao sentir-se culpada, por não ter atendido os desejos de quem fez a ameaça, procurou desta vez atender, mas de forma redobrada, ou seja, prometeu o sol, a lua e as estrelas para a pessoa amada.
O que me diz?

O Bom Psicanalista: que não conseguiu, com jogo de palavras que o vento leva.

Alguém: como assim?

O Bom Psicanalista: é lógico, se fosse possível cumprir essa promessa, ainda faltaria alguma coisa e quem ameaça, diria que “nunca, nunca, eu não vou te perdoar nunca, olha o que você está fazendo comigo, cara! Olha o que está fazendo comigo, nem mesmo quero lhe ver de forma alguma, para sempre”.

Alguém: mas, o que faltaria ainda para que a pessoa que ameaça fique satisfeita?

O Bom Psicanalista: faltaria prometer, para ela, depois do universo conhecido, o paraíso.

Alguém: sendo assim, como fica?

O Bom Psicanalista: do paraíso ao inferno.

⁠A demora é razão sem pressa.

⁠"O melhor lugar do mundo é a consciência tranquila!"

⁠Hawking dizia que pessoas quietas têm mentes barulhentas. Imagino o silêncio que deve ser dentro da mente dos brasileiros!

⁠Seu rosto
é um pedaço de música
muda
conforme o vento
mas eu o escuto
de longe, sem olvido
mesmo sem ver
e acompanho, de cor
o suspiro deste ah
mor rasgado.

BEBIDA ALCOÓLICA NÃO É BRINCADEIRA!

O álcool é a droga mais pesada e perigosa que existe¹, dentre as lícitas e as ilícitas, e o grande problema na sociedade moderna é que a bebida alcoólica é vista tão somente como um “drinquizinho” social, festivo ou comemorativo.

O álcool é a única droga cujo consumo tem três fases, que são:

•A primeira fase é quando as pessoas ingerem uma dose de destilados (uísque, vodca, caipirinha, etc.), ou duas taças de vinho, ou dois copos de cerveja, ou duas “long necks”, que são as chamadas doses "ansiolíticas" ou de relaxamento, mas, grande parte delas não fica só nesta fase - que alguns chamam de dose “social”.

•Infelizmente, vão para a segunda fase, em que elas bebem mais e começam a perder o controle, ficam eufóricas e verborrágicas, falam alto, começam a ficar muito “dadas” com os outros, podem ficar hiperssexualizadas, bastante indiscretas e inconvenientes. Essas pessoas começam a perder totalmente o "filtro social". Nesse momento pensam: "Se está bom vai ficar muito melhor, vou beber mais".

•Assim, elas continuam a beber e caminham para a terceira fase. Nesta etapa, elas começam a chegar perto do coma alcoólico. É neste momento que o álcool mostra sua verdadeira face: um poderoso depressor do sistema nervoso central (SNC). É a hora que as pessoas começam a repetir coisas, ficam chatas, melodramáticas (contando suas mazelas) e podem chegar ao coma - aliás, o álcool é a única droga que leva ao estado de coma¹.

Outra característica do álcool é a tolerância - quanto mais a pessoa faz uso, maior a tolerância e quanto maior a tolerância, mais a pessoa busca aumentar a dose ingerida, o que leva o organismo a um ciclo contínuo e destruidor de uma dependência de difícil remissão.

A bebida alcoólica é uma droga pesadíssima que tem a capacidade de mudar radicalmente o comportamento dos indivíduos. Por exemplo: há pessoas que quando sóbrias são boas, corretas, cordatas, e, ao beber, se transformam completamente, apresentando comportamentos agressivos, lascivos, etc. Alguns se transformam em verdadeiros monstros. Outros perdem os sentidos, fazendo com que amigos e circunstantes tenham que ficar sempre atentos, cuidando para que não caiam e se machuquem. De qualquer forma, acabam sempre dando trabalho, causando transtornos e preocupações àqueles que os cercam.

Infelizmente, essa realidade não é levada ao grande público em nenhuma parte do mundo ocidental e cristão, onde o álcool é aceito sem muitas restrições. A mídia, através de comerciais e merchandising, coloca para o público, de forma indiscriminada, a bebida alcoólica sempre ligada a celebrações, festas, pessoas bonitas, saudáveis e de sucesso, e sempre, patrocinando esportes. Tudo uma terrível mentira e contrassenso! Por outro lado, no mundo islâmico e em alguns países orientais, a bebida alcoólica é proibida.

O alcoolismo é uma doença² que leva o paciente a muitas outras enfermidades que afetam o cérebro, o fígado, o pâncreas, os rins, os pulmões, o sistema cardiocirculatório, musculatura esquelética e lisa, sistema imunológico e transtornos mentais³ (depressão, ansiedade, pânico, TOC, etc.) .

O álcool-dependente é um enfermo e como tal necessita de tratamento multidisciplinar -medicamentoso, psicológico, espiritual e, às vezes, até hospitalar.

Desta forma, acredito que as escolas sérias e responsáveis precisam abordar e conscientizar as crianças e os jovens sobre o efeito nocivo do álcool, visto que a ciência médico-psiquiátrica¹ tem demonstrado, em décadas de pesquisas, que o álcool é a pior droga existente para o organismo vivo.

Referências:
1. Harold Kaplan,Benjamin Saddock, Jack Grebb – COMPÊDIO DE PSIQUIATRIA – Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica – 7ª edição – Artmed.
2. J.R. Albuquerque Fortes – Alcoolismo – Sarvier.
3. Paulo Dalgalarrondo - Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais -2ª edição – Artmed.
4. Fernando Vieira Filho – Psicoterapeuta Clínico, palestrante e escritor.
Autor do livro CURE SUAS MÁGOAS E SEJA FELIZ! – 2ª Ed. - Barany Editora - 2012.
E coautor do livro DIETA DOS SÍMBOLOS – 6ª Ed. - Melhoramentos - 2004.
É autor dos E-Books: PSICOFÁRMACOS - Uso e aplicações de forma simples e eficaz. PSICOPATOLOGIA - Apresentada de forma simples e objetiva - Incluindo psicopatologias infantis. SISTEMA DE TERAPIA FLORAL do Doutor Edward Bach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-bookBach (Portuguese Edition) – Amazon – 2013. E-book.⁠

O que me consterna às vezes é observar que a genialidade tem limites e a estupidez não.

Alexandre Dumas (filho)

Nota: A citação costuma ser erroneamente atribuída a Albert Einstein.

⁠A ideia de amar nem é tão ruim assim... O erro é acreditar que o coração não erra.

⁠As chances de acertar são medidas em probabilidade. Amor a mais ou a menos não influencia em nada.

⁠É aí o padawan pergunta ao mestre a respeito de ética e amizade:
Meu caro padawan, neste caso uma coisa é fundamental, somente os éticos possuem amigos, pois os não éticos possuem apenas cúmplices...

⁠Como é que é , você está preocupado com a quantidade que comeu e bebeu entre o Natal e o Ano Novo, esta é uma tola preocupação, pois esta deveria existir levando-se em conta outro período, ou seja, entre o Ano Novo e o Natal , vê se aprende desta vez caro padawan....

⁠Quando erramos...
Cometer erros não é um sinal de atraso moral e incompetência. Reconhecer essas falhas, buscar constantemente o aprimoramento pessoal e aceitar que a imperfeição é uma parte intrínseca da vida são elementos essenciais para cultivar o amor próprio e experienciar um amor genuíno pelos outros.

⁠CANTO II

Janela d'alma, visão
Íris líquidas pingantes
Longe, longe, coração
Ah, distâncias distantes.

Na ronda teu juízo
Envolto em madeira e terno
No bosque paraíso?
Na floresta inferno?

Se com luz,
Voo alto
Asas de Ismália.

Se na cruz,
Não falto
Mortalha.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp