Konrad Lorenz
Qualquer que seja a crise de sua vida
nunca destruas as flores da esperança
para que possas colher os frutos da fé.
O elemento contemplativo faz parte,por conseguinte ,das necessárias correções que devem ser realizadas no caráter da humanidade.
Uma das piores consequências da agitação alimentada pela angústia é a incapacidade manifesta que os homens de hoje em dia têm de ficar sozinhos consigo mesmos,ainda que por um só minuto.
Os velhos instintos,partilhados universalmente que levam a acasalar e se alimentar,têm tendência à hipertrofia.
Devemos acrescentar, entretanto,que o criador sempre favorece a tendência de comer desbragadamente e de se acasalar sem discernimento.
Os que querem ainda ter para com seus semelhantes sentimentos calorosos e benévolos são obrigados a se concentrar em um pequeno número de amigos.Pois somos feito de modo que nos é impossível amar toda humanidade,apesar da justeza dessa exigência moral.Somos portanto obrigado a fazer uma escolha,ou seja,a manter a distância emocionalmente,numerosos seres dignos da nossa amizade."Not to get emocionally involved" é um dos principais cuidados de muitos habitantes das grandes cidades.É um processo absolutamente inevitável para cada um de nós.
Quem mora numa gaiola barata,num conjunto de habitações para animais de carga humanos,tem um único meio de preservar o seu amor-próprio;é ignorar deliberadamente a existência de seus múltiplos companheiros de miséria e isolar-se totalmente do próximo.
Aquilo que é bom para toda humanidade,e mesmo o que é útil e bom para cada um ,perdeu-se.A esmagadora maioria de nossos contemporâneos só dá importância ao sucesso,àquilo que permite vencer os outros,na dolorosa obrigação de exceder.
Um ser que pára de pensar está ameaçado de perder todas suas faculdades e qualidades especificamente humanas.
Umas das piores consequências da agitação alimentada pela angústia é a incapacidade manifesta que os homens de hoje em dia têm de ficar sozinhos consigo mesmos, ainda que por um só minuto.
Os homens sofrem portanto,a tensão nervosa e psíquica que lhes é imposta pela concorrência com seus semelhantes.Por mais que tenham sido educados ,desde a mais tenra infância,para identificar o progresso com a louca aberração da competição ,a angústia que os oprime se lê nos seus olhos.Sobretudo nos olhos daqueles que querem "estar na crista da onda",que são os mais ativos e os primeiros a morrer de infarte.
Uma intolerância crescente para o desagrado, aliado a redução a de atração pelo prazer,leva os homens a perder a capacidade de trabalhar arduamente em busca de um resultado distante,embora promissor(...)A necessidade de satisfação imediata é infelizmente favorecida de todos os modos pelas empresas comerciais e produtores,sendo espantoso constatar que os consumidores não percebem o quanto se tornaram escravos das compras a prazo.
A perda da capacidade de dispor-se a um objetivo a longo prazo causa o desaparecimento das etapas,sutilmente diferenciadas,do comportamento instintivo ou cultural para a conquista do objeto amado.
Nosso comportamento com a família e com os amigos,visando a conquistar amor e amizade,é baseado em processos inatos,de origem muito mais distante do que imaginamos.
A ausência da mãe na primeira infância da criança determina uma espécie de incapacidade para estabelecer ligações sociais,quando não provoca perturbações mais graves.
A opinião pública é inerte,ela só reage a influências novas depois de longos períodos de insensibilidade.Além do mais.é ávida de simplificações grosseiras,brotando geralmente do exagero de uma situação.
A compaixão que sentimos pelos marginais,cuja a inferioridade provém talvez de lesões irreversíveis datando a primeira infância,ou de taras hereditárias,nos impede de proteger os seres normais.
Esse desencadear de ódio da população que leva facilmente ao linchamento,constitui uma das atitudes mais desumanas a que um homem normal contemporâneo pode ser levado.
Uma musculatura frouxa,uma barriga saliente,a adiposidade,o encurtamento da base do crânio e das extremidades são sinais característicos da domesticação,tão feios no animal quanto no homem...No conjunto,o animal doméstico é uma ridícula caricatura de seu dono.
No homem idoso a persistência da curiosidade de espírito e da abertura ao mundo é um sinal de juventude duradoura.
O trabalho paciente em busca de um objetivo distante ,a responsabilidade e os cuidados para com o próximo são características do comportamento de um homem maduro.