Todos nós passamos a vida tentando entender “quem somos”, “para onde vamos” e “de onde viemos”. Para dar uma ajudinha para você se conhecer melhor, resposta algumas perguntas!
O que é mais importante para mim na vida?
Faça uma reflexão sobre aquilo que te motiva a acordar todos os dias e encarar as barras pesadas da vida com ânimo.
Quais meus objetivos a curto e médio prazo?
É bom ter metas na vida, sejam elas mais ou menos ambiciosas. Reflita claramente sobre quais os seus objetivos a curto (3 a 6 meses) e médio prazo (6 meses a 3 anos).
O que eu mais gosto de fazer para me divertir?
Qual atividade te desperta prazer, alegria e relaxamento simultaneamente? Liste as coisas que mais gosta de fazer e tente pôr em prática pelo menos uma dessas atividades ao longo do dia.
O que me deixa mais envergonhado(a)?
Esclareça quais são os seus pudores e, consequentemente, conseguirá compreender melhor a sua posição moral na sociedade em que vive.
O que mais me preocupa na vida agora?
Seus piores pesadelos e receios atuais. O que está tirando o seu sono?
Se eu tivesse um desejo para realizar, qual seria?
Consiste na sua vontade mais profunda e fantasiosa.
O que eu faço que me deixa satisfeito comigo mesmo?
Este está relacionado com algo que você costuma fazer de modo excepcional e que sempre te dá satisfação quando conclui, mesmo não sendo essencialmente divertido ou relacionado ao entretenimento.
Qual meu maior fracasso?
Chegou a hora de tocar em feridas. Reflita e esclareça consigo mesmo quais os momentos de sua vida que mais te decepcionaram por erros ou má escolhas que partiram exclusivamente de você.
O que eu mais gosto sobre o meu trabalho ou sobre o que faço? E o que eu mais odeio?
Faça um balanceamento sobre a sua satisfação profissional ou estudantil. Você está colocando em prática as suas habilidades e vocações? Você está fazendo alguma coisa para desenvolver as suas habilidades?
Qual a minha memória mais feliz?
Momento nostálgico. Revire o baú de lembranças e resgate as memórias mais felizes que você tiver. Elas estão relacionadas a um lugar ou alguém específico?
Qual meu livro favorito? Meu filme, comida, banda, animal, cor?
Pode parecer muito superficial, mas para fazer com que você compreenda melhor os seus gostos, crie uma lista com todas as suas coisas favoritas, como o seu filme, comida, música, etc.
Qual o meu feito que tenho mais orgulho?
Algo que você já fez e que se sente muito orgulhoso(a) de ter realizado. Qual a sua “marca” neste mundo?
Quando estou me sentindo triste, eu gosto de fazer o quê?
Todos nós seguimos um “ritual” quando estamos em momentos menos bons. Seja escutar uma playlist melancólica, dormir, assistir filmes com final nada feliz. Existem diversas atitudes que “personificam” o nosso estado de espírito. Quais as suas?
Eu sou agradecido pelo quê?
Mais uma pergunta que poderá ser respondida em 2 segundos ou 2 semanas de reflexão. Pense nos acontecimentos mais afortunados da sua vida, onde a única coisa que você pôde fazer foi agradecer.
Quais os meus pontos fortes e meus pontos fracos?
Liste todas as suas qualidades e defeitos. Faça isso aos poucos e da forma mais sincera possível.
Qual o maior arrependimento que eu tenho na vida?
O arrependimento pode ser um sinal de amadurecimento e aprendizado, mas também pode ser doloroso e difícil de superar. Tem algo que você arrependa?
Se eu pudesse escolher qualquer carreira, independentemente de dinheiro ou habilidade, qual seria e por quê?
Se pudéssemos escolher qualquer carreira, deveríamos buscar aquela que nos permitisse usar nossos talentos e habilidades para fazer a diferença no mundo e contribuir para o bem-estar da sociedade. O que você faria?
O que eu gostaria de fazer ou experimentar antes de morrer?
O importante é lembrar que a vida é finita e cada momento é valioso, por isso devemos buscar viver com propósito e aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem em nosso caminho. Pare e pense.
Experimente escrever as respostas e repetir o questionário ao longo dos anos, veja como a sua visão de mundo vai se alterando com o passar do tempo. Este exercício é uma boa forma de você se conhecer melhor e ter uma melhor ideia de que tipo de pessoa você é.
Recomendamos também: