Professor Carlos Drumond de Andrade
“O MENTIROSO
O homem acostumado a
MENTIR
Deixa de ser Verdadeiro
Fere o Caráter
Abala a Confiança
É Desprezível
Perde o Respeito
Se torna Imoral.”
Que bom seria se a sabedoria da Humanidade fosse cumulativa. Mas cada geração precisa conhecer o horror da guerra com os próprios olhos, sentir o dor do látego com a própria pele, descobrir o valor da Liberdade à custa das próprias perdas. Deveríamos aprender as coisas ruins nos livros e as boas, estas sim, vivendo-as intensamente. Porém, por mais lições que nos traga a História, em larga medida não somos mais do que aprendizes daquilo que já deveríamos saber.
Conforta-nos acreditar que estamos no comando, mas a verdade é que, nesta vida, mais somos levados do que levamos. Presunçosos, fazemos planos para as próximas semanas, meses e anos, mas não podemos contar sequer se nos será dado terminar o livro que começamos a ler.
Quando você se entrega a quem te ama, você está em um porto seguro, agora, quando você se entrega a quem você ama, você está na corda bomba.
“As vezes vejo-te emudecida.
Desterro-me em teu silêncio,
Como quem aguarda e habita,
A raiz renascida em tua voz”
A beleza está nos olhos de quem vê, senão, os ditos feios para você não teriam oportunidade alguma.
A vida, irá te derrubar, levanta e enfrenta ela com coragem, ela bate doido, e você aprende com ela.
O que os outros dirão não importa. Os outros são livres para pensar e dizer o que quiserem. Não conhecem nossos motivos e por isso, geralmente, são injustos em seus julgamentos. A pergunta a ser feita sempre, diante de uma decisão difícil, é uma só:
o que minha consciência dirá?
O que será que a vida espera de mim? Ser alguém digno? que cumpra com todas as normas e valores, que transbordam em nossas culturas? ou alguém simples, que entenda a si mesmo e quem sabe um pouco dos outros?! Talvez seja pior, eu que espero algo dela, simples e digno, ou quem sabe algo sem nome nem forma, que não exista se não na mais profunda parte de meu ser.
Tenho que aceitar, pela fé que Deus é soberano e que Ele é um Deus de amor, misericórdia e compaixão em meio ao sofrimento.
A pior saudade é aquela que sentimos do sucesso que não tivemos, dos lugares que não conhecemos, dos sonhos que não realizamos, das pessoas com quem não convivemos. Cabe a nós aceitá-la e deixar que nos deprima, ou chutá-la para longe e lembrar de todas as coisas boas e reais que marcaram nossas trajetórias de vida, apesar de nossos erros, hesitações e fracassos.
As pessoas se recusam a vir a Cristo simplesmente porque amam o pecado e gostam de fazer as coisas erradas.
Muitas pessoas não tem nenhum apetite pelas coisas espirituais por estarem absorvidas pelos prazeres pecaminosos deste mundo.
Chega um momento em que todos nós devemos perceber que a vida é curta, e no final a única coisa que realmente conta não é como os outros nos vêem, mas como Deus nos ver.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Frases de Carlos Drummond de Andrade
- Textos de Carlos Drummond de Andrade
