Quando foi a última vez que você teve a oportunidade de estar sozinho, desfrutando apenas da sua companhia e a do universo ao seu redor?

Muitos acham que estar sozinho é algo deprimente ou triste, mas muito pelo contrário. O segredo para sermos mais felizes pode estar justamente em nos isolarmos um pouco. 

Confira alguns motivos que vão te fazer entender o motivo que leva tanta gente a buscar uma fuga do "mundo real" e encontrar as suas respostas no silêncio.

1. Ouvir os seus pensamentos e conhecer a si mesmo

refletindo

Você é o protagonista da sua vida e, mais do que ninguém, deve entender as "engrenagens" de si próprio. 

Mas, na correria do dia-a-dia, em meio as obrigações profissionais e familiares, acabamos por não conseguir nos concentrar em nós mesmos. O turbilhão de "vozes" que rondam os pensamentos impede que consigamos ouvir o "grito" mais importante de todos: o nosso.

Permita-se estar sozinho, nem que seja algumas horas por semana, e pense, reflita e ouça aquilo que o SEU coração está te dizendo sobre como deve seguir a SUA vida. Descubra o que te deixa feliz e o que te entristece, e tente encontrar aquilo que é essencial para a sua paz.

O Homem tem muitas peles em si mesmo, que lhe cobrem as profundezas do coração. O homem conhece tantas coisas, mas não conhece a si mesmo. Ora, trinta ou quarenta peles ou couros, inteiramente semelhantes aos de um boi ou de um urso, igualmente grossos e duros, recobrem a alma. Penetre no seu próprio fundamento e aprenda ali a conhecer-se.

Meister Eckhart

2. Aprender a estar sozinho sem se sentir solitário

Somos seres sociais e não conseguiríamos sobreviver se não fosse em comunidade, isso é certo. Mas, ao passar tanto tempo com outras pessoas acabamos por esquecer um detalhe muito importante sobre a vida: nós todos somos sozinhos juntos.

orson welles

Mas, não significa que por estarmos sozinhos devemos nos sentir solitários. São duas coisas diferentes e você precisa entender isso. 

Devemos apreciar a companhia da única pessoa que nunca nos abandonará: nós mesmo. Saiba desfrutar dos momentos importantes e viver a vida com alegria mesmo quando seus amigos e familiares, pelo motivo que seja, não estiverem por perto.

3. Aprender a aceitar e amar a pessoa que você é

sozinha

Quanto mais tempo passa consigo mesmo, mais acaba por descobrir sobre quem você é e, consequentemente, (acredite ou não) aprendendo a aceitar as suas imperfeições e erros. 

Ninguém é perfeito, então por quê você deve se punir por ter falhas? Reflita sobre isso e saiba reconhecê-las melhor do que qualquer outra pessoa.

O primeiro passo para a mudança é a aceitação. Uma vez que você aceite a si mesmo, você abre a porta para a mudança. Isso é tudo o que você tem que fazer. Mudança não é algo que você faz, é algo que você permite.

Will Garcia

Ver também: 7 Regras para aproveitar a vida ao máximo e ser feliz.

4. Você é maior que todos os seus problemas

homem sozinho

É ótimo ter amigos e familiares que estão ao seu lado para enfrentar as barras pesadas da vida contigo. Mas, de vez em quando surge uma barreira que só pode ser derrubada por você e mais ninguém. 

Quando estamos sozinhos com nós mesmos e refletimos sobre quem somos, abrimos algumas portas que nem sequer sabíamos que guardávamos em nosso interior, como aquele que nos leva à coragem, à sabedoria, ao poder e à determinação.

Quando encontramos os caminhos que nos levam a essas forças (que estão "escondidas" dentro de todos nós) não existirá mais problema que fará você querer desistir, pois a partir de agora sabe que é capaz de superar qualquer desafio que a vida propuser! 

5. Descobrindo o poder e valor do silêncio

Você já experimentou estar em absoluto silêncio? Num local onde o único som que conseguirá ouvir é o da sua respiração e dos batimentos do seu coração? 

Se ainda não, então vamos lá, faça essa experiência! Concentre-se apenas no ar entrando nos seus pulmões e limpe a sua mente de todos os "barulhos mentais" que possam atrapalhar o seu profundo relaxamento.

Você vai descobrir que o silêncio é um maravilhoso professor. Nos intervalos de cada respiração ele "suspirará" ao seu ouvido as respostas de muitas perguntas que você, na correria do seu dia-a-dia, não consegue encontrar.

6. Aprender a ter autorrespeito

Muitos de nós estamos presos aos rótulos e validações que as outras pessoas nos dão. E assim, em muitos casos, acabamos por suprimir quem realmente somos, deixando de lado as nossas capacidades e personalidade própria, apenas pelo fato de "não agradar" determinada pessoa.

Se você se identifica com a descrição acima, então outra lição importante que o silêncio e "solidão" poderá te ensinar é o de criar e valorizar o autorrespeito.

vantagens de estar sozinho

Para começo de conversa, quem disse que você precisa suplicar pela aprovação de alguém para fazer aquilo que te deixar feliz?

Se você está vivendo um relacionamento tóxico, então saiba reconhecer todas as consequências que este tipo de relação pode provocar. Lembre-se: vivemos apenas uma vez, você está aproveitando a sua vida?

Ver também: 10 Lições de vida que todo mundo aprende mais cedo ou mais tarde.

7. Aprender a deixar partir

sozinha

Uma das coisas mais difíceis é saber dizer adeus ao que amamos. Isso por que estamos habituados a relacionar o amor com a "possessão", ou seja, queremos sempre ter ao nosso lado aquilo que amamos.

Mas, conforme refletimos sobre a vida, aprendemos que "amar" é o antônimo de "possuir". O amor está na liberdade e, quando é verdadeiro, não importa se está perto de você ou do outro lado do mundo, a força do sentimento continuará igual.

Ver também: Frases que vão te ajudar a ultrapassar uma decepção.