Poemas Nao quero dizer Adeus
Ano novo ou velho ano?
Não importa o que já passou
Concentre-se no que esta para acontecer
Acredite, lute, agradeça pelo amanhecer
O que aconteceu de ruim eu enterrei
As coisas boas, eu compartilhei.
Nos momentos alegres chamei meus amigos para comemorar
Em fatos tristes aprendi a raciocinar
Aprendi a amar, a respeitar e a fazer as pazes.
Acreditei no que as pessoas são capazes
Ensinei o que pude no tempo certo
Parentes e amigos estiveram por perto.
Agradeci a cada segundo, pela oportunidade de viver
Aprendi a cada minuto, amar antes do anoitecer.
Criei em cada hora, um novo método de aprender
Sorri em cada mês que se passou sem ao menos ver.
E 2007 será muito melhor que esse ano que encerrou
Este presente que soa como passado nesse momento exato
O mais importante é que você mesmo acreditou
Que toda hipótese pode se tornar um fato.
Não sei bem o que é, mas há algo presente em cada centímetro do teu sorriso que me dá vontade de chutar a porta que dá pra rua e sair correndo, sem saber onde fica a minha casa. Há algo que me priva de usar todas as artimanhas que eu colecionei, que me faz esquecer todas as minhas frases de efeito e que faz com que tudo que eu faça/diga pareça de uma imbecilidade infantil.
Não sei bem o que é, mas há algo presente em cada palavra que tu me apontas, que sopra em meu ar essas bolhas de sabão. A trajetória dessas pequenas bolsas de ar é tão imprevisível, tão frágil, que eu fico com medo de tocá-las. E são tantas, essas bolhas, que eu não sei atrás de qual delas eu vou correr. Aí eu fico parado, te não-ouvindo, te não-olhando e, sempre, invariavelmente, não sorrindo.
Eu fico sem saber o que fazer.
O Silêncio Entre Nós
Meu silêncio tem o teu nome.
Carrega tudo o que não digo,
tudo o que se perdeu entre um olhar e outro.
Já não sei se calo por medo,
ou por costume.
O amor que era verbo,
virou pausa,
reticência.
Te escuto, mas não te ouço.
Te vejo, mas não te sinto.
E, mesmo ao teu lado, há um abismo.
Não de distância,
mas de ausência.
Meu silêncio não é paz.
É refúgio.
É o lugar onde escondo o que restou de mim
depois que o “nós” se desfez em eco.
Eu encontrei-a e quis duvidar
Tanto clichê
Deve não ser
Você me falou
Pra eu não me preocupar
Ter fé e ver coragem no amor
Somente por amor a gente se arrisca.
É por amor que caminhamos em direção ao que não sabemos explicar, como quem segue uma miragem no meio do deserto. Sabendo, no fundo, que pode não ser real — e ainda assim indo. Porque o amor não pede garantias, pede entrega.
O amor nos ensina a decifrar silêncios, a escutar o que não foi dito, a tocar mistérios com mãos trêmulas. Ele nos faz acreditar em promessas que ainda não existem, em destinos que só se revelam para quem ousa permanecer. É uma música que começa baixa, quase imperceptível, mas que cresce dentro da gente até não caber mais no peito.
Há algo de miragem no amor: ele cintila à distância, nos chama, nos ilude e nos salva ao mesmo tempo. Às vezes é engano, às vezes é esperança. E mesmo quando descobrimos que não era água, seguimos adiante, porque a travessia também nos transforma.
Amar é arriscar-se ao impossível. É atravessar desertos internos guiados apenas por uma melodia que insiste em tocar. É escolher sentir, mesmo sabendo do cansaço, da sede, da queda. Porque só o amor nos convence de que vale a pena ir além do que é seguro, além do que é lógico, além do que é visível.
E no fim, mesmo que a miragem se desfaça, algo permanece: o som da música que nos moveu. A coragem de quem ousou. A certeza de que só por amor a gente vai tão longe.
Por Jorgeane Borges
Orações escritas
Deus,
hoje eu não tenho força para explicar o que dói.
Meu coração está pesado, meus pensamentos cansados,
e minhas palavras quase não saem.
Estima-me em Ti, Senhor.
Quando eu não conseguir me amar,
quando eu não conseguir me sustentar,
sustenta-me Tu.
Lembra-me que ainda sou vista,
mesmo quando me sinto pequena, esquecida ou frágil.
Ajuda-me.
Ajuda-me a atravessar este dia.
Não peço grandes respostas,
apenas o alívio de não caminhar sozinha.
Segura-me quando eu vacilar,
acolhe-me quando eu chorar em silêncio.
Se for possível, descansa minha alma em Ti.
E se não houver descanso agora,
fica comigo na tristeza.
Isso já basta.
7de janeiro de 2026
Há uma pressa que não leva a lugar nenhum.
Na corrida pela vida, esquecemos de viver.
O esforço constante para sobreviver ocupa tanto espaço que a própria vida passa despercebida — silenciosa, enquanto estamos ocupados demais tentando dar conta de tudo.
E quando percebemos, não foi o tempo que faltou.
Faltou presença.
Não existe ciúmes, se não houver amor;
Não existe amor, se não houver confiança;
Não existe confiança, se não houver amizade;
Não existe amizade, se não houver compreensão;
Não existe compreensão, se não existir experiência;
Não existe experiência, se não houver sofrimento;
Não existe sofrimento, se não houver o erro;
Não existe o erro, se paracemos de tentar fazer o certo;
Se paracemos de tentar fazer o certo, saberíamos sempre o final;
Se soubéssemos sempre o final, não teríamos mais motivação para continuar;
Se não tivéssemos mais motivação pra continuar, não existiria mais o recomeço;
Se não existir o recomeço, não existirá um novo amor para termos a esperança de que no final irá dar tudo certo....
...
Reticências me perseguem. Não consigo colocar um ponto final nessa história. Simplesmente não quero.
Je t'aime.
Não há esta história toda de preconceito racial
Não há lugar mais para estas discussões
Não faz mais a mínima diferença de que cor somos!
... Somos almas e isso basta.
Quanto mais combatermos a desigualdade
mais estaremos afirmando que ela existe.
Retome Meus Sentidos
Como você não pode entender
meu jeito de te olhar
Tento não pensar em você
mas meu interior teima em continuar
Até quando não vai perceber
que eu não deixei de te amar
Me tornei tão fraca
Sem você por perto
Eu sinto a falta de tudo
Não estar mais certo
Minha alma está adormecida
E ela vai continuar
Se você não me encontrar
Minha alma está fria e vazia
E ela vai continuar ... assim
Então venha e me busque
Estou morrendo aos poucos
Não me deixe partir
Desperte meu interior
Não posso e nem quero ir
Me acorde desse sono profundo
que parece não ter fim
Retome meus sentidos
Me perdi na escuridão
Me encontre e grite meu nome
Antes que eu desapareça
Me ache num nada
Entre a vida e a morte
E eu estarei lá
Eu posso te esperar o tempo que for
Porque o que sinto por você é eterno
Agora sem você nada é verdadeiro
Parece que estou presa numa fantasia
Me leve de volta a realidade
Transforme minha vida vazia
Retome meus sentidos
Eu fui criada pra você
Você foi feito pra mim
Numa combinação perfeita
Não se pode ter um fim
Você é a luz do meu lado obscuro
é a verdade de todos meus mistérios
é o único sorriso das minhas tristezas
Parece que me tornei
Como uma lágrima
Que apenas surge nas mágoas
Estou caindo e desaparecendo
Parece que estou morta
Como se tivesse envenenada
Só você é a minha cura
Aqueles momentos
Significam algo pra você?
Se sou realmente o que você quer
Querido me prove o que sente
Não tenho razões pra seguir
Vivo entre sofrimentos
Mas abri meus olhos
Me lembrei de tudo
Só agora percebi que
sem seu amor
sem você...
sem seu calor
Não existo...
Não importa que você não fale o que eu tento descobrir de você e não consigo.
(SEU OLHAR ECONOMIZA PALAVRAS)
beijos no seu coração.
JUSTIÇA
Não é o mar de Noronha que tem a cor das esmeraldas
São as esmeraldas que têm a cor do mar de Noronha.
O homem e o cachorro
Um cachorro não se importa com o valor do seu salário, não liga pra sua roupa, não tira extrato bancário, não sabe o que é dinheiro, viagens pro estrangeiro, nem quer morar em mansão. Ele só quer seu carinho e, quem sabe, um cantinho dentro do seu coração.
Eu nunca vi um cachorro desmatando uma floresta, maltratando seu planeta e o pouco que lhe resta. Não polui rio nem mar, também nunca vai marchar pra começar uma guerra, por dinheiro, ambição, racismo, religião ou um pedaço de terra.
Sem diploma, sem estudo, é mestre, é professor da mais bela disciplina: a matéria do amor. E o homem, mesmo estudado, vive sendo reprovado e não aprende a lição, que é tão simples entender, basta a gente perceber, como é que vive um cão… Uma vida que é tão breve, por isso talvez a pressa, a urgência de amar, já que amar é o que interessa, se doar sem querer troco, ser feliz mesmo com pouco. E a humanidade sofrendo, mesmo assim não compreende, peleja, mas não aprende o que um cão nasce sabendo: que amor tem 4 letras e, por certo, 4 patas, não diferencia ouro ou um pedaço de lata, não fala, não sabe ler, mas diz tudo pra você com o poder de um olhar, tão puro e tão leal, tem o dom especial de sempre nos perdoar...
Eu nunca vou entender a tamanha pretensão de um homem que se diz mais sabido que um cão. Em nossa sociedade, infestada de vaidade e sentimentos banais, pro homem poder crescer precisaria viver igualzinho aos animais.
O sonho das pessoas nunca morrerá! Existem três coisas que não podem ser interrompidas: o sonho dos homens, o fluxo do tempo e a vontade herdada, enquanto as pessoas continuarem buscando o sentido da liberdade tudo isso jamais deixará de existir.
(Gol D. Roger)
É sofrido resistir à tentação de ser igual aos outros, de ansiar romances burgueses, de não coagular as feridas abertas pelos espinhos de um caminho que prometia uma paisagem botânica na adolescência, rendido em uma espécie de diabetes emocional. Não perder-se de si mesmo já é mudar o mundo e não é fácil acostumar-se em pavimentar a própria estrada com placas e leis com o próprio sobrenome.
A distância que separa um Martin Luther King, um Paulo Coelho, um Steve Jobs, um Chico Mendes, um John Lennon dos outros seis bilhões de pessoas é vasta, eu sei. Contudo, pode ser resumida em uma palavra: atrevimento. O mundo é de quem ousa, de quem ama alguma coisa, quem habita dentro do velho moço, a quem não perdeu o costume de matar as aulas inúteis.
Sério, nunca desista de seus sonhos. Desista dos sonhados por mim, pelo seu companheiro, pelos seus pais, pelo seu vizinho, pela televisão, pela Gisele Bundchen, pelo Selton Mello, pelo Barack Obama, pelo Ronaldo Fenômeno, pelo casal do Jornal Nacional. Desista dos sonhos dos outros.
Nunca dos seus, por mais bobos, românticos e impossíveis que pareçam.
A perfeição é horrível, ela não pode ter filhos.
Fria como o hálito da neve, ela tapa o útero
Onde os teixos inflam como hidras,
A árvore da vida e a árvore da vida.
Desprendendo suas luas, mês após mês,
sem nenhum objetivo.
O jorro de sangue é o jorro do amor,
O sacrifício absoluto.
Quer dizer: mais nenhum ídolo, só eu
Eu e você.
Assim, com sua beleza sulfúrica, com seus
sorrisos
Esses manequins se inclinam esta noite
Em Munique, necrotério entre Roma e Paris,
Nus e carecas em seus casacos de pele,
Pirulitos de laranja com hastes de prata
Insuportáveis, sem cérebro.
A neve pinga seus pedaços de escuridão.
Ninguém por perto. Nos hotéis
Mãos vão abrir portas e deixar
Sapatos no chão para uma mão de graxa
Onde dedos largos vão entrar amanhã.
Ah, essas domésticas janelas,
As rendinhas de bebê, as folhas verdes de confeito,
Os alemães dormindo, espessos, no seu insondável desprezo.
E nos ganchos, os telefones pretos
Cintilando
Cintilando e digerindo
A mudez. A neve não tem voz.
Tenho tentado me afastar de tudo que não me faz bem, de tudo o que não me faz feliz, mas não é nada fácil. Criamos vínculos desnecessários, com coisas e pessoas que não merecem. Com gente que não sabe o que é sentimento e que só pensa em si mesmo. Quero pessoas mais sinceras. Mais honestas. Menos mascaradas. Tô cansada de quem tenta agradar todo mundo. De quem fala uma coisa e faz outra. Cansa ver que, muita gente só está perto de você por conveniência. Cansa ver as pessoas fazendo mal umas ás outras, achando isso absolutamente normal. Cansa ver que tanta gente, não se precocupa se suas atitudes, afetam ou não, o outro. Cansa ver que as pessoas, estão perdendo sua sensibilidade. Quero pessoas mais humanas! É pedir muito?
Sabe o que eu acho? Que as pessoas precisam cuidar mais da vida delas e preocupar menos com a vida dos outros. Tem gente que só abre a boca pra falar da vida alheia. E sabe o que é pior? Tem gente que se diverte falando dos outros. Acha engraçado. Senta numa mesa de bar e fala da cidade toda e ainda se acha popular, pois sempre tem os "sem personalidade" pra ficar rindo e colocando lenha na fogueira. São um bando de gente hipócrita, medíocre. Gente vazia. Gente que fala mal dos outros pra se sentir melhor. Pra mim, essas pessoas são umas mal amadas. São pessoas que não sabem e nunca vão saber o que realmente é importante na vida.
Pronto, falei.
Viva a sua vida plenamente como se não houvesse um amanhã, permita-se se apaixonar, jamais se envergonhe dos seus erros, pois eles o conduzirão aos acertos desta vida.
Tire a expressão "se" do seu vocabulário, esqueça o: “E se eu não tivesse dito aquilo? Se eu não tivesse me apaixonado? Se eu pudesse esquecer?”
Tente trocar o “se” por: “eu posso”, “eu faço”, “eu quero”... E tudo será bem melhor.
Pois se você não tivesse dito aquilo estaria até hoje imaginando como seria se tivesse dito.
Se não tivesse se apaixonado, estaria sofrendo a dor de um coração vazio e não teria aprendido lição alguma desta vida.
Se você pudesse esquecer, como faria para poder lembrar-se de como aprendeu uma belíssima lição para não mais cometer o mesmo erro?
Não lamente por ter falado, por ter ou não se apaixonado ou até por não poder esquecer.
Porque os bons e maus momentos vividos em nossas vidas servirão no futuro de exemplo de uma grande experiência recebida, apenas guarde-a na caixinha das lembranças válidas, pois ela se tornará umas das grandes lições que você carregará para o resto de sua vida.
Entregue-se mais a Deus que a si próprio.
Partilhe a verdade. Não a feche consigo.
Tenha o espírito largo e não mesquinho.
Vá para o meio dos homens. Não fuja deles.
Progrida. Não pare.
Procure servir e não ser servido.
Seja amável. Não fira.
Proponha as ideias, não as imponha.
É melhor ser otimista que pessimista.
Anime, não deprima.
Vá mais para dar que para trazer.
Seja audaz e não tímido.
Reconheça os seus erros, não negue.
Seja humilde e não emproado.
Inspire confiança, não desânimo.
Discorde sem ser desagradável.
Procure ver os dois pontos de vista, não apenas o seu.
Seja paciente, não impetuoso.
Seja um realizador e não um enganador.
Não fuja ao sofrimento. Sirva-se dele.
Começe pelo começo.
