Patricia Martins

Cerca de 11093 frases e pensamentos: Patricia Martins

Simplifique sua vida!

Tudo o que é belo tende a ser simples. Afirmação generalizante? Não sei. O que sei é que a beleza anda de braços dados com a simplicidade. Basta observar a lógica silenciosa que prevalece nos jardins. Vida que se ocupa de ser só o que é.

Não há conflito nas bromélias, não há angústia nas rosas, nem ansiedades nos jasmins. Cumprem o destino de florirem ao seu tempo e de se despedirem do viço quando é chegada a hora. São simples.

Não querem outra coisa, senão a necessidade de cada instante. Não há desperdício de forças, não há dispersão de energias. Tudo concorre para a realização do instante. Acolhem a chuva que chega e dela extraem o essencial. Recebem o sol e o vento, e morrem ao seu tempo.

Simplicidade é um conceito que nos remete ao estado mais puro da realidade. A semente é simples porque não se perde na tentativa de ser outra coisa. É o que é. Não desperdiça seu tempo querendo ser flor antes da hora. Cumpre o ritual de existir, compreendendo-se em cada etapa.

Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo.

Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe.

A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale a pena.

Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhes capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples.

Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade.

Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem a pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão.

Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.

Padre Fábio de Melo
966 compartilhamentos

“Existem sentimentos que duram, mesmo depois do fim.” Peço a Deus que cuide de você, como eu cuidaria.

Renato Russo
52 compartilhamentos

O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.

Waldemar Valle Martins
16 mil compartilhamentos

Chuva fina
trânsito na Paulista
São Paulo amanhece

Patricia Giglio
10 compartilhamentos

Você não pode subestimar o poder do medo.

Patricia Nixon

Mulher só é fiel à moda.

Justino Martins
19 compartilhamentos

ao pé da janela
dormimos no chão
eu e o luar

Rogério Martins

Cada Pedaço de Mim

Cada pedaço de mim sabe o inferno que é ser sol em noites de chuva, ser cor nos cinzas dos edifícios, ser luz na escuridão das manhãs.

Cada todo de ti sabe a delícia que é ser flor nas asas do vento, ser cristal nos olhos das fadas, ser azul no fundo do mar.

Cada suspiro de nós sabe a angústia que é ser só um na multidão dos dias, ser muito na pobreza da esquina, ser ninguém na roda da vida.

Enquanto isso os relógios se vão e veem aqueles que sabem o que é apenas ser na ausência do nada.

Patricia Pirota
11 compartilhamentos

Muitas vezes temos que perder para dar valor, porém não cheguei a te perder totalmente, mas na época achei que era pra sempre achei que nunca mais iria lhe ver, lhe ter, mas por uma brincadeira ou ironia do destino, olha nós juntos de novo, que bom que estamos juntos, não quero lhe perder novamente, sentir sua falta, mas o orgulho de lhe procurar foi maior, mesmo estando errada não teve coragem de lhe procurar, deixei com o tempo para que ele resolvesse tudo, achei que ele seria o melhor remédio, que confiando nele tudo iria se resolver, mas vi que este não era o momento certo para esperar o tempo passar, tinha mesmo é que correr atrás antes que fosse tarde demais e que não houvesse mais chance de lhe ter. Ainda bem que você voltou e que eu deixei o orgulho de lado e fui em busca do meu amor, da pessoa que me faz feliz, que me quer bem, que me compreende, que me faz bem, faz tudo que está dentro de suas possibilidades para me ver feliz. Hoje estamos nos vendo, conversando, tendo uma relação de carinho e amizade. Mas sei que ainda falta muito para que tudo volte a ser como era antes, aliás, tomara que não volte a ser como era antes, que seja melhor, que eu possa lhe amar, lhe respeita, lhe valorizar, me entregar a você a cada dia mais. Pois você é um homem maravilhoso, um completo gentleman, aquele que merece tudo de bom, e tomara que dessa vez eu venha a ser e que você seja para mim o tudo de bom, o ótimo para você e que o seu amor para comigo e o meu amor para com você cresça a cada dia. Quando percebi que estava lhe perdendo deixei de mão o meu orgulho e pensei melhor quem sempre esteve comigo, me apoiando, me fazendo sentir especial a cada novo dia foi você e eu não podia deixar que essa nossa história de 3 anos acabasse assim. Tinha que fazer algo, sei que a confiança hoje é zero, mas vou recuperá-la.
Nós somos o encaixe perfeito, nunca me senti tão em sintonia como me sinto com você, foi uma completa besteira ter lhe deixado partir naquela manha de sábado, sem ao menos ter lhe segurado, tentado conversar com você, me explicar.
Mas vai saber né, às vezes era para que houvesse um entendimento mais a frente e que este entendimento nos tornasse mais íntimos, para me fazer perceber que o caminho que eu estava pegando iria me tirar de você e que seria para sempre, seu afastamento de mim me fez refletir apesar do meu orgulho que não me deixou ir atrás de você antes, mas eu o deixei de lado e fui a sua procura. Pois não posso deixar minha vida se ir.
Que o tempo me de responsabilidade, caráter e amadurecimento. Pois não posso mesmo lhe perder.

Patricia Martins
18 compartilhamentos

APERTO NO PEITO

É o aperto no peito. É esse aperto no peito. Esse é o sinal. Passaste toda a vida a ignorá-lo, a passar por cima dele, como se não tivesse importância. Como se ele não fizesse parte de ti. Como se não fosse a tua alma a gritar, a chamar.
Sempre que fazias algo que te provocava esse aperto, sempre que decidias algo, escolhias algo, pensavas em algo que te provocava esse aperto no peito, achavas estranho, mas… seguias em frente. «A vida é para ser vivida», pensavas.
Esse aperto não te parava, não te detinha, não fazia com que revisses as tuas posições. Não fazia com que atrasasses o caminho, ao menos até saberes do que se tratava. Não. Isto já passa. É ansiedade. É depressão. Vou tomar alguma coisa, isto já passa.
Mas o aperto não passou. Até que te habituaste a viver com ele, a conviver com ele. Até que ele passou a fazer parte de ti. Passaste a achar que era natural, viver era assim, a vida era assim. E a tua alma, que anda a gritar, a pedir socorro, a pedir ajuda, só sabe falar contigo dessa maneira. Através de um aperto no peito.
E ao desprezares esse mal, estás a desprezar a tua alma. E ela precisa tanto de ti… Precisa da tua atenção, do teu respeito e do teu discernimento. Precisa do teu caminho, da tua astúcia e da tua inteligência. Não para a maltratares, excluíres e para fingires que ela não existe. Não para a rejeitares, para lhe faltares ao rigor e para a modificares. Não.
Ela precisa de ti para seres quem és, verdadeiramente e livremente. Precisa da tua sabedoria para se manifestar. E precisa da tua escolha para aceder à luz.

Sandra Martins
27 compartilhamentos

Aos Nossos Filhos
Elis Regina
Composição: Ivan Lins/Vitor Martins

Perdoem a cara amarrada,
Perdoem a falta de abraço,
Perdoem a falta de espaço,
Os dias eram assim...

Perdoem por tantos perigos,
Perdoem a falta de abrigo,
Perdoem a falta de amigos,
Os dias eram assim...

Perdoem a falta de folhas,
Perdoem a falta de ar
Perdoem a falta de escolha,
Os dias eram assim...

E quando passarem a limpo,
E quando cortarem os laços,
E quando soltarem os cintos,
Façam a festa por mim...

E quando lavarem a mágoa,
E quando lavarem a alma
E quando lavarem a água,
Lavem os olhos por mim...

Quando brotarem as flores,
Quando crescerem as matas,
Quando colherem os frutos,
Digam o gosto pra mim...

Digam o gosto pra mim...

Ivan linns
153 compartilhamentos

Quando nos conhecemos, me apaixonei por ti e me preenchi de tanto amor e tanta ternura.
No primeiro momento não estava com medo de nada, pois o amor que pouco conhecia ainda não me assustava.
Agora viras as costas e me dizes adeus, não pronuncia nenhuma palavra. Não dizes qual foi o erro meu
Nesse período de aceitação, aprendi uma grande lição, você nunca me pertenceu.
Agora longe de mim estás, amas alguém verdadeiramente de ano em ano.
E eu aqui me enganando, pensei que nosso amor duraria mais do que isso, seria eterno, seria belo, seriamos dois aventureiros e viveríamos esse tal amor que tachamos de amor verdadeiro.
Não te culpo por não ter me amado verdadeiramente, e sim por ter está ferida, de teres me deixado vazia.
Agora aqui estou eu ironicamente escrevendo textos de amor sobre nós dois, com você ainda em meus pensamentos, porque você se foi, e no final de tudo, eu sim amei, mas eu amei por nós dois.

Patricia Angel
43 compartilhamentos

O momento mais dificil não é na hora da perda,
E sim no dia seguinte,
Onde procuramos e não encontramos
e temos a certeza que nunca mais teremos!

karla patricia
1.9 mil compartilhamentos

AMIZADE PERDIDA
Queria te dizer tantas coisas
Queria poder te abraçar
Na dor do teu sofrimento
te levar uma palavra de acalento
Que o teu corpo não suportasse a dor,
mas tua alma saberia acalmá-la.
Lembranças esquecidas
perdidas na maturidade.
Tanto tempo passado
Tantas lágrimas que não pude ajudar a secar.
Idades iguais
Destinos diferentes
Caminhos tomados sem olhar para trás
Há um crepúsculo se sentimentos.
Buscando alcançar o perdido
Tempo amigo, tempo companheiro
Deixando dar tempo ao tempo.

Patricia Tieko
155 compartilhamentos

Quem sou eu?!
pergunta critica!rs.

Bom,
Quando eu penso que estou começando a me entender,
começando a responder as perguntas que businam em meu pensamento,
e esquecer as tristezas que permanem em meu coração.
Descubro que há mais mil coisas sobre mim que não sei,
mil perguntas que não decifrei,
e mil coisas que não esqueci e que virão que nunca irei esquecer...
Por este motivo não espero que,
me entendam sempre,
que eu seja inesquecivel em tua vida,
ou que responda uma das minhas mil perguntas,
muito menos que me axe especial...
Pois...
nem eu mesmo sei quem sou...
se um dia tiver capacidade de descobrir farei questão de contar quem é está tal garota que cujo segundo nome es "confusão...

karla patricia
49 compartilhamentos

O mundo dá voltas, e as pessoas que antes te ignoravam, amanhã podem implorar pela sua atenção.

Patrícia Wilker
138 compartilhamentos

Não sou boa de tristeza, não sei o que fazer com ela. Ela chega, me abraça, me beija e enfia sua língua métrica garganta abaixo e eu sufoco, embrulho, claudico. As paredes do mundo esmaecem dois tons, os ruídos triplicam de decibéis, as esperanças encolhem ao tamanho das pulgas, os cansaços se expandem com barrigas imensas. Talvez um porre ajudasse a distencionar o peito, pusesse lá um aquecedor qualquer, mas não sei sentar e beber pra afogar mágoas. Álcool, pelo menos pra mim, é ritual de felicidade. Falar da tristeza também não serve, me faz sentir ridícula. Colocar sobre a mesa aquela coleção miserável de nadas irrelevantes e convencer alguém de que o conjunto constitui um grande drama é imbecil e cansativo. Desisto invariavelmente antes de começar. Chorar e chorar e chorar só acrescenta à tristeza uma tremenda dor de cabeça, olhos inchados e nariz deformado. Tenho que esperar passar. Mas pior que de tristeza, eu sou de paciência

Patricia Antoniete
69 compartilhamentos

A despeito do que poderiam os desavisados pensarem, amor e cansaço não são incompatíveis. As pessoas cansam de amar, cansam mesmo. Cansam de amar no vácuo, no vazio, a contra-gosto, na marra, na mão única, com esforço, no amor à camiseta, cansam de amar quando amar é uma luta inglória, é uma sede saciada a conta-gotas. As pessoas cansam de nos amar apesar de nos amarem muito, as pessoas cansam de nos amar quando o amor é à custa de teimosias, defeitos, desaforos, desatenções, estupidezes, falhas de caráter, falta de tempo, descuidos, TPM, stress, chatice, drama, descaso, reclamações, egoísmo, omissões, negligências, filhadaputices, prioridades outras, grosserias, inaptidões, incapacidades, má administração, indiferença, cronograma insano, sacanagens, ingratidões, desídia, pouco caso, desconsideração, intolerância. O amor suporta muito e não espera um escambo de atenção e sentimento, mas o amor tem ida e vinda, tem mão dupla, tem uma razão outra que não é puro altruísmo e desapego. Não pense que quanto mais o outro suporta, quanto mais o outro luta, maior é o seu amor. Isso é uma sabotagem imbecil de quem não se sente merecedor ou capaz de retribuir. Pai dedicado cansa. Filho devoto cansa. Irmão parceiro cansa. Amigo de fé cansa. Até o grande amor cansa. As pessoas cansam e desamam e se perdem e vão embora e não voltam mais. Amor não é para sempre, não, não se engane. O que é para sempre é saudade. E a gente fica triste e fica infeliz e fica miserável e fica com a vida besta e vazia depois que quem nos ama desiste, a gente fica com a vida oca, fica tudo preto e branco e a gente acha que tudo bem, que vai ficar tudo bem e a gente se engana que supera, paciência, não era pra ser, não era forte o suficiente, não era verdadeiro o suficiente, mas não fica tudo bem, não supera coisa nenhuma, não era pra ser uma ova. Nananinanão, senhor. Porque a gente também cansa da tristeza e do vazio, a gente também cansa da solidão e da miséria, a gente também cansa da infelicidade, mais cedo ou mais tarde, e aí ó, babaus, já cansaram de nós. Portanto, não ponha o amor à prova. Não se proponha a testar até onde ele suporta. Amor não é gincana, não é rali, não é prova de resistência. Amor é pra amar e cuidar muito bem. Já chega o fato de que tem todo o resto do mundo para criar problema, para dar trabalho, para dificultar as coisas. Lute por e não contra. Lute muito, lute bastante. Mereça o seu amor enquanto ele ainda é seu e ainda está aqui. E que 2008 nos encontre de frente e braços abertos, cheios de coragem para amar e deixar-se ser amado.

Patricia Antoniete
152 compartilhamentos

Atração física não quer dizer amor. Gostar não é o mesmo que amar. Colegas não são amigos. Desculpas não apagam o que foi dito ou feito. E tem gente que não entende isso.

Patrícia Wilker
341 compartilhamentos

Dias de chuva nos trazem nostalgia... saudades de ser bom, de amar e compartilhar. Chuva é Deus lavando a casa do coração

Patrícia Assmann
397 compartilhamentos