Naildo Basilio Soares
O Primo Basílio
... tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
Ergueu-se de um salto, passou rapidamente um roupão, veio levantar os transparentes da janela... Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranqüilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho.
É bem melhor pensar sem falar, do que falar sem pensar.
Jô SoaresA prova de que a natureza é sábia é que ela nem sabia que iríamos usar óculos e notem como colocou nossas orelhas.
Jô SoaresNão há amizade, por mais profunda que seja, que resista a uma série de canalhices.
Jô SoaresNo Brasil, quando o feriado é religioso, até ateu comemora.
Jô SoaresEra um menino tão mau que só se tornou radiologista para ver a caveira dos outros.
Jô SoaresO verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente. Para isso precisa couraçar-se cercando-se de realidades mais próximas de si do que os fatos, e através das quais os fatos, alterados para de acordo com elas, lhe chegam.
Bernardo SoaresDespreza tudo, mas de modo que o desprezar não te incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso.
Bernardo SoaresOs homens são fáceis de afastar: basta não nos aproximarmos.
Bernardo SoaresEra um sujeito realmente distraído: na hora de dormir, beijou o relógio, deu corda no gato e enxotou a mulher pela janela.
Jô SoaresEra tão azarado que, se quisesse achar uma agulha no palheiro, era só sentar-se nele.
Jô SoaresNunca faça graça de graça. Você é humorista, não político.
Jô SoaresJunta médica é uma reunião que os médicos fazem nos últimos momentos de nossa vida para dividir a culpa.
Jô SoaresFaça piada velha para público novo e piada nova para público velho.
Jô SoaresO filme sempre começa na hora certa, principalmente quando você chega atrasado.
Jô SoaresO ar quando não é poluído, é condicionado.
Jô SoaresGordo, quando está fazendo dieta, sempre faz a barba antes de se pesar.
Jô SoaresSe o Comunismo acabar, quem é que vai levar a culpa?
Jô SoaresA comissão faz o ladrão.
Jô SoaresNunca xingues numa língua que não conheces, pois o insulto pode ser contra ti.
Jô Soares