Mikhail Saltykov Stcherdrine

Cerca de 39 frases e pensamentos: Mikhail Saltykov Stcherdrine

Há épocas em que a sociedade, tomada de pânico, se desvia da ciência e procura a salvação na ignorância.

Quem nunca procurou a verdade com certeza nunca errou.

A vida não dá o que espera dela a criança caprichosa mas apenas o que lhe arrancam à força os corajosos e os audaciosos.

A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar os seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade.

A nossa pátria está onde somos amados.

Não sabia se queria a constituição ou um esturjão com molho de rábano.

Não tento dançar melhor do que ninguém. Tento apenas dançar melhor do que eu mesmo.

Até o Estado pseudo-popular confabulado pelo Sr. Marx é essencialmente uma máquina para do alto governar as massas, através de uma minoria de intelectuais pretensiosos, que acham que sabem o que as pessoas querem mais do que elas mesmas.

O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza.

É necessário primeiro o conhecimento, a técnica. Depois é que vem a diversão.

Ser significa ser para o outro,
E, através dele, para si.

Ir para além do viés do aparentemente possível é o que nos faz humanos, nenhum homem brilhou, nenhum homem inovou por fazer aquilo que o status quo dizia que era possível. Só aqueles que acreditaram poder fazer o impossível, é que foram além disso e inovaram.

"Decorre daí que rejeito toda autoridade? Longe de mim este pensamento. Quando se trata de botas, apelo para a autoridade dos sapateiros; se se trata de uma casa, de um canal ou de uma ferrovia, consulto a do arquiteto ou a do engenheiro. Por tal ciência especial, dirijo-me a este ou àquele cientista. Mas não deixo que me imponham nem o sapateiro, nem o arquiteto, nem o cientista. Eu os aceito livremente e com todo o respeito que me merecem sua inteligência, seu caráter, seu saber, reservando todavia meu direito incontestável de crítica e de controle. Não me contento em consultar uma única autoridade especialista, consulto várias; comparo suas opiniões, e escolho aquela que me parece a mais justa. Mas não reconheço nenhuma autoridade infalível, mesmo nas questões especiais; consequentemente, qualquer que seja o respeito que eu possa ter pela humanidade e pela sinceridade desse ou daquele indivíduo, não tenho fé absoluta em ninguém. Tal fé seria fatal à minha razão, à minha liberdade e ao próprio sucesso de minhas ações; ela me transformaria imediatamente num escravo estúpido, num instrumento da vontade e dos interesses de outrem."

"O que ocorre, de fato, é que, quando me olho no espelho, em meus olhos olham olhos alheios; quando me olho no espelho não vejo o mundo com meus próprios olhos desde o meu interior; vejo a mim mesmo com os olhos do mundo - estou possuído pelo outro".

O mercado não é uma invenção do capitalismo... É uma invenção da civilização

É preciso observar que, em geral, o caráter de todo raciocínio metafísico e teológico é o de procurar explicar um absurdo por outro.

Eis uma lei social que não admite nenhuma exceção e que se aplica tanto às nações inteiras quanto às classes, companhias e indivíduos. É a lei da igualdade, condição suprema da liberdade e da humanidade.

O desejo de destruir também é um impulso criativo.

A economia política do socialismo, a filosofia e a sociologia, estão repletas de conceitos antiquados e não se encontram mais sintonizados com a dialética da vida. As ciências históricas precisam passar por uma revisão importante.

Feliz aniversário Mikhail Kalashnikov. (uma analogia a verdadeiras armas de 22 anos)
Projetado por um jovem russo, comandante de tanque, chamado Mikhail Kalashnikov, o AK-47, rifle de assalto, atingiu um status lendário entre as armas em todo o planeta. Em comparação a seu maior rival, o fuzil de fabricação norte-americana M16, o AK-47 tende a ser mais confiável e mais resistente ao tempo, também exigindo menos cuidados de limpeza e manutenção.
Nossa Nutella ou leite condensado? Cerveja ou chopp? Tequila ou vodka? Amar ou ser amado? Não são armas que nos matam, nem a força que intimida seu oponente, são atitudes, caráter e gostar de ser e fazer o que desejar quando e como desejar. Pessoas sobre o signo de uma AK-47 ou será uma M16 estão fadadas ao só mesmo acompanhadas, estão fadadas ao improvável, mesmo buscando o provável. Estão sempre tendo que provar a mentira mesmo sendo uma verdade. Acho que pessoas que nascem sobre esse signo não fazem aniversários e nem completam tempo, se apropriam do tempo, se tornando atemporal, trazendo as vírgulas da moralidade em seu estilo de vida e não precisando provar nada a ninguém. Nós temos que aprender que se elas estão conosco e sorte nossa, sorte do ambiente, sorte dos ausentes, sorte dos presentes, então para que explicar aquilo que não sabemos entender. Não se exige nada de quem não pediu nada, não devemos achar que somos fortes contra esse signo, afinal, achar é a mãe de todos os erros, os melhores, as melhores não acham, não tratam de possibilidades, não precisam entrar em uma pizzaria para comer pizza, nem em um bar e te que beber. Pessoas desse signo não podem se obrigadas, não podem ser intimidadas e nem amadas, elas são únicas e tem tanto poder que chegam a sofrer só para garantir seu não em um mundo de sim.
Eu sei que você pode não ter entendido nada, mas do mesmo lugar que sai uma vida pode existir uma M16 apontada para essa saída, só para te lembrar que esse lugar, só entrar quem ela desejar, sem perguntas sem respostas, mas com uma indagação do que serve o prazer se eu não posso dizer não.
Feliz aniversário Beatriz Povreslo.

Inserida por ProfGlaucoMarques