Mensagem para pai ausente

Pai, eu nem sei explicar o tamanho da dor que é te ter tão longe. É triste sentir que alguém que deveria dar amor, suporte e carinho não quer nem saber de você. A sua ausência me faz falta todos os dias. Queria você ao meu lado para me ensinar o que sabe, me direcionar pelos melhores caminhos e ser meu suporte quando eu não souber o que fazer. Se um dia você estiver pronto para ser pai, saiba que o seu filho está aqui a sua espera, como sempre esteve. 

Ter um pai ausente é acordar todos os dias com uma dúvida que preenche o coração. Me questiono o que fiz para não te merecer. Quanto mais o tempo passa, mais eu percebo que as suas escolhas são somente suas. E que não cabe a mim entender os seus motivos. Busquei ajuda e hoje entendo que a culpa não é minha.

Mas isso não tira o peso da solidão de viver com um pai ausente. Queria te contar as minhas conquistas. Sei que ficaria orgulhoso de mim e de tudo o que tenho alcançado. Sei que pode parecer tarde, mas ainda acredito que podemos ter uma relação saudável em algum momento dessa vida. 

Pai, você não esteve aqui quando eu mais precisei. Passei por todas as fases. A birra da criança, a rebeldia da adolescente, o choro da menina-mulher. Você perdeu tanta coisa! O que você não me ensinou, aprendi com a minha mãe e também com a vida. A sua ausência me fez muita falta e me machucou por muitos anos.

Agora sei que não sou responsável pela sua decisão de querer ser um pai ausente. Torço para que nunca se arrependa disso, já que o tempo não volta. Me basta saber que hoje não tenho nenhum ressentimento, apesar da certeza de que sou uma mulher sem pai. Sou forte, independente. E mesmo que não precise de você para nada, seria bom em algum momento ter um pai ao meu lado. 

O pai ausente não é só o vazio físico de uma figura que não tivemos. Às vezes é também alguém que, mesmo estando, não soube ou não quis exercer o seu papel. É uma ausência psicológica capaz de criar em uma criança diversas feridas emocionais.

Minha mãe foi tão maravilhosa na minha educação que nem consigo criticar meu pai ausente.

Algumas pessoas desconhecem os sacrifícios que as mães fazem, querem sempre mais. Não veem ela acordar cedo e voltar tarde, não veem ela gastar tudo que tem para pagar o aluguel, comprar comida, pagar as contas, vestir, calçar, educar, etc.
Algumas pessoas endeusam o pai ausente que nunca se preocupou com nada disso. O pai que não se deu nem o trabalho de ligar para dizer parabéns no dia do aniversário, naquele dia em que a mãe gastou até o que não tinha para fazer uma festa, reunir seus amiguinhos e comprar seu presente.
Para algumas pessoas, não importa se a mãe não tinha o que vestir, o que calçar ou o que comer na hora do almoço em seu dia de trabalho.
Só importa as vezes em que ela disse "não" para uma futilidade, quando ela perdeu a cabeça e gritou porque não aguentava mais falar e não ser escutada.
Para algumas pessoas, não importa quanto sacrifício você faça por elas, elas sempre vão dar valor a quem nunca fez nada.
Que bom que nem todos são assim, que bom que muitos sabem reconhecer os sacrifícios que suas mães fazem diariamente!

Pai presente é o pai herói, que o futuro constrói. Planta o amor e colhe gratidão. Pai ausente é o vilão, que não tem alma e não tem coração. Planta discórdia e colhe solidão.

Desejo todo amor e carinho para aqueles com um pai ausente. Não a ausência pelo falecimento, mas sim de uma existência apenas nominal, sem carinho, amor ou afeto. Isso é o que mais afeta o emocional de alguém. São conturbações e marcas que sempre estarão ali.

Não deu certo com a minha mãe, né. Mas isso é tão comum, já reparou? Eu tive um monte de colegas com pais separados. Mas, felizmente, poucos com o pai ausente. Às vezes, quando vou jantar fora e vejo o pai sozinho com as crianças, tenho vontade de ir lá perguntar o que fez ele ficar. Assim como queria te perguntar, um dia, o que te fez ir.

Reciprocidade. As pessoas querem reciprocidade, mas a maioria não é recíproco.
Um pai ausente espera que no dia de seu aniversário, Páscoa, Natal, Ano Novo receba de seus filhos votos de boas festas e muitas felicitações. Porém, nunca faz com seus filhos nenhuma dessas coisas.
E fica cheio de ódio e vive amargurado por não receber atenção alguma de seus filhos.
Mas esquece que tudo começa por ele, pai ausente. A reciprocidade é como você trata ou outros e não como os outros te tratam. O que você recebe é reflexo do que você tem sido.

Inserida por zelia_gamel

⁠Por ter um pai ausente, não tive consciência dos meus atos inconsequentes. Por não ter pai, não baixo a cabeça para ninguém. Autoridade nenhuma me detém.

Inserida por Peixotopoesias

Eu queria você e você não aparecia, mesmo indo me buscar. Eu não conseguia sentir a sua presença, mesmo abraçando a sua pele fugidia. Eu não tinha você, e nunca soube dizer o que era pior, se a sua ausência em corpo ausente ou em corpo presente.

Alexandre Coimbra Amaral
Carta de um filho adulto ao seu pai ausente. Lunetas, 07 ago. 2018.

Pai, que estranho falar essa palavra. Eu não sei se já disse ela algum dia, mas devo ter dito, porque tenho uma ou duas memórias nossa. Eu sinto muito por você, pelo que a vida nos pregou. Pelas escolhas que um dia não foram as melhores. Eu sinto muito por você não ter me visto linda no vestido de formatura da escola. Por não sentir ciúmes do meu primeiro namorado. Por não pular de alegria junto comigo no dia em que passei na faculdade. Sinto muito por você não ter me acompanhado até o altar um dia. E por você nunca ter conhecido sua neta.

Não tive um pai presente, ao contrário, ausente. Porém, dei meu máximo por algo tão belo que vários homens desse planeta já perderam, que é o título e privilégio, merecido e reconhecido, de ser chamado de pai por um ser humano seu, que você trouxe ao mundo, e o seu sobrenome ele honrará, não importando o significado da palavra.

Inserida por Geopensador