Livros infantis despertam a imaginação e ensinam de maneira lúdica importantes valores de vida, ajudando inclusive na formação dos pequenos leitores. Separamos os melhores deste gênero da literatura brasileira e mundial, dos clássicos aos mais novos, que também podem ser apreciados por leitores de todas as idades.

1. O Menino Maluquinho - Ziraldo

O Menino Maluquinho - Ziraldo

Este clássico da literatura infantil brasileira inspirou gerações e continua sendo um livro essencial para crianças de todas as idades. Este livro de Ziraldo deu origem a uma série de revistas em quadrinhos de grande sucesso nos anos 80 e suas histórias foram adaptadas para a televisão, filmes, peças de teatro e até uma ópera. Temos certeza que o seu filho vai se identificar com "o menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés."!

Ler é mais importante que estudar

O Menino Maluquinho

2. O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

Lições para toda a vida é o que este clássico infantil da literatura mundial oferece para todas as crianças. Escrito na década de 40 pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, a história do piloto que conhece um pequeno príncipe de cabelos dourados no deserto do Saara continua a inspirar pessoas ao redor do mundo com suas clássicas frases sobre a vida e a condição humana.

Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

O Pequeno Príncipe

3. Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Desenvolver a imaginação das crianças é, sem sombra de dúvidas, um dos exercícios mais importantes para a primeira infância. No livro surrealista de Lewis Carroll, conhecemos Alice, uma menina que cai em uma toca de coelho e é transportada para um mundo fantástico. Com clássicos personagens que a ensinam ao longo do caminho sobre resiliência e imaginação, Alice é uma das personagens infantis mais queridas de todos os tempos.

A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível.

Alice no País das Maravilhas

4. Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque

Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque

A reinterpretação de Chico Buarque sobre a clássica história infantil Chapeuzinho Vermelho se tornou um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira de todos os tempos. Na história, chapeuzinho amarelo tem medo de tudo e se priva de muitas coisas na sua vida. A história revela importantes lições de coragem e resiliência para as crianças, além de apresentar as belas ilustrações de Ziraldo.

Não tem mais medo de chuva, nem foge de carrapato. Cai, levanta, se machuca, vai à praia, entra no mato, trepa em árvore, rouba fruta, depois joga amarelinha com o primo da vizinha, com a filha do jornaleiro, com a sobrinha da madrinha e o neto do sapateiro.

Chapeuzinho Amarelo

5. Papo de Sapato - Pedro Bandeira

Papo de Sapato - Pedro Bandeira

O que podemos aprender sobre as pessoas se os seus sapatos falassem? Neste genial livro de Pedro Bandeira, a forma lúdica com que o autor conta diversas narrativas através das histórias dos calçados das pessoas é um prato cheio para desenvolver a imaginação e a empatia nas crianças. Lançado pela primeira vez em 2005, o livro se tornou um clássico da literatura infantil brasileira.

6. Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Um dos maiores clássicos da literatura infantil brasileira, Meu Pé de Laranja Lima foi traduzido para 52 idiomas e conquistou leitores de todo o mundo. Na história, conhecemos a jornada de Zezé, um menino pobre de seis anos que possui uma família numerosa e que tem como maior amigo e confidente Xururuca, um pé de laranja lima.

Mas que lindo pezinho de Laranja Lima! Veja que não tem nem um espinho. Ele tem tanta personalidade que a gente de longe já sabe que é Laranja. Lima.

Meu Pé de Laranja Lima

7. Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato

Um dos livros infantis mais importantes para a construção da cultura brasileira, Reinações de Narizinho foi uma das obras propulsoras das histórias do Sítio do Picapau Amarelo, que influenciou gerações de autores e leitores no país. Lançado pela primeira vez em 1931 por Monteiro Lobato, o livro apresenta diversas histórias originais, além de visitar personagens populares da cultura brasileira e também mundial.

8. O Maravilhoso Mágico de Oz - Lyman Frank Baum

O Maravilhoso Mágico de Oz - Lyman Frank Baum

Coragem, amor, resiliência, atitude e empatia. Estas são apenas algumas lições que aprendemos com o clássico livro de Lyman Frank Baum, O Maravilhoso Mágico de Oz. A história de Dorothy foi adaptada inúmeras vezes desde o seu lançamento, dando margem a desdobramentos das histórias por outros autores e influenciando uma geração de contistas ao redor do mundo.

Um coração não se julga por quanto você ama, mas por quanto você é amado pelos outros.

O Maravilhoso Mágico de Oz

9. Onde Vivem os Monstros - Maurice Sendak

Onde Vivem os Monstros - Maurice Sendak

Um livro pequeno, mas que carrega grandes lições de vida. Na história, conhecemos Max, um garoto de cinco que após vestir sua fantasia de lobo, destrói sua casa e é mandado para o quarto de castigo antes do jantar. O quarto de Max sofre uma misteriosa transformação e ele acaba velejando para uma ilha habitada por monstros. Neste novo ambiente, ele consegue dominar as criaturas selvagens e se tornar o rei delas. Contudo, Max vai começar a se sentir solitário e perceber o quão difícil é ser selvagem o tempo todo.

A mãe dele o chamou de "MONSTRO!"
e Max disse: "OLHA QUE EU TE COMO!"
e acabou sendo mandado para cama sem comer nada.

Onde Vivem os Monstros

10. Palmas e Vaias - Sônia Rosa

Palmas e Vaias - Sônia Rosa

Um importante livro sobre empoderamento negro escrito pela autora brasileira Sônia Rosa. Palmas e Vaias conta a história de Florípedes, que está enfrentando diversas mudanças físicas e psicológicas. Para piorar as coisas, ela vai ter que mudar de bairro e de escola, onde vai enfrentar novos desafios ao tentar fazer amizades em uma realidade totalmente diferente da que estava acostumada.

11. O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8) - Manuela Bacelar

O livro do Pedro (Maria dos 7 aos 8) - Manuela Bacelar

Este adorável livro infantil da autora portuguesa Manuela Bacelar conta a história de uma menina que possui dois pais adotivos, Pedro e Paulo. Na história, Maria conta para sua filha sobre a sua infância: rodeada de amigos, visitas à casa da vó e a afeição pelos dois pais. Um livro que apresenta questões sobre diversidade, respeito e amor de maneira delicada para crianças de todas as idades.

12. Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha

Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha

Este livro que brinca com a linguagem de maneira lúdica e divertida se tornou um clássico essencial da literatura infantil brasileira. Nas histórias, os personagens inventam novas palavras, valorizam as amizades e superam as diferenças ao mesmo tempo que aprendem questões básicas para o convívio em sociedade.

Marcelo, todas as coisas têm um nome. E todo mundo tem que chamar pelo mesmo nome porque, se não, ninguém se entende.

Marcelo, Marmelo, Martelo

13. A Maior Flor do Mundo - José Saramago

A Maior Flor do Mundo - José Saramago

Neste pequeno conto de um dos maiores autores da literatura portuguesa, os jovens leitores são desafiados a brincar com o escritor. Na história, Saramago conta uma história que gostaria de contar, sobre um menino que fez nascer a maior flor do mundo. Ele desejava que esta fosse a melhor história do mundo, mas mesmo a literatura sendo o local do impossível, ele sabe que ninguém nunca terá este poder.

14. As Tranças de Bintou - Sylviane A. Diuof

As Tranças de Bintou - Sylviane A. Diuof

Nesta delicada história conhecemos Bintou. Ela mora em uma vila africana e tudo que mais quer na vida são tranças como a de suas irmãs mais velhas. Mas Bintou é muita nova para ter tranças e possui apenas quatro tufinhos de cabelo. Quando Bintou salva duas primas e é oferecida uma recompensa por isso, ela vai descobrir que a beleza pode vir de muitas outras formas. Esta emocionante história de empoderamento pode ser apreciada por crianças de todas as idades.

15. Ninguém Me Entende Nessa Casa! - Leo Cunha

Ninguém me entende nessa casa! - Leo Cunha

Com um olhar peculiar sobre a infância, o escritor mineiro Leo Cunha reúne neste livro 26 crônicas que mergulham o universo infantil em histórias sobre a família, os amigos e as lembranças. O real e o imaginário se misturam de forma lúdica para entreter e ensinar crianças de todas as idades em meio a casos, acasos e cenas corriqueiras que revelam muito sobre o mundo à nossa volta.

16. História Meio Ao Contrário - Ana Maria Machado

História meio ao contrário - Ana Maria Machado

Uma das histórias infantis mais premiadas em anos recentes, História meio ao contrário é uma desconstrução dos contos de fada. Ao final das clássicas histórias de príncipes e princesas o que aconteceria depois do ‘Viveram felizes para sempre’? Essa é a premissa do livro de Ana Maria Machado, que coloca em xeque o que realmente vale do poder do rei, da beleza da princesa e da coragem do príncipe para serem realmente felizes.

... E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como uma raio de Sol e viveram felizes para sempre... Tem muita história que acaba assim.

História Meio Ao Contrário

17. Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles

Ou Isto ou Aquilo - Cecília Meireles

Cecília Meireles apresenta um livro de poesias que é considerado um divisor de águas para a literatura infantil. Em Ou Isto ou Aquilo, a autora apresenta temas relacionados à dúvida, às escolhas e ao cotidiano infantil. Tudo isto de maneira poetizada e lúdica, para que as crianças entendam o poder e a beleza da poesia.

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Ou Isto ou Aquilo

18. O Pequeno Nicolau - Sempé-Goscinny

O Pequeno Nicolau - Sempé-Goscinny

Do mesmo autor das clássicas histórias infantis de Asterix, O Pequeno Nicolau é um livro divertido que narra a visão de um menino e as situações corriqueiras da sua vida. A chegada do irmãozinho, a visita do inspetor da escola, as férias na praia, os recreios e muito mais. Um livro que é garantia de diversão para os pais e as crianças.

19. Discurso do Urso - Júlio Cortázar

Discurso do Urso - Júlio Cortázar

Um dos maiores escritores argentinos de todos os tempos, Júlio Cortázar apresenta neste conto poético infantil a história de um urso que passeia pelos canos de um prédio. De maneira delicada, lúdica e divertida, o autor relata as conversas e o cotidiano das pessoas que o ursinho ouve pelos canos, apresentando as qualidades e defeitos de vários personagens.

20. Meus Dois Pais - Walcyr Carrasco

Meus Dois Pais - Walcyr Carrasco

Este delicado livro do escritor e roteirista Walcyr Carrasco apresenta a questão da homoparentalidade pelos olhos de uma criança. Na história, os pais de Naldo se separam. Após sua mãe receber uma promoção no trabalho, Naldo deseja morar com seu pai e o amigo de seu pai, Celso. Ele só não entende o porquê das objeções de sua mãe e de sua avó.

21. O fado padrinho, o bruxo afilhado e outras coisinhas mais - Anna Claudia Ramos

O fado padrinho, o bruxo afilhado e outras coisinhas mais - Anna Claudia Ramos

Uma emocionante e enérgica história para ensinar às crianças que nada é impossível. Neste livro de Anna Claudia Ramos conhecemos Luar, que cresceu em um reino encantado de fadas. O menino não se conforma que no reino apenas as meninas podem se tornar fadas madrinhas e os meninos magos. Seu desejo de se tornar o primeiro fado padrinho da história o leva a uma jornada de busca e diversão ao lado da Princesa Aventureira.