Melhores livros de Jane Austen

Ela não é uma autora com uma lista extensa de livros publicados, mas que fez causou muito impacto na literatura clássica inglesa, e mundial também.

Em uma época em que o papel das mulheres na sociedade era muito limitado, a autora demonstrou através de suas protagonistas femininas uma visão de mundo diversa. As personagens eram capazes de amar de diversas formas e entender as limitações dos ambientes em que viviam: que eram fictícios, mas muito parecidos com o da realidade.

1. Razão e Sensibilidade (1811)

melhores livros de jane austen

Foi o primeiro livro publicado de Jane, mas ninguém sabia disso, pois usou-se um pseudônimo “A Lady” para assinar a obra. É basicamente a história de Elinor e Marianne Dashwood, duas irmãs que buscam equilíbrio em suas personalidades, bastante diferentes. Elinor é mais racional e Mariane mais emotiva e passional.

Por que vale a pena?

A personalidade das irmãs que baseia o título do livro é só um dos assuntos tratados. Jane fala sobre injustiça social na divisão de bens entre homens e mulheres, sobre amor, sobre a sociedade da época e reviravoltas que acompanham o amadurecimento de duas mulheres incríveis. É para ler do começo ao fim em um só fôlego!

A adaptação do livro para o cinema em 1995 teve como estrelas as atrizes Emma Thompson e Kate Winslet e venceu diversos prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

os melhores livros de jane austen

Não é o tempo nem a oportunidade que determinam a intimidade, é só a disposição.
Sete anos seriam insuficientes para algumas pessoas se conhecerem, e sete dias são mais que suficientes para outras.

Jane Austen (Razão e Sensibilidade)

2. Emma (1815)

os melhores livros de jane austen

Relata as dificuldades das mulheres inglesas da época, com um humor inteligente. A protagonista (Emma) é rica, inteligente e… Mimada. Sisma em ser cupido de novos casais, mas fracassa sempre. É resgatada das confusões em que se mete pelo seu melhor amigo, o cavalheiro Sr. Knightley.

Por que vale a pena?

Por ser talvez o romance mais diferente de Jane Austen. A protagonista não se apaixona, não tem preocupações financeiras e acha que pode manipular as pessoas. É um contraste com outras protagonistas criadas pela autora e vale a pena mergulhar nesse outro lado, pois o fato de ser, aparentemente, vazia e fútil, não interfere na construção narrativa do livro, que continua sendo espetacular.

Emma foi vivida no cinema por Gwyneth Paltrow (O Homem de Ferro), em uma divertida comédia romântica para ver em uma tarde de domingo.

os melhores livros de jane austen

Quando a vaidade age sobre a cabeça fraca produz toda sorte de danos. Nada mais fácil para uma jovem do que erguer suas esperanças alto demais.

Jane Austen (Emma)

3. A Abadia de Northanger (1817)

os melhores livros de jane austen

Catherine Morland, uma jovem de 17 anos, deixa o pacato vilarejo onde vive para passar uma temporada na badalada cidade de Bath.

Em meio a festas, passeios no campo e uma visita à famosa Abadia de Northanger, o leitor acompanha o amadurecimento de Catherine, uma ingênua leitora de romances góticos com uma imaginação bastante fértil que se transforma em uma pessoa encantadora. Também rola um romance entre ela e Henry Tilney, o filho do proprietário do lugar.

Por que vale a pena?

O livro é cheio de ironias, muito rico em ambientação e faz uma sátira aos romances góticos. É um livro para quem gosta de aprender e crescer com os personagens, com o bom e velho romance de fundo para quem não dispensa um amor complicado.

Você vai perceber que é muito fácil se apaixonar pelos personagens. Justamente por ser um dos livros mais raros da autora e não tão popular, esta leitura vai te fazer entender as várias faces de Jane Austen.

os melhores livros de jane austen

A amizade é sem dúvida o melhor bálsamo para as dores do amor desapontado.

Jane Austen (A Abadia de Northanger)

4. Persuasão (1818)

persuasao

Neste romance devastador a jovem Anne Elliot se apaixona pelo belo, mas pobre, Frederick Wentworth. O fato de serem de classes sociais diferentes, como era comum na época, impede que se casem.

Quando Frederick conquista uma melhor posição social e volta à cidade de Anne 8 anos após se conhecerem, seu coração o reconhece e deseja como se nem tivesse passado tanto tempo. Uma história de amor contada com muito humor, ironia, crítica social e, como não poderia deixar de ser, intensidade.

Por que vale a pena?

Diferente de seus outros livros, neste a maior parte da história se passa quando a protagonista já não é tão jovem, fato que exerce muita influência na personagem. Anne é, provavelmente, a heroína mais madura e inteligente de Jane Austen. E essa é uma história de amor tão intensa que, com certeza, será um teste de resistência para o seu coração.

os melhores livros de jane austen

Não se ama menos um lugar pelo fato de nele se ter sofrido, a menos que tenha havido apenas sofrimento, nada além de sofrimento.

Jane Austem (Persuasão)

5. Mansfield Park (1814)

mansfield park

Mansfield Park é a nova casa de Fanny, uma garota tímida, muito insegura e frágil que nasceu pobre, mas foi adotada pelos tios ricos. Na mansão, ela é humilhada por sua origem e o que salva seus dias é a amizade com o primo Edmund. A reviravolta no romance acontece quando os irmãos Mary e Henry Crawford mudam-se para uma propriedade vizinha.

Por que vale a pena?

A protagonista, Fanny, vai tomando várias formas durante a obra, ficando difícil saber se a amamos ou odiamos. É um dos livros mais realistas de Austen, no sentido de expressar de modo mais cruel as peculiaridades da época. O romance, aqui, esconde um milhão de intrigas, interesses e controvérsias que vão mexer com os seus nervos.

os melhores livros de jane austen

Há ligeiros atritos e decepções em toda parte, e todos podemos ter muitas expectativas, mas, por outro lado, se um plano de felicidade falha, a natureza humana volta-se para outro; se o primeiro cálculo deu errado, fazemos um segundo melhor: encontramos conforto em outra parte.

Jane Austen (Mansfield Park)

6. Orgulho e Preconceito (1813)

orgulho e preconceito

Por último, mas (definitivamente) não menos importante, a obra queridinha dos leitores de Jane Austen. A grande e humilde família dos Bennets estão tentando encaminhar suas filhas para um bom futuro e isso envolve arranjar casamentos, é claro. As aventuras das cinco irmãs e o romance entre Elizabeth e Mr. Darcy fizeram desse livro um dos romances mais queridos do mundo.

Por que vale a pena?

Costumam dizer que Elizabeth é a melhor heroína de Jane Austen, e é difícil não concordar. Habilidosa, inteligente, sagaz, ela encanta qualquer leitor e a forma como vai se envolvendo com Mr. Darcy é, definitivamente, uma história de amor que vale o seu tempo. É terminar o livro e correr pra ver (ou rever) a adaptação para o cinema feita em 2005.

os melhores livros de jane austen

Quando mais conheço o mundo, mais me desagrada. E o tempo confirma a minha crença na inconsistência do caráter humano e no pouco que se pode confiar nas aparências de bondade ou inteligência.

Jane Austen (Orgulho e Preconceito)

Veja também: Frases poderosas de Jane Austen que toda mulher deveria conhecer