A figura do poeta, dramaturgo e ator inglês William Shakespeare é quase sempre associada a romance. Apesar de ter escrito peças com temas diversos, que envolvem dramas, comédias e outros temas, acaba se destacando em nossa memória a sua obra mais famosa: Romeu e Julieta.

Seguindo este clima, selecionamos os 7 melhores filmes românticos baseados em peças de Shakespeare. São películas aclamadas pela crítica, com excelentes notas em sites especializados e que colecionam premiações ao redor do mundo.

1. Shakespeare Apaixonado (1998)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

Tá bem, não é um filme baseado em uma peça de Shakespeare, mas o que não falta são referências ao poeta inglês. O protagonista é William Shakespeare enquanto está tentando escrever Romeu e Julieta. Ele sofre um bloqueio criativo, mas Lady Viola, sua musa, o ajuda a completar a peça, inclusive se passando por homem para poder atuar, pois na época era proibido. O amor dos dois é avassalador mas, como não poderia deixar de ser, cheio de empecilhos.

O filme encabeça essa lista porque coleciona prêmios, entre Oscar, Globo de Ouro e outros. Foi indicado a onze Óscares,e ganhou sete!

Hugh Fennyman: Uh, um momento, senhor.

Ned Alleyn: Quem é você?

Hugh Fennyman: Eu sou o dinheiro.

Ned Alleyn: Então você pode permanecer enquanto permanecer em silêncio.

(Shakespeare Apaixonado)

Lord Wessex : Como isso acaba?

Rainha Elizabeth : Como as histórias devem quando o amor é negado: com lágrimas e uma jornada.

(Shakespeare Apaixonado)

2. Muito Barulho por Nada (1993)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

Considerada uma das peças mais engraçadas do dramaturgo, a trama gira em torno de dois casais que enxergam o amor de formas diferentes. É uma bagunça de sentimentos, intrigas e situações hilariantes com paixões de fundo. Dirigido por Kenneth Branagh, que já havia feito outro filme shakespeariano, Henry V (1989), o longa tem um elenco de estrelas e foi indicado a onze prêmios, incluindo Globo de Ouro, Cannes e BAFTA.

Vale citar também a adaptação de mesmo nome feita em 2012 e dirigida pelo aclamado diretor Joss Whedon, também indicada a diversos prêmios americanos. Daquelas comédias românticas que pode entrar para a sua lista de favoritos!

Eu não amo nada no mundo tão bem quanto você. Isso não é estranho?

Benedick (Muito Barulho por Nada) 

Eu preferia ouvir meu cachorro latindo para um corvo do que um homem jurando que ele me ama.

Beatrice (Muito Barulho por Nada) 

3. Amor, Sublime Amor (1961)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

Baseado no clássico Romeu e Julieta, o filme é um musical que conta a história de amor entre Maria e Tony, cujas famílias são gangues rivais nova iorquinas. Não se deixe enganar pela idade do filme: é tão bom que ganhou dez óscares, três globos de ouro, um Grammy e um BAFTA. Maravilhoso!

Todos vocês! Vocês todos o mataram! E meu irmão e Riff. Não com balas ou armas, com ódio. Bem, agora eu posso matar também, porque agora eu odeio!

Maria (Amor, Sublime Amor) 

4. Othello (1995)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

A primeira vez que um ator afro-americano interpretou um papel shakespeariano no cinema (até então os papéis haviam sido interpretados por atores brancos “pintados” de negros, ou o famoso “blackface”).

Baseado, como o nome denuncia, na trágica peça “Otelo, O Mouro de Veneza”, o filme gira em  torno de um casal que vê seu casamento ser abalado pela inveja e ciúme. Com o cenário da Veneza renascentista, o longa conta com uma bela fotografia. Foi indicado ao Screen Actors Guild Awards e Image Awards em 1996.

Prazer e ação fazem as horas parecerem curtas.

Iago (Othello)  

5. Romeu + Julieta (1996)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

O diretor de Moulin Rouge! (2001), Baz Luhrmann, caprichou nessa adaptação da mais famosa história de amor de Shakespeare.

O filme se passa na fictícia Verona Beach, uma cidade americana contemporânea, e as famílias Capuleto e Montéquio são rivais que controlam grandes empresas. Leonardo DiCaprio estava na sua fase mais galante (o filme é da mesma época de Titanic), e esta película teve nada menos que vinte e oito nomeações a diversos prêmios, incluindo o Oscar.

E quando eu morrer, pegue-o e corte-o em pequenas estrelas, e ele fará a face do céu tão fina que todo o mundo se apaixonará pela noite e não prestará adoração ao sol berrante.

Julieta (Romeu + Julieta)

Meu coração amava até agora? Renegue a sua visão. Porque eu nunca vi a verdadeira beleza até esta noite.

Romeu (Romeu + Julieta)

6. Noite de Reis (1996)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

Adaptação da peça de mesmo nome, este é outro filme aclamado pela crítica. Um casal de irmãos naufraga e, para sobreviver, a irmã, vivida pela genial atriz Helena Bonhan Carter, se passa por homem para conseguir servir o conde do país estrangeiro onde se encontra. Um paixão confusa entre o conde, a servente disfarçada de homem e uma amiga garante a parte romântica e engraçada da história.

Alguns nascem grandes, alguns alcançam a grandeza e alguns têm a grandeza que lhes é imposta.

Malvolio (Noite de Reis) 

Se a música é a comida do amor, toque.

Duque Orsino da Ilíria (Noite de Reis) 

7. A Megera Domada (1965)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

Veja se reconhece o enredo: uma mulher mais velha com temperamento difícil, e sua irmã, jovem, meiga e bela. O pai das moças só permite que a mais nova se case se a mais velha o fizer. Te lembra algum filme clássico da adolescência? O enredo é o mesmo, mas estamos falando da adaptação da obra de Shakespeare feita para o cinema em 1967, com a musa Elizabeth Taylor como protagonista. O filme teve sete indicações a prêmios, incluindo Oscar, BAFTA e Globo de Ouro.

Petruchio : Eu sou movido a te cortejar para ser minha esposa.
Katherina : Movido? Ótimo. Então deixe aquele que te moveu para cá REmover você daqui!

(A Megera Domada)

De todas as coisas que vivem, um homem é o pior!

Katherina (A Megera Domada)

os melhores filmes romanticos baseados em shakespeare

A propósito, o clássico teen “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999), baseado na mesma obra, também merece ser citado. Não foi tão premiado como o filme da década de sessenta, tendo sido indicado a doze prêmios, a maioria deles adolescentes, como MTV Movie + TV Awards  e Teen Choice Awards. Mas falamos a verdade: é um filme tão querido que a gente nunca enjoa de ver ♥️ 

Eu odeio o jeito que você fala comigo, e a maneira como você corta o cabelo. Eu odeio o jeito que você dirige meu carro. Eu odeio quando você me olha. Eu odeio suas grandes botas de combate e a maneira como você lê minha mente. Eu te odeio tanto que me deixa doente; até me faz rimar. Eu odeio isso, eu odeio o jeito que você está sempre certo. Eu odeio quando você mente. Eu odeio quando você me faz rir, ainda mais quando você me faz chorar. Eu odeio quando você não está por perto, e o fato de você não ligar. Mas principalmente eu odeio o jeito que eu não te odeio. Nem de perto, nem um pouquinho, nem mesmo em nada.

Kat Stratford (10 Coisas que Eu Odeio em Você)

Só porque você é linda, isso não significa que você pode tratar pessoas como se elas não importassem.

Cameron (10 Coisas que Eu Odeio em Você)

Agora: se você não está assim tão preocupada com a avaliação crítica dos filmes e só quer mesmo assistir um romance shakespeariano bacana, também pode curtir: Quase Igual aos Outros (1985); Sonho de uma Noite de Verão (1999); Volta Por Cima (2001); e Jogo de Intrigas (2001).

Esperamos que se divirta muito 😊