Maxima Romana

Cerca de 325 frases e pensamentos: Maxima Romana

Aquela velha máxima:
' quando não se sabe para onde ir, é melhor ficar onde está.'
Mentira!
Com tempo aprendi que, o grande barato da vida é o caminhar, e não, onde se quer chegar.
Quando você caminha, mesmo que não saiba para onde vai, você mexe a energia, chacoalha o coração e alimenta a mente.
Mesmo que se perca, o que eu acho relativo,se perdendo se acha até aquilo que não procurava. Vale a pena.
Nem sempre é penoso, pode ser prazeroso. Tudo vai depender de como você encara a vida.
A vida não é uma receita de bolo que, usando os ingredientes certos, dará o tipo de resultado esperado. Aliás, o esperado às vezes é esquecido e trocado pela surpresa do simples fato de caminhar, com a ideia de que, para se valer a pena viver, é preciso não ter medo de perder.

P.PÁL

A arte é a expressão máxima da alma...
É através da arte que um artista
expressa o que sua alma diz...
Osculos e amplexos,
Marcial

NOSSA ALMA FALA ATRAVÉS DA ARTE
Marcial Salaverry

Não se pode negar que é simplesmente através da arte, que o artista consegue colocar sua alma visível para todos. De uma maneira ou de outra, a arte sempre será a única maneira que permite uma livre exposição do pensar, da maneira de ser, enfim, daquilo que todos temos em nosso interior, sejamos tidos como artistas ou não.

Temos que considerar que bem guardado no recôndito de nossa alma, todos somos artistas, e cada qual exprime essa veia artística na forma para a qual tenha seu real talento, embora nem todos consigam soltar essa luz interior, que se chama talento artístico. Alguns por timidez, outros por falta de oportunidade, sufocam-no, e jamais conseguem por para fora aquilo que sentem, aquilo que sua alma anseia por dizer. Não conseguem enfim descobrir-se. Mas não tenham dúvidas, todos temos algum talento dentro de nós, embora existam muitos que não conseguem se expressar, existem alguns que tem muita versatilidade, e distribuem seu talento em diversas áreas artísticas, como que comprovando que todos temos arte dentro de nós. Basta-nos saber procura-la, e expô-la.

Recebi uma citação de Paul Klee, muito interessante:
"A arte não existe para reproduzir o visível, mas para tornar visível aquilo que está mais além dos olhos."

Na verdade podemos dizer que a arte existe sim, ela está dentro de cada um de nós, no nosso âmago, nos nossos sentimentos, nos nossos amores, e podemos dizer que isso é vida, e na verdade a vida é arte, arte de viver, de se manter vivo, e realmente a arte existe dentro de todos nós. Apenas alguns conseguem exprimi-la, outros não o conseguem. Muitas vezes essa arte é demonstrada no campo profissional, aonde o talento artístico consegue se expressar...

Por vezes chega a ficar enrustida em um cantinho obscuro de nosso cérebro, e sequer tentamos descobrir se temos alguma vocação artística. A luta pela vida, e a consequente necessidade de trabalhar é a principal das causas, mas é preciso notar que se deixarmos o talento fluir, talvez nosso caminho seja facilitado.

Precisamos entender que o talento também se reflete profissionalmente, já que podemos considerar que um médico, um advogado, um engenheiro, um executivo de comprovado sucesso, podem ser considerados artistas em seu campo profissional. São casos em que o talento artístico é o exercício de uma profissão, em que sempre alguns obtém um destaque maior, por terem descoberto sua real vocação.

Podemos notar que em qualquer campo profissional, sempre alguns se destacam mais que os outros, sejam marceneiros, carpinteiros, vendedores, pedreiros, ou seja lá o que for. Existem aqueles que se descobriram como artistas em sua profissão. São os que conseguem sucesso em seu campo de trabalho. Realmente, pode-se dizer que são artistas, e conseguem deixar que sua alma flua através de sua real vocação.

O mesmo talento com que um escultor esculpe uma obra de arte em uma pedra, um cirurgião plástico executa uma obra de arte no rosto ou no corpo de seus pacientes. Com a mesma admiração que aplaudimos um cantor ou um músico de sucesso, aplaudimos uma peça de defesa ou de acusação bem executada por um advogado brilhante. Ou o excelente trabalho de uma cozinheira, ou mesmo de um vendedor de sucesso. Ou um excelente motorista. Ou um garçon, ou um barman, e até mesmo um faxineiro que faça seu trabalho bem feito. Todos são artistas...

Nesses casos, cada artista trabalha em seu campo artístico. Apenas tiveram que descobrir o real talento interior. Existem advogados que seriam excelentes músicos, e vice versa... Há que se descobrir qual a luz que brilha em seu interior.

Como podemos notar, TODOS temos algo de artista dentro de nós. Apenas precisamos saber descobrir e, descobrindo, mostrar para o mundo aquilo que sabemos fazer, e sempre procurar fazer bem e com honestidade e correção.

Existem alguns “artistas” que descobriram que seu talento é copiar e, às vezes, modificar ligeiramente trabalhos alheios. Sugiro uma melhor busca em seu interior, que acabarão descobrindo que é muito mais gratificante fazer aquilo que realmente sabem, e mais ainda, sendo aquilo que gostam.

Por exemplo, alguém que tenha muito talento culinário, deve fazer seus bolos e tortas com arte e carinho, ao invés de copiar coisas alheias. Sem dúvida a satisfação interior será muito maior, pois seja qual for seu pendor artístico, o executará com brilhantismo, ao invés de usufruir maliciosamente do talento alheio.

Conheci uma pessoa que copiava com perfeição obras de pintores famosos. Indaguei porque não fazia suas próprias telas, já que tinha tanto talento. Disse-me que por preguiça de procurar os temas. Então, copiava. E assim existem muitas pessoas que se recusam a descobrir sua vocação interior, e acabam deixando muita vida para trás.

Apenas para encerrar, falando de Internet. Encontramos pessoas de incrível talento,seja como escritores, seja como webdesigner. Cada qual em seu campo de ação, excelentes artistas, que merecem ter seu trabalho respeitado. São todos artistas que executam maravilhosas obras de arte, merecendo aplauso, respeito e admiração geral. E neste caso tambem, os copiadores deveriam procurar coisa melhor para fazer, respeitando o trabalho que os artistas fazem com tanto carinho.

Então, juntemo-nos num aplauso geral de todos para todos, já que todos podemos nos considerar artistas, cada qual à sua maneira, somos ARTISTAS, e merecemos UM LINDO DIA, artísticamente vivido...

Marcial Salaverry
2 compartilhamentos

Ultimamente tenho vivido uma máxima: mais velho por óbvio, todavia quando me sinto mais fraco algo mais mais forte acontece.

Caio Roberto Mendes Ferreira

Presídio de segurança máxima eu só considero um: o cemitério. Quem lá está preso, vivo não sai...

Horlando Halergia

Viver não é só se perceber existindo,
Viver é entender porque vive.
Percebem esta máxima?

Nilton Mendonça

Em nossas graduações e prosperações, Professores são os máximos, ignorá-los é ignorância máxima

Paulo Celente

Ajude-me a me conhecer melhor.
Todos nós conhecemos a máxima: "Conheça-te a ti mesmo", e sabemos o quanto é difícil para nós, nos descobrirmos e enxergarmos os nossos próprios defeitos. Ficamos presos a esses erros, e por fazer parte de nós, dificilmente aceitamos ou enxergamos que estamos agindo de forma deletéria para conosco e para com as pessoas em nossa volta.
Muitas vezes o feedback sincero de alguém de confiança é necessário para que possamos ver aquilo que não estamos enxergando. Aprender a escutar a opinião alheia e filtrar ela, é de suma importância.
Se você é um cozinheiro e todos reclamam de sua comida, chega um determinado momento em que: ou você melhora, ou muda de profissão, pois, nesta você já recebeu provas de que é um péssimo profissional.
Assim, as críticas que recebemos, se bem analisadas, podem ser construtivas, e podem mostrar nossos erros e acertos.
O cuidado que devemos ter é no sentido de que toda observação, carece de reflexão, daí a necessidade de filtrarmos a informação recebida, mas, com a devida introspecção e pureza de intenções. Não pode haver espaço para mágoas ou rancores.
Assim, me ajude a me conhecer melhor, objetiva, aprender a falar e sobretudo escutar àqueles a quem consideramos e que, em algum momento, possa estar cometendo algum comportamento que esteja abalando essa relação de amizade e companheirismo.
Sem diálogo não há comunicação.
Sem a comunicação as relações não existem.

Weslley Marcelo Massako Negre

Nosso plano hoje e ser melhor que ontem.
Nossa meta e viver a vida na intensidade máxima
Nosso objetivo e ser o melhor no que eu faço
A realidade e que para tudo acontecer só depende de min !

Leandro Hungria Dias

Age de tal forma que a máxima de sua ação seja uma lei universal

(Kant)

Então é Páscoa...
Após a máxima confirmação do amor de Deus por nós - a morte de Seu filho - eis que Cristo ressuscitou glorioso! Cristo venceu a morte, venceu o ódio, venceu a descrença. E Sua mensagem de amor e esperança continua sendo passada até hoje...
Páscoa é isso, amor e esperança! Que nessa Páscoa em especial possamos renovar a esperança em nossos corações tão fragilizados por tantas incertezas e tantos medos que estamos vivenciando atualmente.
Que o Cristo Salvador renove cada um que se encontra desenganado, desesperançado, cansado... Que o amor ao próximo seja o maior exemplo Dele a ser seguido. Que o perdão enterneça os corações endurecidos... Perdoe aos outros, perdoe a si mesmo. Que Ele nos dê sabedoria, paciência, resiliência e direção para passarmos por tudo isso da melhor maneira possível. E que Ele proteja todos nós desse mal que assola e devasta o planeta.
Que nessa Páscoa, nossa fé se fortaleça e que possamos renascer transformados, fortalecidos, restaurados, reestruturados.
Isso tudo vai passar. Tenha fé!

Feliz Páscoa!

Josy Maria

Um dia de cada vez deixou de fazer sentido.

A velha máxima de "um dia de cada vez" deixou de fazer sentido a partir do momento em que teríamos de apagar todo o nosso passado da memória o que, infelizmente, não é possível.
Acabamos por levar toda esta bagagem que nem sempre nos deixa andar para a frente e nos faz pensar cada passo que damos, com receio e um olhar para trás constante.

Deixamos de viver por medo de reviver emoções passadas, dores sofridas, desconfianças e a falta de confiança em nós próprios.
Erramos e caímos nos erros dos outros.

Viver é fácil, viver descansado e sem peso nos ombros, é impossível!

Que tudo isto que passamos seja um longo caminho e que o bem estar e o alívio, venham como troféu.

LG

Juntos faremos excelentes resultados, e a contribuição máxima de cada um; será trabalhar em equipe.

Delson Jacinto Vieira

V1 – velocidade máxima durante a decolagem, na qual um piloto ainda pode abortar a operação com segurança sem sair da pista.
É também a velocidade mínima que permite prosseguir em segurança para a decolagem, mesmo que ocorra uma falha crítica entre V1 e V2; V2 é a velocidade de segurança para a decolagem.
Acima de V2 a decolagem não mais poderá ser abortada, a menos que haja razões para crer que a aeronave não irá manter-se no ar.
Já se perguntou em qual momento você se encontra agora na tomada das suas decisões mais importantes?
Ainda é possível abortar com segurança?
Ou será melhor seguir em frente e proceder aos ajustes necessários?

Andre Rodrigues Costa Oliveira

Atualizando uma máxima: "Pai não é quem põem no mundo, é quem cria...Pátria não é aquela na qual você nasce, é aquela que te acolhe e lhe dá a oportunidade de ser alguém."

Foco do Pensamento: DNA Africano dos jogadores campeões do mundo em 2018 pela França.

Celso Corrêa de freitas

O salário mínimo no Brasil se assemelha a uma prisão de segurança máxima.

Lucêmio Lopes da Anunciação

Alexandre VI, o Papa Bórgia nos deu a seguinte máxima.

Sexo, Dinheiro ou Poder!
Qual o mais prazeroso?

Renaldo Melo

O verdadeiro amor é suicida. O amor, para atingir a ignição máxima, a entrega total, deve estar condenado: a consciência da precariedade da relação possibilita mergulhar nela de corpo e alma, vivê-la enquanto morre e morrê-la enquanto vive, como numa desvairada montanha-russa, até que, de repente, acaba. E é necessário que acabe como começou, de golpe, cortado rente na carne, entre soluços, querendo e não querendo que acabe, pois o espírito humano não comporta tanta realidade, como falou um poeta maior. E enxugados os olhos, aberta a janela, lá estão as mesmas nuvens rolando lentas e sem barulho pelo céu deserto de anjos. O alívio se confunde com o vazio, e você agora prefere morrer..

Gustavo Aschar

Mea culpa. Mea culpa. Mea maxima culpa!

A mão esquerda de Deus

Exploram os honestos, porém dialogam com terroristas! Essa é a máxima dos representantes da nossa atualidade!

Neto Montana

"Investir numa nova relação" é uma máxima bem adequada para o início de uma nova tentativa amorosa, em um mundo cada vez mais capitalista. De uma forma genérica, a mulher investe seus dotes visando antes a estabilidade financeira, depois a felicidade afetiva, e o homem investe seus recursos econômicos e sociais no amor da mulher, sabendo que sem isto será quase impossível. Por causa desse investimento, em tempos de crise as relações amorosas estão indo à falência e pedindo concordata com muita facilidade.
Às mulheres, a garantia de que reconhecemos os esforços e o talento com que um número delas, cada vez mais maior, busca essa estabilidade com esforço próprio. Vai em busca da independência numa espécie de informalidade, à margem das relações produtivas materialmente. Também sabemos que é crescente o número de homens que "investem", à moda femnina, em relações com essas mulheres. E pasmem, são menores as estatísticas de falências. Isso revela uma superioridade notória da capacidade afetiva da mulher.

Demétrio Sena - Magé-RJ.
Inserida por demetriosena
1 compartilhamento