É muito difícil chegar ao fim d'O Fabuloso Destino de Amélie Poulain sem estar absolutamente encantado com o filme. A forma delicada e bela com que a protagonista vê o mundo está representada em todos os detalhes da obra, passando para o espectador uma mensagem de esperança em um mundo melhor bastante encorajadora.

Se você ainda não conhece, vale a pena conferir o filme de Jean-Pierre Jeunet que foi indicado a 5 Oscars e 1 Globo de Ouro. Mas não precisa esperar, você já pode conferir aqui algumas das mais incríveis lições que podemos aprender com Amélie:

1. Por que o encanto?

Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida... O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida...

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Amélie é uma pessoa normal. Com as suas peculiaridades, mas normal. Ela não possui superpoderes nem está em uma batalha para salvar o planeta. Ela é uma garçonete que mora em Paris e escolhe viver atenta às belezas das pequenas coisas do cotidiano. Ele também decide fazer com que as pessoas ao seu redor sejam felizes e, assim, se torna uma grande heroína das simplicidades da vida.

2. Não se prive de sonhar

São tempos difíceis para os sonhadores... O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

São tempos difíceis para os sonhadores...

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Pois não é que são? Parece complicado encontrar tempo para sonhar em meio a tantas tarefas e preocupações do dia-a-dia. Mas os sonhos são dos maiores recursos que se tem para manter o olhar apurado para a beleza do mundo e manter uma atitude positiva, como faz Amélie.

3. Será que vai chover?

A ansiedade sobre a passagem do tempo nos faz falar sobre o tempo. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

A ansiedade sobre a passagem do tempo nos faz falar sobre o tempo.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Não dá para fugir, o tempo corre no mesmo compasso, sem pressa nem atraso, simplesmente constante. Resta apenas fazer o melhor possível para não desperdiçá-lo. É melhor deixar a ansiedade para lá e aproveitar todos os instantes da melhor maneira possível. Faça chuva ou faça sol!

4. Cuide de você

Talvez ela faça de tudo para arrumar a vida dos outros. E ela? E as suas desordens? Quem vai por em ordem? O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Talvez ela faça de tudo para arrumar a vida dos outros. E ela? E as suas desordens? Quem vai por em ordem?

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

No fim, você é a sua maior e melhor companhia. Cuidar de si mesmo não é egoísmo, muito pelo contrário! Quando se está bem consigo mesmo, se transmite boas energias para quem está por perto.

5. Olhe para o céu!

Quando o dedo aponta o céu, o idiota olha para o dedo. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Quando o dedo aponta o céu, o idiota olha para o dedo.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Tudo é uma questão de perspectiva e foco. Cada um enxerga o mundo da forma como está se sentindo por dentro. Pode ser difícil de acreditar, mas é fácil desviar a atenção do que é realmente importante. Um coração amargurado, ou mesmo cheio de stress e cansaço enxerga melhor o lado ruim das coisas. Não vale a pena julgar, mas vale muito ajudá-lo a aliviar o coração para poder ver melhor o céu.

6. Não existe vacina

Era a única coisa que ela ainda não tinha pego: amor. Ninguém está imune. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Era a única coisa que ela ainda não tinha pego: amor. Ninguém está imune.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Pois é, até Amélie descobriu o amor. Que bom! Afinal, o amor completa a beleza da vida, não é? Como dizem os Los Hermanos, Até quem me vê lendo o jornal, na fila do pão, sabe que eu te encontrei . Porque é assim mesmo, uma pessoa apaixonada transparece alegria. Não dá para evitar, você também não tem como escapar.

7. Faz parte.

Então, pequena Amélie, os teus ossos não são feitos de vidro. Podes levar algumas pancadas da vida. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Então, pequena Amélie, os teus ossos não são feitos de vidro. Podes levar algumas pancadas da vida.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Das maiores lições: as decepções são inevitáveis. Mas todos temos força para levar o impacto e continuar o nosso caminho. Mesmo que nele haja alguns espinhos, também há rosas e o prazer de caminhar.

8. Faça a diferença

Sem você as emoções de hoje seriam apenas uma pele morta das emoções do passado. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Sem você as emoções de hoje seriam apenas uma pele morta das emoções do passado.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Amélie escolheu como seu propósito fazer pequenas ações para tornar a vida das pessoas melhor. Ela não esperava nada em troca, a não ser levar alegria a alguém, mesmo aos desconhecidos. Você não precisa dedicar a sua vida a ajudar aos outros, mas imagine um mundo em que todos fazemos pequenas gentilezas uns aos outros... Não acha que seria um lugar melhor?