Início das Aulas

Cerca de 5 frases e pensamentos: Início das Aulas

⁠"Antes de iniciar uma aula, apresente aos estudantes quais as competências planejadas para ele desenvolver na aula. Consciência muda tudo".

Inserida por lucianabilitario

PROFESSOR EDUCADOR

É comum, no período que antecede o início das aulas, terem as crianças uma certa expectativa, um certo desejo, antecipando o que será a escola. Têm, as crianças, a tendência de gostar do professor. É o gosto da novidade, do que não conhecem – é a aventura do aprendizado. Começam as aulas e algumas expectativas são superadas, outras frustradas. Alguns encontros se revelam marcantes, outros nem tanto. Há alunos que voltam para casa, dos primeiros dias de aula, desejosos de narrar aos pais cada detalhe de seus professores.
Em uma leve viagem ao passado, todos rapidamente nos lembramos de alguns professores. Por que desses e não de outros? Porque alguns marcam mais. E é desses professores que a pessoa se lembrará ao longo da vida.
Infelizmente, muitos professores se convertem em burocratas da escola. Estão ali exercendo a profissão de estar ali. E nada mais. Sem perfume nem sabor. Sem encontro nem encanto. Apenas ali, munidos de um programa determinado, e sequiosos do fim, já no começo. Tristes mulheres e homens que embarcam na profissão errada e lá permanecem aguardando a miúda aposentadoria. Não são maus. Apenas não são educadores.
Há aqueles que educam desde os primeiros raios da aprendizagem. Preparam-se para a celebração do saber e do sabor – palavras com a mesma origem. Lançam redes em busca de curiosidades, surpreendem e permitem surpreender; ensinam e aprendem com a mesma tenacidade. Estão ali, em uma sala de aula, desnudos de arrogância e ávidos de vida. Não temem a inquietação das crianças e dos jovens. Não negligenciam o conteúdo, mas valorizam os gestos. Gestos – é disso que mais nos lembramos dos nossos mestres que passaram. E que permaneceram.
Lembro-me de alguns, como a Ana Maria, professora de história, que nos instigava a estudar antes da aula o tema que seria trabalhado. Quando chegava a aula, ela propositadamente errava, e nós a corrigíamos. Era um jogo, uma didática simples que empregava. Eu chegava a sonhar com aquelas aulas. Ela despertava o gosto pela pesquisa e destravava os mais tímidos. Todo mundo queria corrigir a professora.
Talvez um exercício interessante para o professor seja o das lembranças. Lembrar-se, de quando era aluno, daqueles professores que eram educadores, e de repente ter a humildade de imitá-los ou até reinventá-los.
E não há tempo nem idade para fazer diferente. É só ter uma característica que Paulo Freire considerava importante para toda a gente mas essencial para quem educava: gostar de viver.
Quem gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta de viver não tem medo de ternura, da gentileza, do amor.
Quem gosta de viver, educa!

⁠"No início do treinamento de canto, ouvir é mais importante que reproduzir"

Inserida por paulodanielavalos

⁠A minha primeira aula, no início da década de 60 do século passado, até parece coisa de novela: na época, jantava na casa de uma tia em Ponta Grossa, e, enquanto jantávamos, a luz apagou por duas vezes em razão do mau tempo - os mais antigos, certamente, lembrarão que, naquele tempo, a cidade era abastecida pela Companhia Prada de Eletricidade, não muito confiável. Minha tia uma pessoa excessivamente previdente insistiu em que eu levasse vela e fósforo, pois iria dentro em pouco dar a minha aula e poderia faltar energia durante a mesma. Recusei em princípio, mas, devido à sua insistência, resolvi concordar.
Começou a aula, eu tremia mais do que “vara verde”, passam 5, 10 minutos e, pasmem vocês, a luz apaga. Imaginem o olhar de surpresa na sala quando eu tiro do bolso uma vela e acendo, colocando-a no canto da mesa; a partir daí a primeira aula de minha existência ficou como tudo à luz das velas, mais fácil e, neste momento, senti que era aquilo que iria fazer o resto da minha vida.
Pedro Marcos

Inserida por PMarcos

⁠A escola virtual

Tá na hora da transmissão
a aula já vai começar,
liga logo a televisão
eu quero estudar!

Matemática é na segunda-feira;
Terça é Língua Portuguesa
Quarta tem história e geografia
Quinta a Ciência vem ensinar. ..

Sexta-feira vem a Língua Inglesa;
A arte e a Educação física onde colocar?
No sábado e no domingo não dá!

Então dá um jeito nesta grade horária
mesmo porque está escola virtual
tem caráter emergencial e será temporaria!

Maria Lu T S Nishimura

Inserida por marialu_t_snishimura