Homenagens aos Professores

Cerca de 847 frases e pensamentos: Homenagens aos Professores

É preciso que os professores sejam melhor pagos, pois deste modo irá ocorrer uma real valorização desta profissão e a própria concorrência se encarregará de selecionar profissionais cada vez mais capacitados.

Vi ontem professores fazendo greve pelo TER. Fiquei em dúvida se se tratava de professores, pois estes têm consciência de seu papel que é despertar o SER nos seus discípulos, dando a eles o exemplo.

Educação Parte 4

Com referência à qualidade do corpo de professores, fomos informados na estatística apresentada na primeira semana de Maio que os universitários formados em Pedagogia apresentaram o pior desempenho entre todos os formados em cursos superiores em uma prova padronizada de ditado. Ou seja aqui temos um problema básico de formação para o posto de trabalho.
Mas voltando ao item anterior, o maior problema do corpo docente em todos os níveis é o fator cultural.
Por que não me dedico com alegria e afinco às minha obrigações de ensinar durante o período em que tenho que permanecer em meu ambiente de trabalho, já que gastarei este tempo de qualquer jeito?
Por que fico reclamando o tempo todos que sou mal remunerado, que não sou reconhecido etc.
A maior motivação do professor é o progresso do aluno.

Podemos também aqui nos referir à qualidade das instalações das escolas, estado do mobiliário etc. Mas também podemos aqui lembrar que todos os Estados e Municípios recebem o fundo de participação do governo federal, cujo dinheiro tem que ser aplicado no ensino e na saúde. Este fundo, caso o dinheiro seja recebido, o que não acontece desde o inicio de 2013, é suficiente para manter a educação e a saúde de responsabilidade dos municípios e estados.

Para finalizar vamos verificar as necessidades da sociedade e as obrigações do governo com relação à educação.

Desde os tempos de Roma ou antes reconhece-se que é obrigação do governo manter as artes, pesquisas, educação, saúde, saneamento, defesa etc. em troca do pagamento de impostos. Quem não lembra a frase daí a César o que é de César.

Reconhecendo-se este fato, até onde é obrigação do governo manter a educação gratuita para os seus cidadãos?

É óbvio que a educação fundamental é obrigação do governo prove-la gratuitamente e com boa qualidade.
Mas quando chegamos ao ensino médio, observamos aqui um grande ponto de interrogação.

É minha opinião particular, e todos tem o direito de discordar que a sociedade em sua estrutura necessita pessoas com diversos tipos de habilidades.

A maioria dos postos de trabalho que a sociedade oferece aos seus cidadãos e que necessitam ser preenchidos com trabalho de qualidade se enquadram naquela classificação denominada de artífice.

Uma parte dos postos de trabalho necessitam de pessoas melhores treinadas e melhores preparadas e que necessitam ser preenchidos por pessoas capazes e que tenham especialização, que se enquadram na classificação de técnicos.

Uma pequena parte dos postos de trabalham necessitam de pessoas com treinamento em universidades, aqui se enquadrando os médicos, odontólogos, advogados, engenheiros, etc

Por outro lado podemos afirmar que as pessoas diferem em suas habilidades naturais e que estas habilidades podem ser medidas através de testes denominados de testes de QI (coeficiente de inteligência) e QIE (coeficiente de inteligência emocional). Além disto um bom boletim de acompanhamento ao longo dos 8 (9) anos de ensino fundamental muito nos pode dizer a respeito das habilidades daquele cidadão.

Assim o estado pode quantificar os valores percentuais necessários das três categorias, artífices, técnicos e profissionais liberais e prover cursos em qualidade e quantidade suficientes para as três categorias, nas diferentes especialidades.

As categorias de artífices e técnicos podem ser perfeitamente atendidas pelos 4 anos (novamente os 4 anos) de ensino médio.

A categoria de profissionais liberais deverá ser atendida por um curso de ensino médio que poderá ser totalmente ou parcialmente especializado em ciências biológicas, exatas e sociais, conforme as habilidades e interesses dos jovens adolescentes.

Os cursos universitários devem oferecer em qualidade e número de vagas as diversas especialidades de acordo com as necessidades da sociedade.

É obrigação do Estado prover vagas em menor número para especialidades pouco procuradas pelo mercado de trabalho, mas que são necessários para o bom funcionamento da sociedade, tais como letras mortas, arqueologia, filosofia etc.

Este modelo aqui apresentado é em maior ou menor grau adotado pelos países nórdicos.

Devemos nos lembrar de outro dado da estatística apresentada na primeira semana de Maio que o Brasil aplica em sua educação o dobro do percentual do PIB que a Alemanha aplica em seu sistema educacional.

Gostaria de deixar aqui registrado, que não sou contra a continuação do aprendizado pelos cidadãos que assim o desejarem, mas não por conta dos impostos pagos pelos demais cidadãos.
O Estado somente tem a obrigação de oferecer gratuitamente e com boa qualidade educação para atender as necessidades da sociedade e nada mais do que isto.

Abraços a todos

Não estás só nesta escola chamada Terra. Tem o melhor dos professores, Jesus o príncipe da Paz. siga-o. 

Feliz dia dos professores, vida.
(Mesmo com teu modo bruto de me ensinar...)

Os professores de Educação Física encaram diariamente duras críticas, rotina pesada de até 16 horas por dia, desvalorização, noites mal dormidas planejando aulas, porém todos os dias estamos nas escolas, academias, clubes e parques com paciência, sabedoria, dedicação e uma boa dose de motivação!

Nada contra, se vocês são fiéis a: Pastores, Padres,
Rabinos, Sacerdotes, Políticos, Professores, Líderes
Sindicais. Cada um escolhe o seu Chicote para apanhar.

Os melhores professores e os melhores chefes são os mais duros. Na hora, você não vê, mas, 20 anos depois, percebe que são esses os que trazem mais valor para a sua vida.

As pessoas deveriam amar os professores da mesma forma como amam os jogadores de futebol.

Contação de histórias no contexto escolar é um dos recursos que os professores têm à disposição para fazer com que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura.

Professores

Professores,professoras
Generosos e garbosos
Como um doce maleável
O teu jeito é adorável

Na escola nos explicar e ensinar
Com pureza e sabedoria
Aprendemos com alegria

Sem vocês o que séria?
Inaceitável eu diria
Precisamos aprender
Para conviver no dia-dia

Precisamos nos enspirar
Aprender sem reclamar
Obrigando professores por nos ensinar.

A saudade da escola, dos amigos, dos professores, permanece eternamente na memória dessa época maravilhosa, em que os desafios eram: acordar cedo e fazer os trabalhos escolares nas bibliotecas públicas, ou na residência de um amigo, onde se reuniam, estudavam diariamente e trocavam ideias, assim nasciam laços de amizade que por final se tornaram parte da nossa família.

A admiração que sempre tive pelos meus professores me deu alegria, dobrou a motivação e facilitou o meu aprendizado.

Se a Vida é mesmo uma Escola, Meus Professores Estão sempre de Greve.

Meu parabéns hoje não vão para os professores, vão para os professores-educadores. Não há fórmula capaz de definir a distância entre os dois substantivos.
Ser professor basta ser contratado e estar junto a uma mesa cercada de aprendizes. Ser professor-educador é ser contratado, estar junto a uma mesa cercada de aprendizes e ter o dom de fazer crescer aqueles que o cercam.
Um professor-educador não quer contratos, quer amizades. O professor-educador não implora respeito, antes de mais nada, ele o exerce. O professor-educador se manifesta por aumento salarial, mas o merece de fato.
O professor-educador é ao mesmo tempo o topo e a base da pirâmide, são as duas raízes da equação, e a fórmula! O professor-educador é substantivo biforme e pronome, que sozinho torna-se paradoxo. É substantivo abstrato, próprio e coletivo!
É metáfora, que nos faz pensar, ligação iônica, que sem oposição de pólos tornam-se impraticáveis e células, que formam o belo ser-humano! Professores-educadores não gritam, eles fazem você perceber que está errado. Não lhe estimula a ser como ele, e sim, melhor que ele.
Professores, vamos nos tornar professores-educadores!
E professores educadores: minha eterna gratidão e meus eternos aplausos.

"Os velhos jogam dama na praça, professores de tudo o que é dor...fingindo esconder a falta que faz viver um grande amor...nada mudou..."

Professores que, vivendo do imposto pago pelos pais de seus alunos, se prevalecem do controle que exercem sobre as crianças para jogá-las contra quem paga o salário deles têm de ser BANIDOS DO MAGISTÉRIO.

É provável que uma nação sobreviva sem governantes, mas é improvável que prospere sem professores!

Somos mais do que professores de Educação Física. Somos quem, com nossas palavras podemos encantar, com os movimentos ensinar e o futuro transformar.

Nós bombeiros, socorristas ,emergencista e professores, ensinamos e prevenimos para não precisar salvar , mas se uma hora precisar estaremos preparados.

Nara Araújo