Helena Blavatsky

Cerca de 12 frases e pensamentos: Helena Blavatsky
Elena Petrovna Blavátskaya (1831-1891), conhecida como Helena Blavatsky, foi uma renomada escritora russa e uma das fundadores da Sociedade Teosófica. Algumas de suas obras de maior destaque são "A doutrina secreta" (1888), "Ísis sem véu" (1877) e "A voz do silêncio" (1889).

A mais importante de todas as obras é o exemplo da própria vida.

Os ramos da árvore são sacudidos pelo vento; o tronco permanece imóvel.

Seja humilde se queres obter a sabedoria. Porém, seja ainda mais humilde quando a tiver adquirido.

Honrai as verdades com a prática.

O potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos UM.

A mente é qual um espelho; colhe pó enquanto reflete; são necessárias as suaves brisas da sabedoria da alma para limpar o pó de nossas ilusões.Procura, ó principiante, fundir tua mente e alma.

⁠A palavra articulada tem um poder que os sábios modernos não só desconhecem, mas nem sequer suspeitam...

⁠O erro desce por um plano inclinado, ao passo que a verdade tem que subir penosamente a escarpa da colina.

Helena Petrovna Blavatsky
A Doutrina Secreta. Volume 1: Cosmogênese. São Paulo: Editora Pensamento, 1980.

Os maus pensamentos são menos prejudiciais do que os pensamentos utópicos e medíocres. Porque contra os maus pensamentos estais sempre alerta, e estando determinados a combatê-los e vencê-los, essa determinação vos auxilia a desenvolver a força de vontade. Os pensamentos medíocres, ao contrário, servem simplesmente para distrair a atenção e desperdiçar energias

“Se queres colher doce paz e descanso, discípulo,
semeia com sementes do mérito os campos de futuras
colheitas."

Deixe que as ardentes lágrimas caiam uma a uma em teu coração e nele permaneçam sem que as enxugues, até que haja desvanecido a dor que as causou.

Helena Blavatsky
A voz do silêncio (1889).

A VISÃO DE HELENA BLAVATSKY

Raios chicoteavam o rubro céu da pré-Criação. E o Espírito caminhava sobre a face das águas. Havia a batalha dos Contraditos do Reino. Alguns trovões carregavam as súplicas: "deixai-me pecar, deixai-me ser humano". Alguns tornaram-se demônios, ditadores, terroristas, políticos inflamados. Nós: dignos de pena e graça. E o Cordeiro berrava, ao lado de Eu Sou. O Espírito gemia, gemia, gemia. Foi assim. Eu juro. A Santíssima Trindade translocou-se ao Globo. Flash: mais um. Flash: mais um. Flash: menos um. E os cavalos, os macacos, os corvos? Elevou-se montanhas, a pangeia sentiu-se encolerizada, vulcões furaram nossas arcárias. Viram divindade até num pau-oco, nos arrimos de santos devassos e nas catacumbas de fogo. Eu juro. Eu mesmo vi. Contou-me Helena Blavatsky.