Gestão

Cerca de 100 frases e pensamentos: Gestão

Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação

Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana.

Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.

Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

Os bons líderes se realizam orquestrando o trabalho de sua equipe, formando novos líderes e eletrizando positivamente o ambiente de trabalho.

Gestão deveria ser entendida como as ações aplicadas em três áreas distintas:
- A primeira está ligada as "pessoas".
Um gestor lidera pessoas.
- A segunda está ligada as "coisas".
Um gestor gerencia processos.
- A terceira está ligada ao "tempo".
Um gestor planeja o futuro.

Dessa maneira fica simples entender que na Gestão das empresas podem existir excelentes Gerentes e péssimos Líderes e vice-versa. Pode haver excelentes estrategistas e péssimos Gerentes e vice-versa, etc.

Um verdadeiro festor precisa ter três habilidades:
- Liderar pessoas com excelência;
- Gerenciar processos com grande eficácia;
- Planejar estratégias com forte visão de futuro.

Regra é, antes de tudo, gestão da vida cotidiana.

Via de regra, os problemas da gestão pública estão relacionados à incompetência, à negligência ou à má-fé de agentes que se apoiam na burocracia para explicar a sua incapacidade para legitimar o que a letra fria da legalidade não justifica.

Para que a implantação de um sistema de gestão tenha sucesso, é importante a integração dos processos aliada à tecnologia, o apoio do suporte, o treinamento e, principalmente, o envolvimento e dedicação de toda a equipe da empresa.

A excelência na Gestão é aquela inspirada pelo engajamento e guiada pelo conhecimento.

Liderança e gestão se resumem em dois eixos: comando na vertical e conversa na horizontal!

A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação.

O impedimento da ação acelera a ação, o obstáculo torna-se o caminho.

A força mais poderosa da liderança é o exemplo.

Os maiores líderes não fazem as coisas buscando reconhecimento, mas sim porque é o certo a ser feito.

Se você deseja pequenas mudanças, trabalhe seus comportamentos; se você deseja mudanças realmente significativas, trabalhe seus paradigmas.

O líder, diante de um problema, não perde tempo buscando culpados e, sim, busca soluções.

Quanto mais evoluída a cultura de uma empresa ou de um país, mais o poder é compartilhado.

Você nem faz ideia da capacidade que conseguimos reunir quando concentramos todos os nossos recursos no domínio de uma única área de nossas vidas.

NEM TODO CHEFE É LÍDER

Chefe, geralmente, é o cara da grana, o "dono da bola"... Chefe precisa estar, o tempo todo, cobrando alguém de alguma coisa para se sentir chefe. O chefe que não manda não é chefe. Tudo bem, ele é o dono, ele manda! Obedece quem tem juízo.
Mas uma coisa é ser chefe, outra é ser líder... E nem todo chefe é líder. Na verdade, poucos são líderes. No mundo business, grande parte dos chefes contratam líderes para ocupar cargos de intermediação, pois às vezes fica difícil ser chefe e líder ao mesmo tempo.
Líder não manda, faz. E quando nota, já despertou a vontade dos outros em fazer também. No entanto, ele continua fazendo...
Líder é aquele cara popular, que tem assunto com todo mundo, desde os mais humildes aos mais cultos. É aquela pessoa que todos sabem o nome, ou o apelido, na maioria das vezes mais o apelido do que o nome.
O líder é aquele que sempre está fazendo alguma coisa para alguém ou com alguém, nunca está parado e sozinho. Quase nunca está ausente e sua presença todos notam facilmente. Aliás, sua presença sempre é agradável e inspiradora, de modo que sua ausência é sentida.
Todos identificam um líder como “o prestativo”, ou no mais popular “o gente boa”. É admirado por muitos, e invejado também, pois o seu carisma é natural, um dom; e sendo assim ele nunca “ESTÁ carismático”, simplesmente porque ele “É carismático”, sempre e com todos.
É a pessoa que dá valor às pessoas, à suas qualidades e sentimentos, pensa no coletivo e muitas vezes se anula pelos outros, pois preza pela justiça e pelo bem. Jamais se relaciona por interesse, mas sabe que o relacionamento saudável requer uma troca e por essa razão todo líder cultiva a gratidão.
Líder não é necessariamente o "amigão", nem tão pouco o fulano legal que fica fazendo social e que é querido porque é o cara que senta na ponta e paga a conta... (Esse é só um "riquinho" carente com carisma forçado e geralmente custeado pelo verdadeiro dono da grana que diz ter: o pai).
O verdadeiro líder mostra o que é no olhar, e sua fita métrica é o caráter e não o bolso.
Líder não usa as pessoas para obter dinheiro. Líder ganha pessoas e ajuda as pessoas a ganharem dinheiro. Um líder vê nas pessoas, oportunidades. E não oportunidade nas pessoas.
Poucos chefes são líderes... E poucos são os líderes natos que, no mundo business, ocupam um cargo de liderança. Infelizmente talento não é tudo, não na nossa cultura em que pessoas bem sucedidas são as que acumulam dinheiro em vez de sorrisos.