O amor platônico é socialmente entendido como estar apaixonada(o) por alguém inalcançável, a quem apenas admiramos no mundo das ideias. 

Essa expressão ganhou significados diferentes com o tempo e, para entendê-la melhor, selecionamos 30 frases e poemas que exemplificam e explicam o que é o amor platônico. 

O que é o amor platônico? Frases curtas que explicam o sentimento

“Platônico” vem de Platão, o filósofo grego que acreditava que o amor mais puro e belo só era alcançado quando as pessoas fossem capazes de admirar para além da beleza física, ou seja, um amor supremo que não estivesse apegado a aparência, nem mesmo à sabedoria da pessoa. Seria o amor apenas pelo amor, desprendido de tudo. 

No século XV o humanista italiano Marsílio Ficino criou o termo “amor platônico” que evoluiu da ideia de um amor focado no caráter e inteligência das pessoas, em vez de aspectos físicos, para o que conhecemos hoje: o amor platônico como sendo algo idealizado, impossível, e distante. 

frases de amor platônico

Mesmo antes de te conhecer, eu estava longe de ser indiferente a você.

Oscar Wilde 

E aqueles que apenas conhecem o amor não-platônico não precisam falar de tragédia. Em tal amor não pode haver nenhum tipo de tragédia.

Leo Tolstoy

Devemos ter vivido em comunhão mental e não mais.

Thomas Hardy 

Você pode se apaixonar por um completo estranho em um piscar de olhos, se Deus planejou esse caminho para você.

Heather Grove 

frases de amor platônico

O amor platônico é amor do pescoço para cima. 

Thyra Samter Winslow

Na ausência de tensão e atração sexual, você tem a chance de conhecer a pessoa por quem ela realmente é, tornando essa relação tão pura quanto possível.

O amor é algo muito mais do que o desejo de ter relações sexuais; é o principal meio de escapar da solidão que aflige a maioria dos homens e mulheres durante a maior parte de suas vidas.

Bertrand Russell

Para quem sabe amar bem, nada é impossível.

Pierre Corneille 

Isso é o que eu chamo de amor platônico: duas pessoas se comendo com os olhos, com o pensamento. Fazendo nada valer a pena a partir do momento em que decidem nada fazer sobre.

Natali Gomes

frases de amor platônico

O amor é um sentimento do coração e não do corpo.

Dentre os amores, o mais puro que há é o amor platônico. Sincero. Ama por que ama e não por que é amado. É belo, lindo, e cruel. Boto cor de rosa da vida real!

Álisson Magalhães

É a verdadeira estação do amor, quando sabemos que só nós podemos amar, que ninguém jamais poderia ter amado antes de nós e que ninguém jamais amará da mesma forma depois de nós. 

Goethe

Sintomas de amor platônico: o sentimento de admirar o que não temos 😢

Fantasiar, criar cenas na cabeça, admirar a pessoa via internet, nunca ter nem chegado perto do seu “amor”. Tudo isso faz parte da definição mais comum de amor platônico. 

Um exemplo é o sentimento de um fã por um artista, por exemplo. O amor não é literalmente impossível, mas é improvável, e geralmente acontece apenas na cabeça do fã, que fantasia sozinho um romance que não existe. Mais ou menos como dizem essas frases: 

frases de amor platônico

Amor platônico é uma história de amor onde o protagonista ama sozinho. E o vilão é a pessoa que você mais ama.

Luis Junior

O amor platônico é um castigo que a mente deve sofrer pela inocência do coração.

Leonard Cebin

Eles haviam aprendido durante toda a vida que os únicos sentimentos profundos entre homens e mulheres eram sexuais, mas agora eles sabiam que era mentira. Eles eram amigos e se amavam, e a mão deles era perfeitamente inocente. Era mais uma coisa para se alegrar, mais uma maneira em que eles se elevaram acima do sistema, acima da máquina. 

William Sleator 

Não existe amor mais perfeito do que o platônico recíproco.

Tati Bernardi

Eu sou apenas alguém
ou até mesmo ninguém
talvez alguém invisível
que a admira a distância
sem a menor esperança
de um dia tornar-me visível
e você?
você é o motivo
do meu amanhecer
(...)

Renato Russo (Amor Sublime) 

Anos sonhando com aquele que seria o encontro de suas vidas, mas que jamais aconteceu. Talvez tenham se perdido entre uma história e outra, mas sempre voltam a se olhar, de longe e com o mesmo desejo de sempre, porque têm a mesma alma, só nasceram em lugares diferentes.

Iza Mendonça

frases de amor platônico

Te admiro de longe porque de perto é proibido. 

Leiliane Gomes

Amor platônico é tão engraçado. Você ama o outro mesmo sabendo que aquilo é quase impossível, mas é nesse “quase” que você sonha todas as noites.

Carolina Okazachi

Sigo de perto os teus passos que estão tão distantes do meu olhar;
Ouço ao longe o teu riso que já não difere das ondas do mar;
Vejo teus olhos, que mesmo sem saber buscam os meus, 
no silêncio que emana da fotografia;
(...)
De toda certeza que tenho de minhas incertezas, 
só sei que nada sei sobre aquilo que eu gostaria de saber...
Não sei o que tens com isso Platão, mas até mesmo eu, 
em minha simples filosofia 
saberia dizer que tudo isso é, 
e sempre será platônico.

Priscilla Dias Cavalcante

Fuja do amor platônico! Frases para quem cansou do amor impossível 

Ok, já entendemos que hoje em dia amor platônico é sinônimo de amor que nunca vai acontecer na realidade. E é bom sonhar com a pessoa amada, mas às vezes cansa, não é? 

Se você já não quer mais pensar em um amor impossível, não quer mais viver um amor platônico, as frases abaixo têm tudo a ver com o seu sentimento. 

frases de amor platônico

Você se cansa de amores incompletos, de amores platônicos, de falta de amor, de excesso disso e daquilo. Se cansa do "apesar de".

PC Siqueira

Amor platônico é o vício sobre uma pessoa que não tem nada a ver com você e que não gosta de você, mas você gosta dela porque ainda não encontrou ninguém melhor. 

É triste amar em segredo
Sofrer por quem não merece,
Ter que passar por quem ama,
Fingindo que não o conhece.

O amor platônico é como o câncer. Ou você se cura ou ele lhe mata.

Paulo Monteiro Jr.

Um amor platônico significa que uma pessoa está desperdiçando a chance de amar e a outra a chance de ser amada. De verdade.

Swami Paatra Shankara

frases de amor platônico

O amor pode até ser platônico, mas a dor será sempre real.

Idenir Ramos

Gosto de amores platônicos, príncipes impossíveis e histórias de amores eternos... Tudo isso bem longe de mim.

Carolina Bensino

Não houve um ontem, um ex, uma queda ou àquela mágoa, aquele amor platônico, tudo se vai, some. O presente chega, toma espaço, domina por completo e cada instante torna-se, simplesmente, tudo. O amanhã é tão distante, o depois tão improvável, mas existe o agora, existe o presente.
Quero uma vida feita de hoje.

Wilton Lazarotto

Amor platônico são rugas espirituais. Quem sofre calado não constrói um ambiente de respostas concretas, mas envelhece a alma.

Wana Karen