O termo feminismo surgiu no final do século XIX, mas o movimento já existe desde o século XV e ainda hoje luta para atingir o seu objetivo principal de igualdade entre homens e mulheres.

Muito se conquistou com a ajuda de mulheres brilhantes e determinadas, mas ainda há caminho por percorrer.

Conheça algumas frases feministas que ajudam a entender melhor o movimento:

1. Faz parte

Eu nunca me considerei feminista, mas não acredito que se possa ser mulher nesse mundo e não ser uma. Oprah Winfrey

Eu nunca me considerei feminista, mas não acredito que se possa ser mulher nesse mundo e não ser uma.

Oprah Winfrey

Na atual situação social do mundo parece ser quase inevitável para uma mulher não se identificar com o movimento. Claro que as visões podem ser completamente diferentes. Você não precisa ser militante para se considerar feminista.

2. Os pingos nos is

A ideia de ser feminista – muitas mulheres tiveram que lidar com a noção de que isso significa ser contra os homens e não poder se relacionar com o sexo oposto -, mas o que o feminismo defende mesmo é a igualdade e os direitos humanos.

Lena Dunham

Para se defender não é preciso atacar o outro. A igualdade não pode ser conquistada através da troca de poderes, é preciso se encontrar um meio-termo. Os homens não são os inimigos, o machismo é que é.

3. A base de tudo

Preciso do feminismo porque estou cansada de meninos pensarem que o pior com o que poderiam ser comparados é com uma menina.

Preciso do feminismo porque estou cansada de meninos pensarem que o pior com o que poderiam ser comparados é com uma menina.

É de pequenino que se torce o pepino. A melhor forma de alterar as discrepâncias entre os gêneros é através da educação. Quando um menino é educado para ver uma menina como sua igual, mais perto se chega dessa realidade.

4. Em busca da fonte

No dia que for possível à mulher amar-se em sua força e não em sua fraqueza; não para fugir de si mesma, mas para se encontrar; não para se renunciar, mas para se afirmar, nesse dia então o amor tornar-se-á para ela, como para o homem, fonte de vida e não perigo mortal.

Simone de Beauvoir

A autoconfiança e o amor próprio são indispensáveis para se encontrar a felicidade. Obviamente isto significa coisas diferentes para cada pessoa, bem como homens e mulheres têm apreciações distintas impostas pelos padrões da sociedade. Por enquanto...

5. “Prudência”

A natureza deu tanto poder à mulher que a lei, por prudência, deu-lhes pouco.  Samuel Johnson

A natureza deu tanto poder à mulher que a lei, por prudência, deu-lhes pouco.

Samuel Johnson

É engraçado perceber que esta frase dita por um homem com palavras tão fortes ao enaltecer o poder da mulher demonstra uma certa resignação. Como se fosse um medo velado dessa força da natureza.

6. Basta!

Mão, cheia de dedo
Dedo, cheio de unha suja
E pra cima de mim? Pra cima de moi? Jamé, mané!

Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim

Elza Soares

No Brasil, o combate à violência contra a mulher conquistou a Lei Maria da Penha e o Ligue 180. Através deste número é possível fazer denúncias e pedir informações sobre os direitos da mulher, a ligação é gratuita.

7. Hora de mudar

Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.  Angela Davis

Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar.

Angela Davis

Uma simples questão de perspectiva, mas que te leva da resignação à ação. E, sinceramente, vale para tudo na vida! O mundo está mudando constantemente, mudemos com ele! Sempre para melhor!

8. Igualdade

Quanto mais eu falo de feminismo, mais entendo que lutar pelos direitos das mulheres se tornou, em muitos casos, sinônimo de odiar os homens. Se tenho certeza de uma coisa é que isso tem de acabar. Se homens não precisam ser agressivos para serem aceitos, mulheres não se sentirão obrigadas a serem submissas. Se homens não precisam controlar, mulheres não precisarão ser controladas. Homens e mulheres devem se sentir livres para serem sensíveis. Chegou a hora de vermos o gênero como um espectro no lugar de ideologias opostas.

Emma Watson

Quando o foco deixar de ser a competição de gênero, homens e mulheres terão o caminho aberto para explorar as suas potencialidades sem receios dos julgamentos alheios.

9. Uma questão de matemática

Nenhum país pode desabroxar de verdade se ele poda o potencial das suas mulheres e se priva das contribuições de metade da sua população.  Michelle Obama

Nenhum país pode desabroxar de verdade se ele poda o potencial das suas mulheres e se priva das contribuições de metade da sua população.

Michelle Obama

Não faz muito sentido, mas é a realidade. Imagina só quantos talentos foram perdidos devido a preconceitos? A representação de mulheres em cargos de chefia está aumentando, mas ainda não existe de forma igualitária.

10. A força da sensibilidade

Sou uma mulher de têmpera forte. Mas, mesmo os fortes, às vezes precisam de um abraço... e chorar está longe de ser uma fraqueza.  Jane Silva

Sou uma mulher de têmpera forte. Mas, mesmo os fortes, às vezes precisam de um abraço... e chorar está longe de ser uma fraqueza.

Jane Silva

Uma das principais características de um ser-humano em equilíbrio consigo mesmo é saber reconhecer os seus sentimentos. Aceitar as suas fragilidades e buscar apoio em momentos de baixa é fundamental para dar o impulso para voltar a ficar em pé. E as mulheres são especialistas nessa luta!