Em 1978, o artista e ativista Gilbert Baker criou a universalmente conhecida bandeira do arco-íris, um símbolo que se transformou em uma ferramenta de declaração do orgulho LGBT em todo o mundo.

A bandeira foi criada após a eleição de Harvey Milk, primeiro homem abertamente gay a ser eleito para um cargo público na cidade de São Francisco nos Estados Unidos. Milk desafiou Baker a criar um símbolo de orgulho para a comunidade. Influenciado pelo movimento hippie e por outros amigos ativistas, Gilbert Baker tinha a certeza de que o arco-íris era a representação ideal para o movimento.

Precisávamos de algo para expressar nossa alegria, nossa beleza, nosso poder. E o arco-íris fez isso. Gilbert Baker

Precisávamos de algo para expressar nossa alegria, nossa beleza, nosso poder. E o arco-íris fez isso.

Gilbert Baker

Baker ganhou sua primeira máquina de costura logo depois que saiu do exército. Ele usou suas habilidades para criar banners para protestos contra a guerra e para os direitos gays.

Foi assim que acabei fazendo a primeira bandeira - eu era o cara que sabia costurar.

Gilbert Baker

Até aquele momento, o triângulo rosa era a imagem utilizada para representar o movimento gay, um símbolo criado durante o holocausto que os nazistas utilizavam para identificar homens gays em campos de concentração.

Na Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco em junho de 1978, Harvey Milk andou sob a bandeira do orgulho LGBT criada por Baker, meses antes de ser brutalmente assassinado.

A bandeira do arco-íris é um símbolo de liberdade e libertação que criamos para nós mesmos. Gilbert Baker

A bandeira do arco-íris é um símbolo de liberdade e libertação que criamos para nós mesmos.

Gilbert Baker

Harvey Milk era um amigo meu, um importante líder gay em São Francisco nos anos 70, e ele transmitiu uma mensagem muito importante sobre o quão importante era ser visível, o quão importante era sair do armário, e essa era a coisa mais importante que tínhamos que fazer.

Gilbert Baker

Em 1978, quando pensei em criar uma bandeira para o movimento gay, não havia outro símbolo internacional para nós além do triângulo rosa, que os nazistas usavam para identificar homossexuais em campos de concentração. Embora o triângulo rosa fosse e ainda seja um símbolo poderoso, ele foi muito imposto a nós.

Gilbert Baker

Originalmente, a bandeira possuía 8 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo, rosa e turquesa. Contudo, devido a alta demanda para produção das bandeiras, Baker decidiu retirar o rosa e o turquesa para dar conta das encomendas.

Em 1978, a primeira bandeira era toda orgânica. Ela tinha oito cores: as seis cores do arco-íris que vemos hoje, mais um rosa quente e turquesa. Mas rapidamente percebi que nunca seria capaz de satisfazer a demanda tingindo manualmente os tecidos com essas cores. Gilbert Baker

Em 1978, a primeira bandeira era toda orgânica. Ela tinha oito cores: as seis cores do arco-íris que vemos hoje, mais um rosa quente e turquesa. Mas rapidamente percebi que nunca seria capaz de satisfazer a demanda tingindo manualmente os tecidos com essas cores.

Gilbert Baker

Frases de Gilbert Baker para se orgulhar

Durante a sua vida, o artista participou de inúmeras marchas do orgulho LGBT ao redor do mundo. Ele nunca registrou a marca criada, pois a idealizou como um símbolo de orgulho para toda a comunidade e que pudesse ser utilizada por todas e todos.

E foi exatamente isto que aconteceu! A bandeira do arco-íris se tornou um símbolo de resistência e orgulho reconhecida em todo o mundo. Após sua morte, em 2017, o artista recebeu diversas homenagens em várias partes do mundo por suas contribuições de ativismo para o movimento LGBT. Confira algumas frases inspiradoras de Gilbert Baker que ficarão para sempre na história.

O arco-íris é uma parte da natureza, e você precisa estar no lugar certo para vê-lo. É lindo, todas as cores, até as cores que você não consegue ver. Isso realmente nos serve enquanto povo, porque somos todas as cores. Nossa sexualidade é de todas as cores. Somos todos os gêneros, raças e idades. Gilbert Baker

O arco-íris é uma parte da natureza, e você precisa estar no lugar certo para vê-lo. É lindo, todas as cores, até as cores que você não consegue ver. Isso realmente nos serve enquanto povo, porque somos todas as cores. Nossa sexualidade é de todas as cores. Somos todos os gêneros, raças e idades.

Gilbert Baker

Nosso trabalho como gays era sair, ser visível - viver na verdade, como eu digo - sair da mentira.

Gilbert Baker

Uma bandeira verdadeira não é algo que você possa realmente criar. Uma verdadeira bandeira é arrancada da alma do povo. Uma bandeira é algo que todo mundo possui, e é por isso que elas funcionam. A bandeira do arco-íris é como outras bandeiras nesse sentido: pertence ao povo.

Gilbert Baker

O arco-íris é algo que está no céu, por isso, a bandeira do arco-íris funciona. Gilbert Baker

O arco-íris é algo que está no céu, por isso, a bandeira do arco-íris funciona.

Gilbert Baker

O que o arco-íris deu ao nosso povo é algo que nos conecta.

Gilbert Baker

Quando me apaixonei, toda a vergonha e culpa que carregava comigo por anos desapareceram subitamente.

Gilbert Baker

Decidi que deveríamos ter uma bandeira, que uma bandeira se encaixasse em nós como símbolo, que somos um povo, uma tribo, se você preferir. E bandeiras são sobre proclamar poder, por isso é muito apropriado.

Gilbert Baker

Adoro ir a cidades ao redor do mundo e ver a bandeira do arco-íris, sabendo que é um lugar seguro onde eu posso ser eu mesmo. Gilbert Baker

Adoro ir a cidades ao redor do mundo e ver a bandeira do arco-íris, sabendo que é um lugar seguro onde eu posso ser eu mesmo.

Gilbert Baker

Bandeiras são sobre proclamar poder ... que a visibilidade é a chave do nosso sucesso e da nossa justiça.

Gilbert Baker

Você não precisa viver uma mentira. Viver uma mentira vai te confundir, te levará à depressão, distorcerá seus valores.

Gilbert Baker

Eles possuíam todo um código de emblemas que utilizavam para oprimir pessoas, e nós precisávamos de algo para responder a isso.

Gilbert Baker

Eu acho que a bandeira do arco-íris sobreviverá para sempre. Principalmente porque é a bandeira perfeita, independentemente do significado político que possa ter ou evoluir. Gilbert Baker

Eu acho que a bandeira do arco-íris sobreviverá para sempre. Principalmente porque é a bandeira perfeita, independentemente do significado político que possa ter ou evoluir.

Gilbert Baker

Na maior parte do mundo ainda não é legal ser gay. Você pode ser morto nestes lugares. Você pode ser colocado na cadeia. Ser gay em São Francisco é divertido. Ser gay na Arábia Saudita - é outra história.

Gilbert Baker

Bandeiras dizem alguma coisa. Você coloca uma bandeira no seu parabrisa e você está dizendo alguma coisa.

Gilbert Baker